Textual description of firstImageUrl

Afinal, o que é a tecnologia Blockchain ?


Afinal, o que é Blockchain ? Como ela transformará negócios ? Como o Blockchain vai ajudar na revolução das empresas ?


Eu lembro bem que no ano passado, as criptomoedas atingiram valores de quase US$ 600 bilhões embora houvesse uma série de estimulantes por trás dessa corrida desenfreada junto com o enfraquecimento do dólar americano.

tecnologia-blockchain

O surgimento da tecnologia Blockchain tem sido o principal fator para as moedas digitais, por que sustenta esta e outras criptomoedas como Bitcoin por exemplo.

Ok, vamos lá: Mas o que vem a ser Blockchain, e por que tá todo mundo meio louco por isso ?
Blockchain nada mais é do que a negociação de transações sem a necessidade de um intermediário financeiro, como um banco. Uau !

Em outras palavras, é uma forma bem nova e inédita de processar transações financeiras sem usar redes bancárias tradicionais, registrando estas transações de maneira transparente a todos.

Quais as vantagens que a Tecnologia Blockchain pode oferecer:
#1 - A blockchain é uma plataforma completamente descentralizada, significando simplesmente que, em vez de armazenar informações em um local central, os dados das transações são armazenados em computadores em todo o mundo.

Isso vai garantir que nenhuma entidade única, incluindo empresas ou cibercriminosos poderão obter controle sobre estes dados.
exemplo-de-rede-blockchain
#2 - A blockchain força que dados sejam armazenados de forma segura, pois os administradores de rede terão a opção de tornar os dados da blockchain transparentes para que todos possam vê-los, ou também podem ser restritos, de modo que apenas funcionários selecionados possam visualizá-los.

Estes dados nunca poderão ser alterados !

Se por algum acaso eles forem alterados, a transparência da rede iria demonstrar a modificação destes dados em tempo real, tornando assim praticamente impossível para um hacker ter sucesso sem que alguém percebesse.

#3 - Como a blockchain funciona totalmente em torno de redes bancárias, na verdade ele remove os bancos da zona de fornecedores. Talvez eles não gostem disso !

Os bancos sempre cobram taxas ao processarem todo e qualquer tipo de transação para transacionar dados através de sua rede, então, sem o envolvimento dos bancos, as taxas das transações podem diminuir, ou quem sabe até sumir por completo.
exemplo-de-rede-blockchain-2
#4 - A blockchain oferece potencial suficiente para processar transações bem mais rápido do que as redes bancárias existentes, isto até por razões óbvias.

Com a tecnologia blockchain, transações financeiras podem ser validadas e resolvidas em questão de segundos.

A IBM está liderando totalmente a adoção e aceitação da blockchain, sendo pioneira em um projeto em dezenas de grandes bancos do mundo, cujo objetivo é acelerar o processo de transação sobre sua rede proprietária de blockchain.

Este projeto envolve o uso da moeda Lumens da Stellar como moeda intermediária na aceleração dos tempos de execução de fluxos monetários internacionais.

A Tecnologia Blockchain não será usada apenas em transações financeiras ou no sistema bancário apenas, a IBM e uma empresa gigante e mundial de transporte marítimo conhecida como Maersk,  anunciaram uma parceria no  início deste ano de 2018 que terá uma empresa separada dedicada a criação de soluções de transporte baseadas em blockchain.

Eles acham que remover o papel burocrático pode melhorar drasticamente a eficiência da cadeia de suprimentos para o setor de transporte marítimo.

Mas afinal, quais os benefícios da Blockchain ?
Eu acho que a Tecnologia Blockchain tem tudo para ser a próxima grande revolução tecnológica deste século.

Ela poderá por exemplo permitir que empresas movimentem dinheiro com mais eficiência, além de dar as empresas capacidade de rastreio em tempo real. Ah, meus Correios do Brasil !

Não há limites !

Respostas que não consegui encontrar em nenhum lugar:
Será que empresas grandes ou pequenas estarão dispostas a mudar suas tecnologias e seus métodos que funcionam em prol de algo novo ?

Quanto tempo levará até que a blockchain ganhe a confiança da comunidade empresarial ?

Será que o setor bancário poderia se beneficiar imediatamente de tempos mais rápidos de processamento e validação de dados financeiros ?

A implantação da tecnologia blockchain é simples ? Já foi amplamente testada ?

O que é blockchain ? Indo mais a fundo nisso:
É um modo de efetuar e verificar transações em um registro compartilhado, onde uma rede de computadores mantêm e valida cada registro de uma sequência de transações através de uma auditoria criptografada.

exemplo-transacao-blockchain

Exemplo de transação blockchain em 6 passos (acima):

1 - Início de transação:
- várias partes transacionam.
- todas as transações são registradas, incluindo a data da transação, a hora da transação, as partes envolvidas na transação, e a quantia ou tipo de transação.

2 - Publicação e registro da transação na rede:
- a transação é adicionada em sequência em um bloco de redes.
- entradas podem ser adicionadas a sequência, mas não podem ser excluídas.
- cada nó na rede passa a possuir uma cópia completa do registro transado.

3 - Broadcasting/Transmissão:
- o bloco de da transação é transmitido para todas as partes em seus nós na rede.
- a rede de computadores (nós) verificam e validam a transação executando um software que replica continuamente o registro.

4 - Validar por consenso e confirmar:
- a rede verifica, valida e aprova a transação.
- a confirmação é transmitida para os outros nós da rede.
- o consenso (mecanismo matemático acordado) é registrado e fornece a base para o mecanismo de confiança.

5 - Bloco imutável e criptografado:
- o bloco confirmado é adicionado em uma ordem linear e cronológica a cadeia de transações.
- isso fornece um registro transparente de transações, trilha de auditoria e impressão digital rastreável.
- os dados são difusos e persistentes, criando um registro de transação confiável.

6 - Transação concluída:
- os nós passam a ter acesso a uma única fonte compartilhada confiável.
- um bloco completo/finalizado dá lugar ao próximo bloco da cadeia.

Conclusão:
Enquanto a tecnologia blockchain ainda for um trabalho em progresso, resolver problemas de implantação não acontecerão de imediato. Acho que todo mundo vai cruzar os braços por enquanto e esperar pra ver como isso de fato irá funcionar e ser adotado.

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre TI !

Gostou do artigo ? Então comente, curta e compartilhe !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !