Textual description of firstImageUrl

Como atualizar do Windows 2012 para 2016 sem falhas?


Como você pode atualizar o Windows Server 2012 para o Windows Server 2016, sem perder suas configurações e dados armazenados!


Ok, se você chegou até aqui, é porque você quer atualizar o seu servidor para uma versão mais nova, certo ? Sim você pode atualizar seu servidor Windows 2012 para uma versão mais recente de servidor Windows.

como-atualizar-do-windows-2012-para-2016

Há muitos recursos novos e bem legais de se trabalhar no Windows 2016 Server que garantem um melhor manuseio e gerenciamento do sistema como um todo, mas este não é o foco deste artigo.

Se você veio de versões anteriores como eu, fique sabendo que o Windows 2016 suporta apenas arquitetura de 64 bits, além disso: o Windows Server 2012 e o 2016 possuem apenas quatro edições.

Eu entendo que você sabe que atualizar um servidor sempre é um processo complicado, e sujeito a falhas, sabe disso não é ?

Então, eu (e a Microsoft também) recomendo que você administrador de sistemas faça um backup completo do sistema servidor, ou você pode também se preferir, efetuar uma migração de funções e configurações para seu novo servidor Windows 2016 ao invés de atualizar.

Como instalar, atualizar ou migrar para uma versão mais recente do Windows Server ?

Se você não tem tempo, e já fez o backup completo do seu servidor Windows 2012 totalmente, vamos aos 10 passos para atualizar (upgrade) seu servidor para o Windows 2016.

Quais são as opções de atualização do sistema ?

Para atualizar do Windows Server 2012 para o Windows Server 2016 você precisará cumprir alguns requisitos obrigatórios:
  • Todas as edições do Windows Server 2016 são versões de 64 bits, então é óbvio que você não conseguirá atualizar de 32 bits para 64 bits, isto acontece até nas versões do Windows mais comuns que não a de servidor.
  • Apenas o Server 2012 pode ser atualizado para o Windows Server 2016, se você veio do 2008 server, esqueça, vai ter de atualizar para o 2012 primeiro.
  • Você não poderá atualizar por exemplo uma edição Essential 2012 para Data Center 2016, somente edições iguais.
  • Se você utiliza uma versão do sistema em português, não pode atualizar para inglês por exemplo, somente para o mesmo idioma.
  • Se você tem instalado a versão Servidor com Desktop, não conseguirá fazer upgrade para uma versão Core e Vice-versa.
  • Não dá pra atualizar uma instalação anterior do Windows Server para uma cópia de avaliação do Windows Server.
  • Você precisa desativar a proteção anti-vírus porque isso pode tornar o processo de upgrade muito mais lento que o normal.
  • Se o seu servidor usar o NIC Teaming, você terá de desativá-lo, quando o servidor for atualizado por completo, volte a habilitar o NIC Teaming novamente.
  • Faça backup completo do servidor, isso inclui um system state ou imagem completa do mesmo, pois problemas podem ocorrer.
  • Antes, dê uma faxina completa no seu servidor 2012, para evitar erros ou falhas durante o processo de upgrade.

Mãos a obra: Como fazer instalação limpa, atualização in-loco ou migrar para o Windows Server 2016 agora ?





1 - Instalação inicial:

Se você tiver um DVD, pendrive, ou pode ser copiado para uma pasta, faça login no Windows Server 2012, abra o explorador de arquivos, e dê um duplo clique no arquivo setup.exe ou talvez já tenha sido executado automaticamente a instalação do Windows Server 2016.

explorador-de-arquivos

2 - Download de atualizações:

Como o procedimento é de praxe aqui, basta selecionar Download e instalar as atualizações para deixar a instalação continuar sem problemas, recomendo marcar a opção: Eu quero ajudar a tornar a instalação do Windows melhor, depois clique no botão Next.

windows-update-servidor

3 - Seleção da versão:

Selecione a edição do sistema operacional que você deseja, lembre-se: só poderá atualizar para a mesma edição; no meu caso foi o Data Center com Desktop pois eu não quero ter só a CLI instalada. Depois basta clicar no botão Next.

windows-server-versoes

4 -  Contrato de licença:

Leia as notas e os termos da licença, ou não leia se você não gosta de ler, clique no botão Accept para aceitar o contrato.

windows-2016-notas-contrato

5 - Manter ou não seus arquivos:

Você precisa de atenção aqui, pois você está atualizando uma versão servidor para uma mais nova, então você precisa clicar na opção: Keep personal files e apps para manter tudo intacto.

Como eu disse antes, se você não escolher a edição certa do seu sistema, não conseguirá manter seus aplicativos e arquivos.





🎯 ATENÇÃO!!!
no meu caso eu queria fazer uma instalação limpa e completa, você tem de marcar a opção: KEEP PERSONAL FILES AND APPS para você manter tudo intacto após o upgrade para o Windows 2016 Server.

Veja a imagem abaixo !

Depois basta clicar no botão Next.

windows-2016-manter-arquivos

A instalação do Windows Server 2016 acontecendo!

6 - Verificação da compatibilidade:

Nesta fase da instalação, o Windows Server 2016 verificará automaticamente o seu sistema e descobrirá se o seu servidor Windows 2012 é compatível com os requisitos do Windows 2016.

Apesar da imagem abaixo mostrar que nada será mantido (Keep Nothing), você provavelmente marcou a opção de manter apps e arquivos.

Porém, no meu caso eu queria uma instalação limpa pois vou migrar inclusive para um hardware mais robusto, sendo um rack DELL PowerEdge R240 com 2HDs de 2TB e 16GB de RAM.

Depois da verificação basta clicar no botão Install !

A partir daí não dá mais pra desistir e voltar atrás !

windows-2016-instalacao-padrao

De agora em diante você precisará de um pouco de paciência, porque a instalação leva muito tempo desde baixando e instalando updates, e em várias reinicializações.

windows-servidor-2016-instalando

7 - Configurações regionais:

Aqui você terá de especificar o seu país, idioma, e seu tipo de teclado conectado no servidor.

Não se esqueça que você pode mudar a linguagem posteriormente.

Depois clique no botão Next para passar para a próxima etapa.

windows-servidor-2016-idioma

8 - Contrato de licença:

Mais uma contrato de licença para você aceitar (ou não). Depois clique no botão Accept.

windows-servidor-2016-termos-licenca

9 - Usuário e senha:

Aqui o sistema pede o nome do usuário e senha para administrar o servidor.

Você pode utilizar as mesmas credenciais do seu servidor Windows 2012, ou você pode criar uma nova.





O nome de usuário padrão é Administrator, então basta digitar uma senha composta de letras minúsculas, letras maiúsculas, números e símbolos e depois clicar no botão Finish.

windows-servidor-2016-administrador

10 - Tela de bloqueio e login:

Agora que a instalação acabou, basta você pressionar Ctrl+Alt+Del para utilizar seu usuário e senha de administração do servidor criados no passo #9.

windows-servidor-2016-tela-de-login

Ok, é isso ! Seja bem-vindo ao seu novo servidor Windows 2016.

Finalmente seu servidor está atualizado e operacional (espero).

Você fez o upgrade do servidor Windows 2012 para o servidor Windows 2016.

Conclusão:

Atualizamos o Server 2012 para o Windows Server 2016. Sinta-se livre para deixar um comentário abaixo. Eu tento responder todas as perguntas aqui no blog o mais rápido possível, mas as vezes não dá. Eu espero que você tenha gostado deste artigo. Em breve vou postar um tutorial SAMBA que eu uso para criar servidores compartilhando pastas, arquivos, e impressoras com Linux. Até mais !

💌 Cadastre-se para receber nossos artigos !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !