Textual description of firstImageUrl

5GHz nem sempre é melhor que 2.4GHz


Quando a conexão 5 GHz Wi-Fi nem sempre é melhor que a conexão 2,4 GHz...


Vou começar perguntando o seguinte: é claro que você já teve ou tem problemas com sua conexão Wi-Fi, certo ?

5ghz-nem-sempre-e-melhor-que-2.4ghz

Algumas vezes do nada, você tenta se conectar a rede wi-fi que você está acostumado a conectar, e: nada, não consegue conexão, ou a rede que você usa simplesmente desapareceu, está fora do ar !

Bem; saiba que acontece muitas vezes...

😒Você já tentou simplesmente usar 2,4 GHz ao invés dos 5 GHz ?

Nós sabemos que o Wi-Fi de 5 GHz é o padrão mais novo, mais rápido, e também o menos congestionado não é verdade ?

Porém ele tem um pequeno problema: O padrão 2,4 GHz é melhor em cobrir grandes áreas e penetrar através de objetos sólidos.

Procure também escolher um canal wifi que poderá melhorar substancialmente a sua cobertura wireless e o seu desempenho.

No entanto, mesmo se você encontrar o canal mais rápido, nem sempre isso significa que você deve selecioná-lo imediatamente.

Eu explico: Faixas de frequências 2,4 GHz, 3,6 GHz, 4,9 GHz, 5 GHz e 5,9 GHz têm a sua própria gama de canais, e normalmente os roteadores irão utilizar a banda de 2,4 GHz com um total de 14 canais, porém na realidade serão 11 a 13 canais reais.

Entenda que se você reside ou tem escritório numa área com muitas redes WiFi configuradas nos canais 1 e 6, mudar para o canal 3 ou canal 6 provavelmente não ajudará a melhorar seu sinal em nada.

Na verdade você terá perda da força do sinal como resultado do aumento da quantidade de interferência, desta forma eu recomendo sempre que você use os canais 1, 6 e 11, pois isso é uma regra geral, mesmo que estejam lotados.

Sim, é verdade !

Você já leu: Qual banda é a melhor: 2.4GHz ou 5GHz ?

🔣Qual é a diferença entre 5 GHz vs. 2,4 GHz ?

Olha só, uma rede Wi-Fi pode ser executada em duas bandas distintas uma da outra em diferentes formas de onda que são as radiofrequências de: 5 GHz e 2,4 GHz .

Saiba que o Wi-Fi de 5 GHz tornou-se popular com conexões 802.11n - agora popurlamente conhecida como Wi-Fi 4 introduzido em 2009.

Antes disso acontecer, o Wi-Fi era em sua grande maioria tomado por 2,4 GHz.

Lembre-se disto:
  • 2.4 GHz - oferece um alcance maior e mais forte, mas transmite dados em velocidades mais lentas.
  • 5 GHz - fornece menos cobertura, mas transmite dados em velocidades mais rápidas.
O que acontece é que frequências mais altas têm mais dificuldade em penetrar objetos sólidos como paredes, divisórias de escritório, e até árvores; é por isso que a banda 5 GHz não é ideal para transmitir dados em longas distâncias.

💪Isso realmente foi um plus na largura de banda wi-fi ?

A frequência de 5 GHz utiliza ondas de rádio bem mais curtas que os 2,4Ghz, é claro que isso fornece velocidades bem mais rápidas.

Tem rádios que transmitem e operam na faixa de banda de 60 GHz, significando em ondas de rádio ainda mais curtas, posteriormente em velocidades ainda maiores numa distância muito menor.



🚀Há realmente menos congestionamentos com o Wi-Fi de 5 GHz ?

Sim, os 5Ghz conseguem fornecer uma conexão sem fios mais sólida e confiável, singularmente em áreas espessas com muitas redes e dispositivos conectados ao mesmo tempo, foi projetado para isso.

Você sabia que telefones sem fio comuns, e a maioria dos aparelhos sem fio também operam na faixa de 2,4 GHz ? Por isso tão congestionado.

É claro que estes dispositivos vão em algum momento interferir no seu Wi-Fi de 2,4 GHz, mas não no seu Wi-Fi de 5 GHz !

Se você comprou um roteador nos últimos dois anos, então você provavelmente tem um roteador wireless 802.11n ou um roteador 802.11ac.

A maioria deles tem um hardware que seleciona automaticamente o canal WiFi adequado e ajusta a potência de saída para impulsionar a produtividade e reduzir a interferência.

Vale ressaltar que ao usar a banda de 5 GHz e possuir paredes grossas ou obstáculos ao sinal, você não conseguirá uma conexão estável por causa do tipo de onda de rádio dos 5Ghz serem mais largas porém menos potentes em cobertura de sinal.

Continue lendo  que tem muita informação ainda !

📡A banda de 5GHz nem sempre é melhor que 2.4GHz ?

  • Em síntese, 5 GHz é mais rápido que 2,4Ghz, além de fornecer uma conexão mais confiável.
  • É uma tecnologia mais recente, então queremos usar 5 GHz o tempo todo e eliminar o Wi-Fi de 2,4 GHz totalmente.
  • É preciso observar que as ondas de rádio mais curtas do Wi-Fi de 5 GHz significam que ele cobrirá menos distâncias, e por consequência não é tão bom a penetrar paredes ou outros objetos sólidos assim como o Wi-Fi de 2,4 GHz consegue penetrar.
  • Em outra mão: o espectro de onda de 2,4 GHz consegue cobrir uma área maior, e é melhor em atravessar paredes. Simples assim !
💥Pode-se usar as duas frequências ao mesmo tempo com um roteador apenas ?

Bem, eu tenho configurado atualmente alguns roteadores atuais de banda dupla da TP-Link e da D-Link que vem com esta função de fábrica, podendo operar simultaneamente redes Wi-Fi separadas nas frequências de 5 GHz e 2,4 GHz ao mesmo tempo.

Vi também alguns roteadores de banda tripla, eles conseguem fornecer um sinal de 2,4 GHz junto com dois sinais separados de 5 GHz para conseguir menos congestionamento entre dispositivos Wi-Fi operando em 5 GHz.

No meu entendimento, isto não é apenas um recurso para se ter grande compatibilidade com os dispositivos antigos que suportam apenas conexões a 2,4 GHz no Wi-Fi.

Realmente há momentos em que você precisará utilizar uma conexão de 2,4 GHz Wi-Fi, mesmo se você possui dispositivos atuais ou mais modernos que suportem o wi-fi de 5 GHz.

Posso nomear conexões diferentes para 2.4Ghz e 5Ghz no mesmo roteador e ao mesmo tempo ?

Sim você pode, todos os roteadores que configurei tinham esta função de nomear redes diferentes para cada banda.

Estes roteadores podem inclusive serem configurados para ocultar a diferença entre as redes de 2,4 GHz e 5 GHz ou não. Vai depender de como você nomeará as duas redes Wi-Fi separadamente.

Eu prefiro sempre ter nomes diferentes para cada banda, por que se nomearmos as redes igualmente como saberemos em que rede estamos conectados ?

saiba-mais-sobre-nossos-servicos

Na teoria, os dispositivos escolheriam automaticamente a melhor rede para se conectar a qualquer momento.

Porém isso na maioria das vezes não funciona como deveria, então acabamos por estar com dispositivos conectados a rede de 2,4 GHz quando eles deveriam conectar na rede de 5 GHz ou vice-versa não é ?

Uma coisa que você pode fazer para as duas redes é configurá-las com a mesma chave de acesso, isto vai ajudar a não esquecer a senha da conexão.

Ok, mas quando os 2,4 GHz Wi-Fi são melhores que os 5 Ghz Wi-Fi ?

Lembra o que eu disse lá em cima sobre paredes ? Pois é, se você está tendo problemas com sua conexão Wi-Fi de 5 GHz, eu aconselho de imediato você a conectar a 2,4 GHz e verificar o que acontece.

Realmente o wi-fi de 5 GHz pode parecer mais novo e mais rápido que seus antecessores, mas ele só é melhor em espaços menores.

Quando você quer cobrir um grande espaço, 2,4 GHz é a melhor escolha.

Se você procura um bom sinal wireless ao ar livre ou em distâncias maiores, imediatamente conecte-se a 2,4 GHz ao invés dos 5 GHz.

Se você tem objetos, ou paredes entre o roteador e seu dispositivo, os 2,4 GHz farão um trabalho muito melhor do que 5 GHz.

Quero te lembrar de novo que os canais mais populares para o Wi-Fi em 2.4GHz são os canais 1, 6 e 11, porque eles não se sobrepõem uns com os outros.

Eu recomendo que você deva sempre tentar usar os canais 1, 6, ou 11 quando não estiver em uma configuração 802.11 a, b ou g.

Se for usar canais de 40MHz, você tem de levar em consideração que as ondas de rádio poderão ficar congestionadas dependendo da área que você esteja ou more, a menos que você viva em uma região que não tenha nada  a seu redor.

Testar é a melhor solução !

👓Um fato curioso que tenho observado acontecer:

Com a quantidade de gente migrando para 5 GHz Wi-Fi a faixa de 2.4 Ghz está ficando menos congestionada.

Isso inclui os aparelhos novos como telefones sem fio, smartphones, tablets, e dispositivos IoT que já operam na frequência de 5 Ghz.

🔌Sistema MESH ?

Ok, mas se você quiser utilizar os 5Ghz direto e deixar para trás os 2.4Ghz, talvêz você precise utilizar um Sistema Wi-Fi MESH  (malha) posicionando pontos de acesso em toda a sua casa ou escritório.

A idéia principal de sistemas MESH é criar uma rede Wi-Fi que sincroniza e distribui sinal automaticamente a todos os seus dispositivos eliminando zonas mortas de sinal, assim como acontece com a gigantesca rede de celulares.

🔎Conclusão:

Se tudo que você quer ou precisa é um sinal Wi-Fi confiável, use a frequência Wi-Fi de 2,4 GHz antes de gastar mais tempo com extensões Wi-Fi de 5 GHz em todos os lugares.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.
#CTA-Analytics

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !