Textual description of firstImageUrl

Windows10 Restauração ou Instalação limpa


Qual é a diferença entre Restaurar, ou fazer uma Instalação Limpa do Windows 10 ?


O Windows 10 oferece várias opções de recuperação de sistema, vamos dar uma olhada em duas delas que são as que mais tem gerado dúvidas.
windows10-restauracao-ou-instalacao-limpaQual é o melhor: Restaurar o PC, ou fazer uma Instalação Limpa (Fresh Start) ? Esta escolha dependerá do tipo de cenário que você possui. Então depende !

No Windows 10, se o seu computador ou dispositivo estiver com problemas, você poderá redefini-lo para corrigir problemas de desempenho, assim como problemas de inicialização do sistema, entre outras coisas mais.

🔟O Windows 10 oferece duas opções de resetar o computador (sistema operacional) que eu tenho usado com sucesso e recomendo.

⓵ - A pimeira delas é a opção de Recuperação, que basicamente seria uma forma de você resetar seu PC, ou resetar seu dispositivo, só que tendo a opção de manter ou não seus arquivos pessoais.

⓶ - A segunda opção é a Fresh Start ou Instalação Limpa, que reinstala o Windows com a última versão disponível, mantém seus arquivos pessoais, mas desinstala todos os seus aplicativos, isso inclui o Microsoft Office entre outros.

windows-10-recuperacao-sistema-fresh-start

📀Recuperação ou Restauração:

Se você quiser resetar seu pc, a opção "Recuperação" permite que você redefina o dispositivo ou pc para as configurações padrão de fábrica, usando a imagem personalizada original do sistema criada pelo fabricante do computador ou quando você instalou o Windows 10 pela primeira vez.

Isso é o mesmo que uma restauração de fábrica, lógico que com mais algumas pequenas opções pelo caminho.

🌏Se você quiser ler mais sobre isso, aqui tem um tutorial Windows 10 sobre como utilizar a recuperação do sistema ou fazer uma instalação limpa - fresh start.

Quando você opta pela Recuperação como na imagem acima, isso também significa que o Windows 10 reinstalará qualquer software original dele como algum bloatware e/ou trialware, também drivers que vieram originalmente pré-instalados no sistema serão restaurados, mesmo que você já use drivers atualizados.

Normalmente eu uso este recurso quando sinto que o sistema está muito comprometido, ou se noto que o computador não está funcionando adequadamente, ou até para vender o computador com seu Windows original como veio de fábrica, sem configurações.

🌏Se você quiser ler mais sobre como utilizar a recuperação do sistema ou fazer uma instalação limpa - fresh start...

💻Fresh Start ou Instalação limpa:

A opção “Fresh Start” também permite que você redefina seu pc ou seu dispositivo quando você sentir que tem problemas acontecendo, porém ao contrário da opção de Recuperação você estará reinstalando o Windows 10 a parir do zero mas com as atualizações mais recentes da Microsoft.

windows-10-fresh-start-instalacao-limpa
Em outras palavras: ao usar essa opção de redefinição ou reset do Windows 10, você estará instalando uma cópia completamente limpa e nova do Windows, sem qualquer trialware ou drivers antigos do fabricante do dispositivo.

Entenda que apesar de seus arquivos serem mantidos, você não verá uma opção informando para remover tudo do seu dispositivo de armazenamento SSD ou HDD.

Geralmente eu uso esta opção quando já fiz muitas atualizações em cima de atualizações e quero começar uma instalação do zero sem nenhum software de terceiros ou configurações personalizadas do fabricante do computador ou dispositivo.

☑ Eu realmente acho que esta é a melhor opção que eu encontrei para corrigir problemas de inicialização e desligamento do sistema, além é claro de solucionar problemas de desempenho, e limpeza do Windows 10.

Apesar de tudo eu notei que algumas vezes eu precisei reinstalar alguns drivers específicos que não estavam no Windows Update.

Se você planeja reinstalar seu sistema operacional Windows 10 como se fosse uma cópia limpa, acho que a opção Fresh Start é pra você.

🌏Aproveite e leia: Como Fazer uma instalação limpa do Windows 10 ou Recuperar o Sistema.

👌Conclusão:

Embora sejam opções muito parecidas: Restaurar o PC, e Instalação Limpa ou Fresh Start, elas tem suas sutis diferenças, que com certeza você saberá utilizar a que mais se adequar a sua situação.

📧Cadastre-se para receber nossos artigos sobre TI !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !

Aproveite e dê uma olhada nos 5 artigos mais lidos no site !