Textual description of firstImageUrl

Como posso redefinir a memória virtual ?


Como nós podemos mudar o tamanho da memória virtual no Windows 10?


A memória virtual também é conhecida como arquivo de paginação, ela utiliza espaço temporário no disco rígido para compensar a insuficiência de memória RAM, que acaba por deixar o computador lento ou sem recursos.

como-posso-redefinir-memoria-virtual

Quando a memória RAM está sendo usada por vários processos do Sistema Operacional e estes processos excedem a quantidade de memória RAM disponível, o SO move páginas de memória para o HDD ou SSD do computador, liberando automaticamente a memória RAM para outras funções.

O Windows armazena estas páginas de memória em um arquivo de paginação, que é o Pagefile.sys que fica armazenado na raíz de uma partição.

Qual o tamanho perfeito para um arquivo de paginação?

Bem, eu acho que não tem uma resposta precisa e única, isso dependerá da quantidade de memória RAM que você tiver em seu computador.

Uma regra que me acompanha desde meu início lá pelos idos dos anos 80, é que o arquivo de paginação seja 1,5 vezes o tamanho da memória RAM do seu computador.

Se quiser pular direto, lá embaixo tem um vídeo mostrando o procedimento para definir manualmente o arquivo de paginação, mas te aconselho a ler antes este tutorial; ou depois !

Como redefinir a memória virtual, o tamanho inicial e o tamanho máximo no sistema?

Para determinar o tamanho do arquivo de paginação, e/ou para redefinir a memória virtual faça o seguinte:
01- Utilize o atalho Tecla Windows + i
02 - Clique em Sistema.
03 - Clique em Sobre - exemplo imagem abaixo.

configuracoes-windows10

04 - Clique em Informações do Sistema - exemplo abaixo.

painel-informacoes-sistema-windows10

05 - Após ter clicado em Sobre e depois em Informações do Sistema, conforme a imagem acima no Painel de Controle Sistema; na imagem abaixo, clique em Configurações Avançadas do Sistema.

windows10-sistema-avançado

06 - Na caixa abaixo (Guia avançado) clique no botão Configurações que está dentro da Seção Desempenho, onde está escrito Efeitos visuais, agendamento do processador, uso de memória e memória virtual - selecionado em azul na imagem abaixo.

propriedades-do-sistema-win10

07 - Após ter efetuado o passo de número 6, a caixa Opções de desempenho é aberta, conforme a figura abaixo, clique na Guia Avançado.

windows10-opcoes-desempenho

08 - Após ter clicado na Guia Avançado (imagem acima), o painel abaixo é aberto.
09 - Clique no Botão Alterar (marcado em verde na imagem a esquerda abaixo).
10 - No painel que abre a seguir, desmarque a caixa: Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades.
11 - Selecione a unidade que deseja e clique em: Sem arquivo de Paginação, logo a seguir clique no Botão Definir (caso você deseje não ter um arquivo de paginação na unidade selecionada)
ou
12 - Selecione a unidade que deseja definir o arquivo de paginação, selecione tamanho personalizado, defina o tamanho inicial e o tamanho máximo - tudo em Megabytes ok ?







Aproveite e leia: Como corrigir o uso do disco a 100% no Windows ou no Gerenciador de Tarefas.


13 - Se você marcou tamanho personalizado no passo 12, pode utilizar o cálculo de 1,5 x o tamanho da memória RAM.

Eu já disse isso:

Eu geralmente utilizo uma fórmula antiga e funcional que aprendi nos primórdios de meu aprendizado.

Como calcular o tamanho inicial do arquivo de paginação ?

- Este valor varia, dependendo do seu computador. Se você não tem certeza do valor a ser usado, aconselho a colocar 1/5 (um quinto) de sua memória RAM total.

Como calcular o tamanho máximo do arquivo de paginação:

- Se você possui 8Gb de memória RAM você multiplicará 1.024Mb x 8Gb = 8.192Mb x 1,5 = 12.288Mb é o tamanho máximo do arquivo de paginação.

Aproveita e veja o vídeo abaixo sobre como você mesmo com poucos cliques pode ajustar sua memória virtual:



Dica bônus:

Coloque o arquivo de paginação em outra partição, ou em outro drive se puder.

memoria-virtual-windows

14 - Depois de inserir os valores da sua memória virtual, clique no Botão Definir e, em seguida, clique em  OK para continuar. Você precisará reiniciar o sistema para a ação tomar efeito.

Conclusão:

Se você apenas queria limpar o arquivo de paginação, basta executar os procedimentos acima selecionando as unidades que possuem arquivo de paginação e Clicar em "Sem arquivo de paginação". Não esqueça de reiniciar.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !