Textual description of firstImageUrl

Meu endereço IP no Windows


Saiba como visualizar e salvar seu endereço IP, e a configuração completa de rede no Windows 10.


O Windows 10 possui novos painéis e funções que os outros sistemas não tinham, uma das coisas novas que eu acho bem útil é o painel de rede.

como-saber-meu-endereco-ip

O painel de rede é importante para conhecermos a configuração de rede atual para podermos solucionar problemas com conexões, ou apenas para documentarmos as propriedades da rede.

Como saber o ip do meu pc ?

Antes, saiba que estas informações - para saber o ip do pc, só estavam disponíveis para usuários avançados que utilizavam o Prompt de Comandos ou o Powershell do Windows.

No entanto, a partir do Windows 10, o painel Configurações facilita a visualização da configuração completa da rede de todos os seus adaptadores instalados no seu computador.

Como faço para descobrir meu ip no pc ?

É claro que se você quiser achar o ip do pc, você pode utilizar um prompt de comandos  para obter todas as informações do painel de rede, mas eu pessoalmente prefiro o painel do windows.

Talvez eu tenha ficado cansado de comandos, pois venho usando-os a minha vida inteira. Mas isso fica para outra história...

O painel de Configurações de Rede mostra-nos de forma bem limpa e direta (e permite salvar) como ver o ip do pc, e toda a configuração dos adaptadores de rede que seu computador possuir, assim você pode optar (como eu) a não usar o prompt de comandos do Windows 10.

Como descobrir meu endereço IP no Windows ?

Para visualizar a configuração de rede completa usando o painel de configurações do windows ao invés do prompt de comandos ou o PowerShell, você precisará:

1 - Clicar no Menu Iniciar.
2 - Clicar em Configurações - imagem abaixo ou você pode usar o atalho "Tecla Windows + I" .

menu-iniciar-windows10

3 - Clicar em Rede e Internet - imagem abaixo.

clicar-rede-internet-windows10

4 - Clicar em Status - imagem abaixo.

status-rede-windows10

5 - No painel direito na tela a sua frente - imagem cima, deslizar a barra de rolagem até aparecer o link Exibir as Propriedades da Rede.





6 - Clicar no link Exibir as Propriedades da Rede - imagem abaixo.

exibir-propriedades-da-rede-windows10
Na imagem de exemplo abaixo, você visualiza uma lista de todos os seus adaptadores de rede do Windows 10, tais como: Ethernet, Wi-Fi, Bluetooth e até mesmo os adaptadores virtuais como é  o meu caso.

Você visualiza  também outas informações úteis que você poderá utilizar para descobrir o endereço físico MAC Address, se a conexão está funcionando perfeitamente, a velocidade de conexão, os endereços IP e DNS, nome e perfil de rede, além de muito mais informações úteis.

Observe a imagem exemplo abaixo, que deve ser igual a da sua tela neste momento, exceto as informações das configurações...

exibir-propriedades-da-rede-windows10-01
8 - Se você utilizar a Barra de Rolagem na imagem acima, você verá ainda mais informações, além do botão Copiar selecionado em vermelho na imagem abaixo.

exibir-propriedades-da-rede-windows10-02
Se você quiser exportar as configurações do adaptador de rede exibidas na tela, utilize o botão Copiar para copiar todas as informações para a área de transferência e posteriormente colar em algum local que você precise arquivar.

I - Repetindo para frisar o que foi dito:

Na imagem de exemplo acima, você visualiza uma lista de todos os seus adaptadores de rede do Windows 10, tais como: Ethernet, Wi-Fi, Bluetooth, e até mesmo o ip dos adaptadores virtuais como é  o meu caso.

Você visualiza  também outas informações úteis que você poderá utilizar para descobrir o endereço ip físico MAC Address, se a conexão está funcionando perfeitamente, a velocidade de conexão, os endereços IP e DNS, seu Gateway Padrão (roteador), o nome e perfil de rede, além de muito mais informações úteis.

Dica bônus: Como saber o ip do roteador ?

Se você não tem idéia de como saber o ip do roteador, basta procurar na configuração listada por "Gateway Padrão" - isto é como você irá descobrir o ip do seu roteador.

👍Conclusão:

As Propriedades da Rede são importantes para conhecermos a configuração de rede atual, para podermos solucionar problemas com conexões, localizar ip ou saber o ip do computador, ou apenas para documentarmos as propriedades da rede. O que você acha ? Dê a sua opinião !

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !