Textual description of firstImageUrl

Visualizador de Eventos do Windows, como utilizar ?


O que é o Visualizador de eventos do Windows, e como eu posso usá-lo para solucionar problemas de rede e dos computadores ?


O Visualizador de eventos do Windows é uma ferramenta interna do Windows que nos mostra um log com mensagens do sistema operacional, isto inclui erros, avisos, e informações diversas.

visualizador-de-eventos-do-windows

Esta é uma ferramenta que vários analistas e técnicos utilizam para solucionar problemas de todos os tipos.

Mesmo quando o sistema está funcionando perfeitamente, o Visualizador de Eventos guarda e exibe várias informações e avisos nos logs que nós poderemos analisar posteriormente.

Como resolver problemas no pc ?

Entenda o que pode causar lentidão, travamentos, e como resolver esses e outros problemas no seu computador.

Como usar o Visualizador de eventos no Windows ?

De modo geral, suponha que seu PC está funcionando corretamente, você normalmente ignora erros e avisos que aparecem nos eventos do sistema, correto ?

Vamos dar uma olhada básica na ferramenta, e também vamos ver como ela pode ser útil, mesmo quando você acha que não tem problemas com seu computador.

Como iniciar o Visualizador de Eventos do Windows ?

Para iniciar o visualizador de eventos, clique no menu iniciar, e apenas digite: "Visualizador de Eventos" , em seguida, clique no resultado - exemplo abaixo.

menu-iniciar-digitar-visualizador-de-eventos

Antes, deixa eu informar algumas coisas...

Todos os eventos possuem categorias e são armazenados em categorias diferentes, cada um destes eventos está relacionado a um log que o Windows mantém. Você terá 3 categorias principais.

✎ - Aplicativo: Os eventos de log de aplicativo se relacionam aos componentes do sistema, como drivers e desktop.

✎ - Segurança: Quando você habilita o log de segurança que vem desabilitado por padrão, eventos relacionados a segurança, como: tentativas de logon e acesso a recursos são monitorados.



✎ - Sistema: O log de sistema apenas registra eventos relacionados aos programas instalados no Windows.

visualizador-de-eventos-basico

😨Ficou assustado com o log de eventos do sistema ? Relaxa !

O Visualizador de eventos foi projetado a muitos anos atrás para ajudar administradores de sistema, e técnicos de T.I. a solucionarem problemas, mantendo a saúde do sistema.

Como revisar eventos e erros usando o Visualizador de eventos do Windows ?


É normal você ver no visualizador de eventos do windows erros que indicam que um programa deixou de funcionar em um determinado momento específico, estes erros podem ter acontecido hoje, ontem, ou há semanas.

Você também pode ver eventos que indicam que um serviço falhou ao iniciar junto com o Windows, mas provavelmente se recuperou e iniciou com sucesso posteriormente.

Eu ainda não encontrei um log de sistema que não contenham alguns avisos ou erros, mesmo quando você pensa: meu computador está funcionando perfeito !

Dá uma olhada na imagem abaixo, note que há informações e erros que foram gerados quando o serviço Time-Service falhou por que não há suporte no hardware, ou não conseguiu sincronizar o horário com servidores na internet etc...

Isso não impede meu computador de funcionar !

Compre Livro: Windows 10. Por Dentro do Sistema Operacional (Português) Capa Comum !

erro-log-windows-sistema

Na teoria, outros aplicativos também deveriam registrar eventos nesses logs, mas na prática, a verdade é que nem todo aplicativo oferece suporte ou informações úteis ao visualizador de eventos.

Como usar o visualizador de eventos do windows para solucionar problemas ?

Se você chegou até aqui, acho que está se perguntando por que você deveria se importar com o visualizador de eventos, certo ?

visualizador-de-eventos-erros

Certo, na verdade será útil quando você precisar solucionar um problema específico como por exemplo: seu computador não consegue instalar uma atualização, desliga sozinho, ou sempre dá tela azul em algum programa ou horário específico.

Nestes casos um evento provavelmente foi gerado lá no log de eventos do windows, então basta olhar a mensagem de erro associada com o momento do acontecimento e analisar o que está ocorrendo.

Você também pode procurar por eventos na internet que podem lhe ajudar a localizar informações específicas sobre erros que estão ocorrendo no seu computador ou servidor Windows.

Se você clicar duas vezes em cima do erro no Visualizador de eventos,  abrirá uma caixa com as  propriedades do evento, procure por: "ID do evento"- imagem abaixo.

visualizador-de-eventos-erro-windows-uppdate

Existem outros usos interessantes para o Visualizador de eventos.

Um deles é o Windows manter o controle de tempo de inicialização do seu computador, ou por que o boot está lento, e registrá-lo em um evento, para que você possa usar o visualizador de eventos para encontrar o tempo exato de inicialização.

Se você estiver administrando um servidor ou algum computador que raramente é desligado, você pode habilitar o evento de rastreamento de desligamento.

Sempre que alguém desligar ou reiniciar o computador, terão de fornecer uma razão para tal.

Conclusão:

Agora que você sabe da existência desta ferramenta que também é o registro de atividades do windows, conseguirá solucionar diversos problemas, muitas vezes até antes destes problemas acontecerem. Fica a dica !

💌Cadastre-se para receber nossos artigos sobre TI !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !