Textual description of firstImageUrl

Como remover arquivos temporários do Windows 10 ?


O Windows 10 cria, mas também nos permite remover arquivos temporários obsoletos do sistema operacional.


Quando você nota que seu sistema está ficando sem espaço de armazenamento, ou que boa parte de seu espaço está sendo tomado sem você saber por que motivo...

como-remover-arquivos-temporarios-do-windows10

O Windows 10 cria arquivos temporários que são usados para acelerar o carregamento do sistema operacional e aplicativos, mas também nos permite remover estes arquivos temporários quando se tornam obsoletos para o sistema.

Há algumas formas de você verificar e executar estas ações sem instalar nenhum programa.

O Windows 10 possui 2 maneiras de remover arquivos temporários do sistema operacional que podem estar desperdiçando espaço no seu pc sem você saber.

Como excluir automaticamente arquivos temporários no Windows 10 - Método I

Usando os passos a seguir você poderá excluir arquivos temporários que estão tomando espaço automaticamente.

Você vai utilizar o Sensor de Armazenamento do Windows 10 para remover arquivos temporários, isso inclui arquivos que foram utilizados no upgrade do Windows e não estão mais sendo usados.
  1. Clique no menu iniciar.
  2. Clique em configurações.
  3. Clique em Sistema.
  4. Clique em Armazenamento no menu a esquerda - figura abaixo.
  5. Em Armazenamento, ative o Sensor de Armazenamento se não estiver ativado.

windows10-sensor-de-armazenamento

Depois de concluir as etapas acima e ativar o Sensor de Armazenamento no Windows 10, o sistema excluirá automaticamente arquivos temporários, além de arquivos que estiverem na lixeira por mais de 30 dias a partir da data que você o ativou.

Logo abaixo você também pode clicar no link: Configurar o Sensor de Armazenamento ou executá-lo agora !

windows10-sensor-de-armazenamento-ativado

Após clicar em "Configurar o Sensor de Armazenamento ou executá-lo agora" você pode alterar a forma como e quando o Sensor de Armazenamento libera espaço, ou até agendar a limpeza automática se preferir assim.







Você também pode executar o Sensor de Armazenamento sob demanda quando você quiser remover arquivos temporários no Windows 10 que podem estar ocupando espaço sem motivos - figura baixo.

windows10-sensor-de-armazenamento-executar-agora

Se você quiser remover arquivos temporários que o Windows 10 utiliza para se atualizar pelo Windows Update e que não são mais utilizados pelo sistema mas ficam lá caso você queira fazer um rollback do sistema operacional, então este é o painel para você executar esta ação - figura acima.

Configure o Sensor de Armazenamento conforme a figura acima, e clique no Botão Limpar Agora.

A ação acima pode levar alguns bons minutos a concluir dependendo do que você tem, mas você poderá trabalhar em outras coisas se não quiser esperar, aconselho a deixar o painel aberto.

👀 Observação importante:
Se você for como eu, aconselho a não deixar o Sensor de Armazenamento efetuar a limpeza da pasta Meus Downloads de modo automático, por razões óbvias é claro !


hospedagem-gratis-por-1-ano


Como excluir automaticamente arquivos temporários no Windows 10 - Método II

Você também pode remover arquivos temporários usando o utilitário Limpeza de Disco do Windows 10.

Se você está recebendo uma mensagem de que o dispositivo de armazenamento está cheio ou com pouco espaço livre, você pode usar a Ferramenta Limpeza de Disco para excluir arquivos temporários para liberar espaço em seu computador ou notebook.

Para remover os arquivos temporários do Windows 10 usando o utilitário Limpeza de Disco faça o seguinte :

  1. Abra o Explorador de arquivos.
  2. No painel esquerdo clique em: Este Computador - figura abaixo #1.
  3. Clique com o botão direito do mouse na unidade "C" que geralmente é a partição que contém a instalação do Windows - figura abaixo #2.
  4. Selecione Propriedades no menu - figura abaixo #3.
  5. Neste painel clique no botão Limpeza de disco - figura abaixo #4.
  6. Clique no botão Limpar arquivos do sistema para remover arquivos que foram baixados do Windows Update e estão obsoletos pois já foram instalados - figura abaixo #5.
  7. Pronto, tarefa concluída ! 

remover-arquivos-temporarios-Windows10-Limpeza-de-Disco

👌🏽Conclusão:

Depois que você concluiu todas as etapas, os arquivos foram excluídos permanentemente do computador abrindo espaço para novos arquivos e atualizações.

📨Cadastre-se para receber nossos artigos sobre TI !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !