Textual description of firstImageUrl

5 habilidades de segurança na T.I.


Toda empresa deveria possuir pelo menos um técnico com habilidades de segurança em tecnologia da informação.


Sua empresa possui algum administrador de sistemas responsável pela segurança de TI, além de possuir pelo menos cinco habilidades de segurança ?

5-habilidades-de-seguranca-na-ti

Se não possui, você empresário poderá expor sua empresa a várias ameaças cibernéticas.

Qualquer que seja o tamanho de sua empresa, você tem de dar alguma (ou total) atenção a segurança das informações.

Não ter uma política de uso indevido de dados pessoais pode levar a danos a reputação de uma empresa.

Neste caso eu aconselho que você tenha em sua empresa um profissional que esteja em constante evolução para saber detectar e evitar a violação das defesas de sua empresa.

Então, se você está procurando melhorar a segurança de sua empresa, abaixo dou cinco dicas de áreas de segurança que você deveria focar com urgência.

foco-seguranca-ti

Explicando o quadro acima:

1 - FOCO NA SEGURANÇA DE REDE:

A segurança de rede ainda é baseada em ameaças externas e na segurança de perímetro de rede, só que atualmente isto está longe de ser o único risco que eu vejo que as empresas correm atualmente.

As ameaças internas, digo: sejam acidentais ou não, ou alguém comprometendo dados ou uma senha podem ser totalmente prejudiciais e mais difíceis de detectarmos se empresas não tiverem uma cibercultura implantada.

O que quero dizer é que, habilidades de segurança de rede são essenciais na implementação de manutenção pró-ativa, assim como políticas de controle de acesso e monitoramento para detectar atividades incomuns ao ambiente de rede.

Se você puder acompanhar bem de perto o funcionamento local de sua rede,  já é um grande passo para manter a segurança interna.

2 - FOCO NA ANÁLISE DE DADOS:

A quantidade de dados gerada pelos sistemas atuais precisa de uma solução de análise de big data, pois o volume está muito além do que poderia ser gerenciado manualmente.

Essas análises podem ser particularmente valiosas quando se trata de detectar possíveis ameaças.

Como exemplo: a análise de dados é adequada para identificação de ameaças avançadas e contínuas, já que estas ameaças em sua maioria pretendem roubar dados comerciais vitais.

Não é difícil verificar atividade incomum escondida em toneladas de dados que não podem ser identificadas por métodos tradicionais.

3 - FOCO NO GERENCIAMENTO DE SOFTWARE:

Manter sistemas funcionando, atualizados, e homologados regularmente contra vulnerabilidades recém-descobertas é um aspecto importantíssimo de uma estratégia de segurança, e, não pode ser negligenciada.

Você sabia que as estatísticas apontam, que mais da metade dos softwares de terceiros de uma empresa tem mais de 2 anos sem atualizações, mesmo possuindo versões mais recentes disponíveis ?

Possuir um administrador de sistemas em sua equipe com conhecimento suficiente para manter o controle de software e hardware é essencial, principalmente nas empresas que ainda dependem muito de seus softwares locais, ao invés de software baseado em nuvem.





4 - FOCO NO GERENCIAMENTO DE RISCOS:

Entender como responder a um problema de segurança é uma parte esquecida por alguns administradores de sistemas.

Um plano de segurança e respostas é necessário para conter um incidente ou violação, mas temos de saber que mesmo empresas grandes não podem garantir 100% de segurança contra todas as ameaças atuais, é por isso que temos de ter certas "habilidades" no gerenciamento de riscos.

Uma bem elaborada estratégia de prevenção de acidentes, e de gerenciamento de riscos precisa ser criada para podermos responder a um ataque que pode vir a danificar sistemas, mas também temos de saber o que fazer depois para reconstruir a base que fora danificada, além de fortalecer os sistemas contra futuros incidentes.

5 - FOCO NAS HABILIDADES NÃO TÉCNICAS:

Além das habilidades técnicas que são necessárias para criar, manter e gerenciar defesas de segurança, estas não são as únicas habilidades que Gestores Técnicos precisam possuir.

Boa comunicação, ímpeto de colaboração e trabalho em equipe são fundamentais para garantir que a coisa toda funcione de forma eficaz, até para se poder implementar planos que foram elaborados anteriormente.

Conclusão:

Nossos artigos são e serão sempre gratuitos, acredito que nós fornecemos valor ao leitor quando criamos e reunimos conteúdo especializado para profissionais e não profissionais de T.I. também.

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre TI !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !