Textual description of firstImageUrl

Como ativar ou desativar o Firewall do Windows


Guia básico - O que é o Firewall do Windows ? Como ativar ou desativar o Firewall do Windows ? Para que serve o Windows 10 Firewall?


Eu já perdi as contas desde quando eu uso o Firewall do Windows. Pra mim sempre foi uma ferramenta necessária, e na verdade: bem silenciosa também ! Você nem se dá conta que ele existe e está trabalhando o tempo todo.


O Firewall do Windows foi projetado para manter nossos sistemas o mais protegidos que for possível, contra todos os tipos de ciberameaças.

O Windows Defender Firewall do Windows 10 faz a maior parte do trabalho em segundo plano, e nem é notado pela maioria de nós, muito poucos usuários efetuam algum tipo de interação com ele, e por consequência, muitas vezes nem sabem que esta ferramenta existe ou como ela funciona.

Neste artigo eu dediquei um bom tempo para pelo menos tentar dirimir algumas dúvidas sobre o que é o Firewall do Windows, o que ele pode fazer pelo Windows, ou como nós podemos ativá-lo ou desativá-lo quando necessitarmos.

1 - O que é o Firewall do Windows 10 ?
O Firewall do Windows 10 é um aplicativo voltado a segurança do Windows, ele foi totalmente desenvolvido pela Microsoft e incorporado ao Windows como Windows Defender Firewall !

O Firewall do Windows foi incluído pela primeira vez no Windows XP em meados de 2001, e desde então foi sendo aprimorado a cada nova versão.

Eu lembro que até o início do ano de 2004 ele era chamado de Firewall de Conexão com a Internet, era um firewall muito básico mesmo, e é claro: cheio de bugs que causavam vários problemas de compatibilidade.

xp-firewall-conexao-internet

Quando o Windows XP SP2 foi lançado, seu nome foi alterado para Firewall do Windows, nesta época ele foi aprimorado e recursos de filtragem e bloqueio de conexões de entrada foram adicionados.

O Firewall do Windows é ativado por padrão nas versões atuais, como o Windows 10, o Windows 7 e o Windows 8.1.

Ele é executado em segundo plano como um serviço, apenas avisando os usuários quando eles precisam tomar alguma decisão. Você não precisa configurar nada, a menos é claro que queira ver o status dele ou configurar regras específicas. Acredito que em algum momento você precisará fazer isto.

windows-defender-firewall
Firewall do Windows 10
Você já ativou o SPI Firewall no roteador ? Sabe para que serve o SPI ?

2 - O que o Firewall do Windows pode fazer por nós ?
Eu uso o Firewall do Windows pois acho que ele pode fornecer a nossos computadores e dispositivos, proteção contra ataques de rede local ou até vindos da Internet, ao mesmo tempo que fornece acesso a rede local e a Internet.

Entenda que o Firewall do Windows consegue filtrar o tráfego que entra no seu computador, ao mesmo tempo em que bloqueia o tráfego de software mal intencionado de usar a rede para se espalhar.

Um recurso do firewall do windows que eu pessoalmente acho extremamente útil, é que ele pode filtrar conexões de entrada e de saída do seu computador, e bloquear aquelas conexões que não são desejadas.

firewall-windows-xp

O firewall do windows, possui um conjunto de regras pré-definidas para os dois tipos de tráfego de rede: entrada e saída (in/out). Mas o que eu acho legal, é que estas regras podem ser editadas por nós e alteradas muitas vezes pelos softwares que você instala ou usa.

É claro que o firewall do windows vem por padrão com regras pré-definidas que nos permitem fazer coisas como navegar na Internet, usar vários aplicativos, conectar-se a rede de casa ou trabalho, compartilhar arquivos, pastas e impressoras, e muitas outras coisas.

Eu te aconselho a só mexer no firewall do windows alterando suas regras, caso você tenha conhecimento técnico para tal, caso contrário, deixe no padrão do Windows.

Softwares do Windows que precisam de acesso a internet ou a rede local adicionam suas exceções automaticamente ao Firewall do Windows, mas antes, sempre mostram uma caixa de diálogo informando e pedindo sua autorização para que possa efetuar alguma alteração.

caixa-firewall-windows10
Exemplo de pedido de permissão do Firewall do Windows 10

Na imagem acima podemos ver que o Firewall do Windows selecionou automaticamente as opções mais apropriadas a este estilo de programa. Se você não concordar, você pode cancelar ou permitir e bloquear mais tarde.

Observação:
Se por um acaso você estiver usando seu Windows com uma conta de usuário que seja administrador do computador, você não verá essas caixas de diálogo.

O windows tem um catálogo com muitos programas, então eles são filtrados de acordo com as regras pré-definidas no Firewall embutido no Windows.

Se por um acaso qualquer software não estiver em conformidade com este catálogo, ele será automaticamente bloqueado pelo windows firewall sem que nenhum aviso seja exibido, daí só alterando manualmente a regra que o bloqueou.

3 - O que o Firewall do Windows não faz por nós ?
O Firewall do Windows não substitui de forma alguma um bom antivírus, a sua função não é essa, devendo sempre ser usado em conjunto com um bom programa antivírus.

Sua função principal é atuar como uma barreira entre o seu computador e a internet ou a rede que esteja conectado.

Observação:
Se por um acaso seu computador estiver infectado com vírus ou malware o firewall do windows não coneguirá impedir o tráfego malicioso que venha a ser causado pelo malware ou vírus

4 - Onde você pode ver o Firewall do Windows, e como configurar seu firewall ?
Para abrir o Firewall do Windows 10:
  1. vá no menu iniciar
  2. clique em configurações
  3. clique em atualização e segurança
  4. clique segurança do windows
  5. clique em abrir a central de segurança do windows defender
  6. clique em firewall e proteção de rede
  7. por último clique em configurações avançadas - figura abaixo

windows-defender-firewall

Você também pode clicar no menu inciar e digitar firewall, depois clique em Windows Defender Firewall com Segurança Avançada.

No painel acima você pode criar e excluir regras, alterar regras existentes, desabilitar regras ou re-habilitar regras, etc...

5 - Como posso ativar ou desativar o Firewall do Windows ?
Para ativar ou desativar o Firewall do Windows você precisa:
  1. abrir o menu iniciar.
  2. descer até sistema do windows.
  3. clicar em painel de controle.
  4. clicar em windows defender firewall
  5. clicar em ativar ou desativar o Windows Defender Firewall - exemplo abaixo !
  6. ou você pode simplesmente abrir a caixa executar e digitar FIREWALL.CPL , depois tecle enter , prossiga com o ítem 5 ou a imagem abaixo.
Como desativar o Windows Defender Firewall ?

ativar-desativar-windows-firewall
Desativar Firewall

Na janela abaixo depois de clicar em Ativar ou Desativar o Windows Defender Firewall visto na imagem acima, você poderá escolher se desativa o firewall do windows completamente ou apenas partes dele.


Você verá que o padrão do Firewall do Windows é ativado para dois tipos de locais de rede: Redes Privadas que são seu trabalho ou casa e Redes Públicas que geralmente é a internet.

Se você realmente quiser ativar ou desativar estes locais, siga em frente marcando as caixas apropriadas conforme a figura acima, e depois pressione OK.

Observação:
Você só conseguirá ativar ou desativar o Firewall do Windows se você for um administrador do sistema.

Se você for realmente um administrador do sistema, o que você fizer impactará em todas as contas de usuário existentes no seu computador Windows.

Eu acho que você deveria apenas desativar o firewall se realmente precisar.

Porém se você não for o Administrador do Sistema você poderá receber mensagens como:

  • seu administrador de ti limitou o acesso a algumas áreas deste app.
  • seu administrador de ti limitou o acesso...
  • esta configuração é gerenciada pelo administrador...
  • página não disponível, seu administrador de ti limitou o acesso...
Então, provavelmente você está em uma rede com diretivas de segurança implantadas... o jeito é realmente falar com o administrador de sistemas para liberar o acesso a sua máquina, se for permitido.


Conclusão:
Neste artigo pudemos ver o básico sobre o Firewall do Windows e como ele funciona. Acredito que não seja algo tão complicado, porém se você quiser configurar regras mais avançadas que controlam como ele age ou opera no sistema, eu acho que é melhor você dar uma pequena estudada em conceitos de firewall antes de fazer isso sozinho ou por conta própria.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !