Textual description of firstImageUrl

Por quê reiniciar o computador com frequência ?


Por quê reiniciar o computador com frequência poder resolver muitos problemas técnicos imediatamente?


Quando um computador fica lento sem motivo aparente, reiniciar pode ser uma solução imediata. Porém, isso não resolverá seu problema definitivamente.

porque-reiniciar-o-computador-com-frequencia

Quando um usuário solicita suporte técnico para corrigir algum problema com seu computador, muitos técnicos (isto me inclui) provavelmente perguntam: Você já reiniciou o computador ?

Isso pode soar como uma resposta padrão e descabível, porém reiniciar um computador pode resolver muitos problemas imediatamente.

Desmistificando a questão.

Reinicie seu computador por favor!

Ok, vou reiniciar ! Mas me explique porquê devo reiniciar meu computador se é uma solução temporária e não uma solução definitiva para meu computador lento ou travando ? Não é melhor identificar o problema e corrigir ?

Não é tão simples, por favor leia todo o artigo que você vai entender...

Todos os problemas do computador com lentidão ou travamentos requerem reinicialização?

Bem, é claro que reinicializar um computador ou dispositivo resolve muitos problemas imediatamente.

Isso acontece porque computadores ou dispositivos atingem um estado em que o sistema simplesmente não consegue lidar ou resolver uma determinada situação/problema.

Por isso o sistema todo fica comprometido com lentidões ou falhas mais graves, podendo levar o sistema todo a travar ou reiniciar completamente.

Mas se formos investigar a raiz do problema, é bem provável que alguma falha de hardware ou alguma falha de software possam estar causando estes problemas.

Só computadores tem este problema?

Não, certeza absoluta que este problema e esta solução não é apenas limitada a computadores, este problema se aplica a todo e qualquer tipo de computador ou dispositivo, isso inclui sua TV e Geladeira.

Reinicie o computador para corrigir os problemas temporariamente!

Veja bem que enquanto alguns problemas requerem uma reinicialização completa, isto devido ao sistema operacional ou hardware pararem de funcionar, entenda que nem todo problema necessitará dessa solução, alguns problemas podem ser corrigidos sem a necessidade de uma reinicialização completa.

Continue lendo que tem mais detalhes interessantes...

Eu acho que meu computador está lento, do nada!

Exemplo: seu computador está lento executando várias tarefas, é bem provável que um programa esteja usando muito do processador (CPU), desta forma os recursos do sistema ficam comprometidos com o uso intenso da CPU.

Neste caso específico você pode abrir o Monitor de Desempenho do Windows ou Gerenciador de Tarefas para monitorar o desempenho do seu computador e ver o que está consumindo recursos da CPU.

É bem provável que recursos de hardware em seu computador tenham ficado escassos por causa do uso intensivo.

Algum programa em meu computador está usando muita memória?

Saiba que alguns programas são verdadeiros devoradores de memória ram do computador, com o tempo de uso ligado de um computador ou dispositivo, programas tendem a consumir mais e mais memória RAM.

Além do mais, as novas versões  destes programas vão ficando maiores por causa dos recursos novos, e aí tudo vai ficando mais lento...

Depois que você usa um programa por uma larga quantidade de tempo, convém fechá-lo por completo e posteriormente abrir de novo, aproveite e verifique no gerenciador de tarefas se ele (o programa) foi fechado completamente.







Se você fechou o programa, e ele continua carregado no Gerenciador de Tarefas encerre-o com o próprio Gerenciador de tarefas do Windows, isto se aplica a qualquer software.

Meu computador está lento acessando quase todos os meus programas!

Preste atenção ao que vou dizer: se por um acaso sua conexão de internet estiver instável ou se você está tendo problemas com o seu Wi-Fi,  todo e qualquer software presente no seu computador poderá  ficar lento.

Isso é causado por que quase todos os softwares presentes em seu computador precisam da internet para alguma coisa, como checar por atualizações e/ou simplesmente ficarem conectados colhendo informações de uso para aprimorar o uso do mesmo.

Se estiver com problemas na internet ou conexão, reinicie seu modem e/ou roteador wi-fi apenas desligando-o da tomada e religando-o novamente. Isto é  uma solução simples, mas muito eficaz. Aproveite e faça isso todo dia.

A memória RAM ficou alocada mesmo depois que fechei todos os programas!

Estes problemas são mais comuns em servidores que administro, mas também vejo acontecer em alguns computadores de usuários.

O Memory Leak (Vazamento de Memória RAM) como é chamado, é um problema que ocorre em sistemas operacionais quando uma certa quantidade de memória ram é alocada para uma determinada operação, porém não é liberada quando a operação é finalizada.

Isso acontece por causa de erros de programação em alguns softwares, podendo levar o sistema operacional a travar se a memória ram for completamente alocada ou comprometida por completo.

Neste caso bem específico eu aconselho realmente a você efetuar uma reinicialização completa do sistema, por que quando você reinicializar seu computador ou dispositivo ele iniciará de novo todo o sistema operacional com tudo limpo.

Conclusão:

Reinicializar um computador ou dispositivo limpa o estado atual de todo e qualquer software que você tenha usado em seu computador. Isto também serve para você começar a identificar e corrigir problemas, algumas vezes pode ser impossível corrigir todos os problemas  que ocorrem, mas uma reinicialização ajuda temporariamente.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !