Textual description of firstImageUrl

Por que vasculhar a Dark web ?


Vasculhar a Dark Web é uma tática considerável para manter-se atualizado em  segurança da informação !


Preservar nossos dados e nossas informações é o maior desafio da atualidade. As possibilidades de incursão a sistemas e exposição de conteúdo privado são enormes.
por-que-vasculhar-a-dark-webO problema de modo geral acontece quando dados são obtidos e vazados de forma criptografada e completamente discreta, evitando os sistemas de segurança.

Dados apontam que o Brasil é o país mais atacável ao vazamento de informações. Afirmam que nós Brasileiros valorizamos pouco a privacidade e a segurança de nossos dados pessoais.

O que seria a Dark Web e porque vasculhar ela é tão importante ?

A Dark Web são os sites invisíveis, páginas que por algum motivo não aparecem em mecanismos de buscas comuns que usamos todos os dias.

A verdade é que nós acessamos a internet todos os dias mas não conhecemos tudo dela.

Quando utilizamos e-mail, redes sociais, e navegação em sites, apenas estamos usando o que é conhecido como superfície da web (surface web), sites que são indexados pelos motores de busca como Google ou Bing/Yahoo.

Mas e a parte que não é indexada por esses buscadores ? Onde encontrar, ou como encontrar ?

Para acessar tais dados obscuros você precisa de um navegador com acesso a Dark Web, é isso que o TOR (The Onion Router) possibilita, mas não é o único meio de acesso.

Para dar uma melhor forma a explicação acima, entenda que a maioria das pessoas utiliza diariamente a chamada surface web, ou seja: sites e ambientes registrados com domínios acessíveis a partir de navegadores tradicionais, e que podem ser mapeados por sistemas comuns.
surface-web-vs-dark-web
Muitos usuários e empresas de tecnologia, além do governo é claro, acessam o lado escuro da internet de diversas maneiras, porém, eu acho que a ferramenta de acesso mais comum é o TOR, que é um navegador que possibilita aos usuários acessarem links da Dark Web de forma anônima sem que seu histórico ou localização sejam rastreados.

O que pode ser encontrado dentro da Dark Web ?

Tudo que você puder imaginar. Eu até entendo que a noção geral do público quanto a Dark Web acessível apenas por um software específico existe apenas para servir necessidades de hackers de aluguel, assassinos, traficantes de drogas, pornografia infantil, e tal, mas não é só isso !

É claro que acessam também técnicos como eu que querem aprofundar seus conhecimentos gerais em tecnologia da informação.
dark-web-infinito
Vale ressaltar que como a Dark Web também serve como um meio anônimo de acesso a web comum, muitas vezes ela é usada para ultrapassar bloqueios de rede ou proxies.

Expondo de outra forma, nem todo mundo que acessa a Dark Web, ou utiliza a tecnologia do navegador TOR está interessado em conteúdo marginal, mas sim no anonimato que a Dark Web oferece ao acessar qualquer conteúdo.

Uma coisa que sempre me vem a cabeça quando eu acesso a dark web, é que ela se assemelha muito a internet que eu acessava em 1994.

A Dark Web precisa de programas específicos para ser acessada ?

Sim, ela necessita de programas específicos.
tor-browser
A internet funciona graças ao acordo que todos os sites, navegadores e sistemas operacionais utilizem os mesmos protocolos de rede.

 A Dark Web impõe uma nova camada de protocolo de rede que computadores não conhecem, com isso, automaticamente esses sites se tornam ocultos e incomunicáveis nos navegadores comuns

O objetivo desse tipo codificado de comunicação é para garantir o anonimato dos usuários via uma série de intermediários em cada conexão.

Certos usuários da rede podem tornar-se intermediários das conexões dos demais usuários e, com isso qualquer acesso é codificado, tornando o nome do verdadeiro internauta completamente anônimo.

Apesar de não ser seguro acessar a Dark Web, muitas pessoas tem curiosidade de acessar essa rede, seja por curiosidade ou por questões profissionais.

Se você pretende arriscar acessando a Dark Web, procure conversar com um profissional de segurança da informação para te ajudar.

Conclusão:

Eu poderia escrever mais profundamente falando que a Dark Web está dentro da Deep Web, mas queria fazer um apanhado geral da coisa pois recebo muitas perguntas sobre este assunto de usuários que não possuem conhecimentos técnicos. Então, este texto é ou pode ser pra você.

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre TI !

Gostou do artigo ? Então comente, curta e compartilhe !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !

Aproveite e dê uma olhada nos 5 artigos mais lidos no site !