Textual description of firstImageUrl

O que é Cibersegurança ?


Cibersegurança é uma técnica de proteção de sistemas, programas e infraestrutura de redes contra ataques cibernéticos.


Hoje a cibersegurança e ciberdefesa são uma parte comum em todos os ambientes do mundo: governos, pessoas, empresas pequenas e grandes, todos utilizam meios digitais para armazenar dados, assim como estes dados são vitais para o funcionamento dos seus sistemas.

o-que-e-ciberseguranca

Devido a tecnologia estar cada vez mais avançada, não é improvável que problemas e/ou erros ocorram na sua elaboração.

Um exemplo da tecnologia possuir bugs que são aos poucos detectados, foi que no início do ano de 2018 foi detectado um bug nos processadores da Intel (Meltdown) que estão presentes em computadores, celulares e vários outros dispositivos.

Este bug possibilitava que um hacker explorasse vulnerabilidades de segurança, ou acessasse informações sigilosas como senhas.

A Cibersegurança em 6 passos...

1 - Para que serve a cibersegurança?

Para detectar, prevenir e combater ataques a redes, sistemas e programas. Por meio da Cibersegurança protege-se informações armazenadas em formato digital.

2 - A cibersegurança e conceito!

A Cibersegurança constitui-se em um conjunto de medidas tecnológicas envolvendo redes, sistemas, roteadores, antivírus, criptografia, firewall spi, etc... que visam salvaguardar a confidencialidade, integridade, e a disponibilidade de informações.

👀 Observação:

Que fique claro, que também há gestão de cibersegurança e ações de cibercultura sobre as pessoas que podem ser funcionários, clientes, fornecedores, colaboradores, etc...

Tudo isso para preservar o "sistema" contra ataques hackers que podem manipular usuários através de Engenharia Social ou Phishing, que é uma ação de hackers que manipula usuários a efetuarem determinada ação.

Já leu o livro Tempestade Hacker: O Despertar da Escuridão ?

3 - Quem inventou a cibersegurança?

Segundo vários livros, o inventor da segurança da computação foi o alemão Bernd Fix que documentou o primeiro caso de remoção de um vírus de computador.

No mesmo ano, foi lançada uma vacina denominada The Ultimate Virus Killer 1987, que se tornaria o padrão em antivírus da época e a McAfee tornar-se-ia a primeira empresa de antivírus nos EUA.

Já o primeiro vírus apareceu em 1971, bem antes da criação da internet, ele se chamava de Creeper, e foi criado pelo engenheiro americano Bob Thomas como apenas um projeto de pesquisa.

Aqui tem um Mural sobre o Bob Thomas com detalhes bem interessantes para quem quiser saber um pouco mais.

4 - Onde conseguir formação em cibersegurança, especialização em cibersegurança, e/ou treinamento em cibersegurança?

Você pode procurar na internet empresas que dão cursos sobre Cibersegurança no Brasil, tanto presencialmente quanto via EAD.

Outra opção seria: se você for autodidata (como eu) pode aprender com livros ou textos na própria internet, hoje tem muta coisa boa espalhada por aí, basta peneirar bem.





Para assegurar que a cibersegurança seja bem implantada na esfera corporativa, faz-se necessário a conformidade dos processos atendendo normas, leis e algumas regulamentações que o mercado dita, sem contar a parte técnica.

ameacas-ciberseguranca

5 - Quem usa cibersegurança no Brasil?

Isso varia muito de empresa para empresa, mas normalmente governos e empresas que possuam dados mais sensíveis digamos assim, adotam medidas de proteção e cibersegurança dos seus dados.

Isso não quer dizer que você não possa implantar na pequena empresa, na verdade você deve implantar um processo de cibercultura empresarial em qualquer local que você trabalhe.

6 - Qual é o custo da cibersegurança?

Normalmente a implementação de medidas de cibersegurança costumam gerar custos tanto na contratação do serviço, na compra de softwares quando necessário, e na manutenção e monitoração constante disso tudo.

Porém, os benefícios são visíveis a curto prazo!
Se sua empresa precisa de uma solução de cibersegurança, ou esteja precisando de algum tipo de consultoria e suporte técnico especializado, não deixe de falar conosco, temos certeza de achar uma solução apropriada ao seu negócio.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !