Textual description of firstImageUrl

Windows 10 com recuperação da nuvem !


Nova característica sendo testada para recuperar ou reinstalar o Windows 10 : Download da Nuvem !


A Microsoft está testando um serviço de recuperação direto da nuvem no Windows 10.

windows-10-com-recuperacao-da-nuvem

Esta nova ferramenta ainda está em fase de testes, mas eu testei...

Windows 10 com recuperação direto da nuvem !

Testando o Windows 10 do programa Windows Insider da Microsoft, notei que o Windows realmente terá a opção "Download da Nuvem" que baixará a versão mais recente do sistema para reinstalação caso você necessite zerar seu computador por algum motivo.

Como essa função não usará uma imagem de recuperação local, isto economizará espaço de armazenamento no seu drive.

A desvantagem dessa nova tecnologia é que poderá levar uns bons 45 minutos ou mais para baixar toda a imagem, isto dependendo da conexão que você estiver usando no momento.

Isto já era feito pela Apple a bastante tempo, e é bem vindo ao Windows 10 também !

Continuando: nem sempre conseguimos reparar o Windows se a instalação estiver em um estado muito ruim, ou em outras palavras: corrompida !

É aqui que a opção de download da nuvem pode ser uma mão na roda !

Observe que quando você executa uma recuperação do Windows 10, após a redefinição ou recuperação você precisa baixar as atualizações mais recentes do Windows pelo Windows Update.

Este novo recurso de "Download da Nuvem" evitará esse problema, por que quando você baixa da nuvem, subentende-se que a imagem do sistema já vem atualizada com as útlimas atualizações automáticas dos servidores da Microsoft.

Algo como criar seu pendrive para reinstalar o Windows com os últimos updates.




Este recurso ainda não está disponível oficialmente, pois ainda está em fase de testes, mas teremos de dar 7 passos para acessar a recuperação em nuvem do Windows 10:

1 - Painel Configurações

Clicar no menu iniciar, ou utilizar o atalho Windows + i para acessar o Painel de Configurações, depois clicar em Atualização e Segurança - imagem abaixo.

painel-de-configurações

2 - Opção Recuperação

Clicar no menu Recuperação - imagem abaixo

02-atualização-e-segurança

3 - Restaurar o PC

Clicar em Começar agora - imagem abaixo

recuperação

4 - "Manter meus arquivos" ou "Remover tudo" ?

Após os cliques acima, você terá de escolher entre:
Manter meus arquivos ou Remover tudo - imagem abaixo

manter-arquivos-remover-tudo
 
5  - Download da Imagem

Depois da escolha acima aparecerá a opção de Download da Nuvem que baixa os arquivos de instalação dos servidores da Microsoft ou “Reinstalação local” para usar os arquivos armazenados em seu SSD ou HDD - imagem abaixo.

05-windows10-recuperação-remover-tudo

6 - Configurações adicionais / Alterar configurações:

Você poderá efetuar algumas configurações opcionais caso clique em "Alterar configurações" - imagem abaixo

windows10-download-nuvem-avisos

7 - Escolher configurações: Limpar dados e Baixar o Windows

Se você clicou em  "Alterar configurações" você terá 2 opções - imagem abaixo

07-windows10-download-da-nuvem-limpar-dados

Lembre-se que esta função não está disponível se você não faz parte do Windows Insider, pois ainda está em testes.

Resumindo tudo isso: o que acontece durante o processo de redefinição, é que o Windows fará o download dos arquivos e reinicializará no ambiente de recuperação Windows RE.

No ambiente de Recuperação do Windows, o processo de instalação reunirá os drivers do seu sistema Windows atual para certificar-se de que seu hardware continue funcionando.




Ele também aplicará personalizações de OEM, incluindo os aplicativos pré-instalados do Windows; então, é melhor não apostar com a remoção de todos os bloatwares instalados pelo fabricante do seu notebook ou PC.

Você ainda pode usar o recurso Reinstalação local se assim preferir, lembra do meu artigo: Nunca mais formate seu PC. Lembra deste artigo ?

A opção de Download da Nuvem também estará disponível no ambiente de recuperação que é carregado quando você não consegue inicializar o seu PC.

A partir daí você poder usar o recurso de redefinição do computador para baixar novos arquivos da Microsoft e reinstalar o Windows, mesmo que o próprio Windows esteja corrompido e não possa inicializar.

Vamos depender dos fabricantes para criar drivers que funcionem no ambiente de recuperação, digo antes do Windows ser carregado.

Conclusão:

O que você acha desta nova função ? Valerá a pena utilizar ? Você não gosta ? Compartilhe suas opiniões, não tem certo nem errado.

💌 Cadastre-se para receber nossos artigos !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !