Textual description of firstImageUrl

O que é DMZ no roteador ?


Por que uma DMZ é um recurso a ser utilizado em último caso e com extremo cuidado ?


Quando você utiliza uma DMZ, seu computador ou dispositivo fica totalmente acessível a internet, além disso, para usar uma DMZ você precisa ter o NAT ativado como padrão.

o-que-e-dmz-no-roteador

Uma DMZ ou Zona Desmilitarizada - Demilitarized Zone, é normalmente conhecida como uma rede de raio ou rede de perímetro.

Em outras palavras, dmz é uma subrede que pode ser física ou lógica, contendo e expondo serviços internos para o lado externo, ou seja: expondo um serviço, computador, ou dispositivo totalmente a internet ou outra rede desejada.

🌐Quando usar uma DMZ no roteador ?

A DMZ é muito útil quando queremos expor um computador ou serviço, totalmente acessível pela internet, sem utilizar redirecionamento de portas nem filtros.

🌌Ok, mas por que eu criaria uma DMZ então ?

Simples, para permitir acesso a algum tipo de serviço hospedado em seu dispositivo para o lado externo de sua rede.

Quando você utiliza DMZ (NAT tem de estar habilitado), seu roteador não está sendo hábil a fazer o redirecionamento de portas corretamente ou não suporta determinado redirecionamento.

Vejo esse problema acontecer muito com games e servidores de câmeras.

Dá uma olhada neste artigo sobre a NET Virtua, preste atenção aos comentários no artigo, há muitas pessoas relatando problemas e soluções sobre VPN, DMZ, NAT, Firewall, Servidores de Câmeras, etc...

hospedagem-gratis-por-1-ano

⛔Por que você não deveria habilitar uma DMZ no modem ou roteador ?

Entenda que habilitando uma DMZ no seu modem ou roteador você estará de fato comprometendo a segurança de sua rede, computador ou dispositivo.

Então, eu acho que você deveria tentar primeiro fazer a liberação de portas de forma manual no roteador, use DMZ como último caso.

Apoveite e leia : Pra que serve o Firewall SPI em um roteador ?, este artigo pode te ajudar também com o uso de redirecionamento de portas (port forwarding) e/ou uso de dmz.

Ao usar uma DMZ você não estará usando nenhum redirecionamento de portas, seu computador ficará completamente exposto a internet.

Sim, quando você usa DMZ, não é só o serviço que quer servir que está exposto, seu computador ou servidor inteiro estará completamente liberado na internet a qualquer um.

Além disso, uma Zona Desmilitarizada (DMZ - Demilitarized Zone) não torna somente um serviço acessível a internet, mas sim todos os dados do computador podem ser acessados irrestritamente, não havendo nenhum tipo de proteção a este dispositivo ou computador exposto na DMZ.

Entenda que quando um PC está na DMZ ele está na verdade a frente do Firewall e não por trás de um firewall que seria o modo correto.

Repare bem na imagem abaixo:

dmz-nat-firewall

Deu pra entender a figura acima ? Notou que o dispositivo que pode ser um PC, Servidor, ou qualquer dispositivo está posicionado após o firewall, e não antes do firewall ?





🚥Por que você deveria habilitar uma DMZ no modem ou roteador ?

Tenho que dizer que por outro lado, uma DMZ pode acrescentar uma camada a mais de segurança a sua rede local - LAN, onde se mantém todos os serviços que tenham acesso externo como: servidores HTTP, SMTP, FTP, DNS, Servidores, de câmeras, Servidores de jogos, etc... separados da rede local.

Olhando desse modo, o prejuízo em caso de algum destes serviços serem alvos de ataques hackers ficarão restritos ao computador ou dispositivo na DMZ.

Isso coloca a rede local afastada de problemas.

Outro caso a ressaltar é quando você usa a opção Port Forwarding do modem ou roteador e precisa de um número extenso de portas diferentes para fazer funcionar, neste caso o uso da DMZ é mais indicado para você não precisar abir tantas portas.

👍Conclusão:

Para resumir, computadores presentes em uma rede DMZ não devem possuir nenhuma forma de acesso a sua rede privada, você deve usar este recurso com cautela, sempre observando as normas de segurança. Cada caso é um caso - avalie !

📨Cadastre-se para receber nossos artigos sobre TI !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !