Textual description of firstImageUrl

Quais as diferenças entre o 5G e os 5GHz ?


Afinal quais são as diferenças entre Wi-Fi de 5G e Wi-Fi de 5GHz ? Não é tudo Wireless ou Wi-Fi?


Comecemos por entender que Wi-Fi de 5G e 5GHz são tecnologias usadas para conectividade sem fio, mas na verdade não têm nada em comum que não seja o número cinco.

quais-as-diferencas-entre-o-5g-e-os-5ghz

Quando algumas pessoas se referem ao 5G Wi-Fi, elas estão dizendo que sua conexão wireless do seu roteador está configurado na faixa dos 5GHz Wi-Fi, que é completamente diferente do padrão de redes de celulares 5G.

😁Sim, 5G será o novo padrão de redes para celulares!

Acho que nunca ouvimos tanto sobre 5G como ouvimos hoje em dia, você mesmo já ouviu falar sobre este assunto, não é ?

📲O que é o padrão de redes 5G?

O 5G é um padrão celular novo, e será o sucessor direto do 4G LTE e 3G. 5G significa “quinta geração do padrão de redes de celulares móveis”

O 5G irá proporcionar maior largura de banda, e uma latência menor (delay) nas operadoras de rede móvel, porém as operadoras precisarão investir em mais infraestrutura para comportar essa rede.

A rede 5G poderá ser usada para troca de dados, assim como usamos hoje em nossa maioria o 3G e o 4G.

Esta evolução nos permitirá atingir uma velocidade maior em dispositivos pessoais como tablets e smartphones.

Como o 5G foi projetado para ser muito mais rápido e ter menor latência que o 4G LTE. Você começará a ver os primeiros smartphones 5G em 2019.





As operadoras de celulares pretendem transformar sua conexão doméstica com a internet, fornecendo também um serviço rápido de internet de banda larga sem fio para o lar e pequenas empresas, se funcionar será ótimo.

Embora o 5G seja um novo padrão interessante e moderno, ele não tem nada em comum com o Wi-Fi, pois como já vimos acima, o 5G é usado para conexões de rede de celulares, tudo começa ali.

É claro que nossos próximos smartphones deverão suportar o 5G e os 5GHz, mas no nosso modelo atual, smartphones suportam somente até 4G LTE da rede celular sem fio, e os 5 GHz Wi-Fi dos roteadores wireless.

5ghz-ou-5g-escolha

💻Entenda que 5GHz é apenas uma das duas bandas para Wi-Fi!

Nós falamos sobre isso em outro artigo aqui no blog, lembra ? O Wi-Fi tem duas bandas de frequência que você pode usar: 2,4 GHz e 5 GHz.

A banda de 5GHz é a mais nova, ela passou a ser amplamente utilizada com o padrão 802.11n Wi-Fi, que foi lançado em meados de 2009, mas agora estamos usando nos novos roteadores com padrões mais modernos de Wi-Fi, como o 802.11ac e o Wi-Fi 6.

A banda de 5GHz Wi-Fi é ótima pois oferece mais canais e menos sobreprosição dos mesmos, o que a torna uma frequência muito menos congestionada.

Eu mesmo utilizo e recomendo em alguns roteadores mais novos, pois o Wi-Fi de 5 GHz é bem mais rápido que o Wi-Fi de 2,4 GHz devido ao tipo de onda utilizada.

Porém (tudo tem um porém), apesar das velocidades mais lentas e do aumento do congestionamento do Wi-Fi de 2,4 GHz ele ainda leva algumas vantagens.

hospedagem-gratis-por-1-ano

💻Vantagens do Wi-Fi de 2,4Ghz:

O padrão de 2,4 GHz cobre uma área de sinal bem maior que o padrão de 5GHz, e é melhor em atravessar paredes graças as ondas de rádio mais longas e mais densas.

As ondas de rádio do padrão de 5GHz mais curtas e menos densas criam uma conexão mais rápida, porém não conseguem abranger certas distâncias e barreiras...

Quase todos os roteadores atuais possuem banda dupla suportando o Wi-Fi de 5 GHz e o Wi-fi de 2,4GHz ao mesmo tempo - quase todos !

O que eu escuto de algumas pessoas é utilizarem o termo 5G Wi-Fi para se referir ao Wi-Fi de 5 GHz, mas como vimos, isso está incorreto.

👫Por que então algumas pessoas dizem que suas redes Wi-Fi são 5G ?

Bem, olha só: para tornar as coisas um pouco mais confusas, as pessoas as vezes nomeiam suas redes Wireless como "Minha rede" ou "Minha rede 5G".

Isso é até legal para alguns usuários ou técnicos, porém com a chegada do padrão 5G de rede celular a história é outra, isso confunde muito mais que ajuda.

Então que tal ao invés de prejudicar, ajudarmos ?

Como dito em meu artigo anterior; roteadores Wi-Fi compatíveis com o Wi-Fi de 5GHz podem ser configurados de várias maneiras diferentes, uma delas é poderem configurar uma rede de 2,4GHz ao mesmo tempo que uma rede wi-fi de 5GHz.

Isso é útil por causa de alguns dispositivos antigos que suportam apenas 2,4 GHz ou até por causa do uso do roteador em barreiras ou áreas maiores onde os dispositivos podem não enxergar o intervalo de 5GHz, então eles utilizariam automaticamente a faixa dos 2,4 GHz.





Você pode dar o mesmo SSID para a rede wi-fi de 2,4 GHz e o Wi-Fi de 5 GHz, desta forma cada smartphone, laptop ou qualquer outro dispositivo conectado poderá alternar automaticamente entre as redes de 2,4Ghz e 5Ghz quando necessário.

Claro que a mudança de faixa acontece quando tudo funciona perfeitamente, mas algumas vezes, é necessário ter SSIDs diferentes por que muitos dispositivos não conseguem fazer a transição ou alternância automaticamente.

👪Mas por que as pessoas dizem 5G Wi-Fi?

Por que o 5G é um padrão bastante novo. Algumas pessoas começaram a associar os 5GHz Wi-Fi ao padrão de redes celulares 5G Wi-Fi, simples assim !

Muitas pessoas conectadas a rede de dados dos celulares, ou seja: no 3G ou 4G LTE falam assim:  Estou conectado no Wi-Fi ! E estão, mas muitas vezes temos de saber se estão conectados na rede de dados 4G ou 3G, ou se realmente estão conectados no roteador Wi-Fi, faz muita diferença na solução de problemas.

👍Conclusão:

Agora que o padrão 5G está prestes a ser lançado, sempre que você ouvir o termo 5G associado ao Wi-Fi indoor (dentro de casa ou empresa), saberá que provavelmente estão se referindo apenas ao Wi-Fi de 5GHz ou 2,4Ghz. Em todo o caso eu torço para que o 5G seja um novo padrão de conexão para tudo.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

2 comentários :

  1. Culpa dos técnicos que, em vez de nomear as SSIDs como "[...] 5GHz", as nomeiam como "[...] 5G". Por isso e outras que eu só contrato a internet, mas o resto eu faço só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo, vc está repleto de razão. Como eu lido com as duas tecnologias às vezes até me confundo com a tecnologia que estou trabalhando. Tem muito rádio por aí com SSID nomeado de 5G.

      Excluir

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !