Textual description of firstImageUrl

Ciberataque malware desliga máquinas


Um novo cibertaque malware está conseguindo desligar máquinas industriais.


O Vírus TRITON foi identificado comprometendo sistemas de automação industrial.
ciberataque-malware
O malware TRITON, também é conhecido como Trisis, e foi identificado ao comprometer sistemas de automação industrial.

Esta monitoração e descoberta foi efetuada por especialistas da empresa de Segurança Cibernética FireEye.

Após registrar um ataque no qual o vírus desligou máquinas industriais, o sistema de segurança da empresa alertou os operadores da empresa que havia uma falha.

Como não havia uma definição específica sobre qual tipo de instalação industrial ou até mesmo em que país surgiu este malware, a equipe de solução de incidentes propôs-se a realizar uma investigação minuciosa nas metodologias utilizadas para poder responder ao ataque.

Durante o ataque cibernético, a empresa descobriu que os equipamentos afetados são comumente usados ​​em instalações de petróleo e gás, assim como de energia nuclear ou até em fábricas.

O malware TRITON foi projetado para alterar ou pode até desativar os produtos de sistemas de segurança da mesma forma como os sistemas de automatização, os quais são comandados por responsáveis pelo monitoramento de processos.

A recomendação é que, além de efetuar monitoramento contínuo do comportamento e ações destes cibercriminosos, propor aos fabricantes que compartilhem boas práticas para evitar infecções em seus ambientes.

Conclusão:
Aqui no Gestor Técnico temos falado muito sobre cibersegurança, que é uma forma de alertar e educar nós mesmos usuários sobre este tema preocupante. Se soubermos do que se trata, pelo menos temos um rumo a seguir, concorda ?

Fonte deste artigo: FireEye

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre TI !

Se você gostou do artigo, então comente, curta e compartilhe por favor !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !

Aproveite e dê uma olhada nos 5 artigos mais lidos no site !