Textual description of firstImageUrl

Qual a função de um servidor DHCP ?


A função principal do servidor DHCP é fornecer endereços IP a computadores, smartphones, tablets, impressoras de rede, IoT, entre outros dispositivos que conectam a uma rede.


Um servidor DHCP concede automaticamente endereços IP diferentes a todos os computadores, impressoras de rede, e dispositivos conectados a sua rede local ou da internet.

qual-funcao-de-um-servidor-dhcp

Um servidor dhcp é um servidor que concede e controla quais endereços IP os dispositivos de sua rede recebem, para que eles se comuniquem com outros computadores, dispositivos e a Internet.

Qual a função de um servidor DHCP ?

Um dhcp (Dynamic Host Configuration Protocol) é uma parte essencial de uma rede de computadores e dispositivos, não importa seu tamanho.

Normalmente a atribuição de endereços IP é automatizada depois que um servidor dhcp é previamente configurado.

No entanto, quando você precisa de IPs estáticos, o dhcp também pode lhe dar uma grande ajuda se configurado corretamente.

O servidor DHCP pode lidar com atribuições de IP ?

Veja bem que todo e qualquer dispositivo que se conecta a uma rede precisa de um endereço IP, seja IPV4 ou IPV6, certo ?

Ainda há muitas redes que são configuradas com endereços estáticos, principalmente as que não possuem um servidor dedicado para ser um servidor DHCP, ou servidores que não tenham o serviço dhcp instalado.





Acontece que quando você atribui manualmente endereços IP na sua rede, além de ser uma tarefa cansativa e complicada, principalmente quando você tem uma rede com mais de 5 computadores em diante, você acaba não padronizando e/ou administrando de um ponto central estes endereços.

Nestes casos eu aconselho você a usar um servidor dhcp para automatizar o processo de concessão de endereços ip.

Há algo de errado em atribuir endereços ip manualmente ?

Sim há, você perde automatização e gerenciamento caso use endereços ips definidos manualmente.

Imagina que o DNS do seu provedor não está operando conforme o desejado em algum momento de seu trabalho, e por consequência você não consegue acessar algumas páginas na internet !

Agora imagine ter de trocar o DNS de cinco estações ou mais, e depois ter de retornar tudo ao que estava antes quando seu provedor de internet reparar o DNS problemático?

Com um servidor dhcp você efetua esta configuração de uma única vez sem incomodar os usuários tendo de ir alterar manualmente os ips em 5 computadores, sem falar nos dispositivos.

E se o seu gateway da rede for alterado ? Entendeu ?

O que é e como funciona o DHCP ? Como o servidor DHCP atribui endereços IP ?

Quando um cliente, seja ele um computador, uma impressora, um smartphone, ou qualquer outro dispositivo se conecta a uma rede local ou internet, ele manda um broadcast que é uma mensagem de solicitação/informação ao servidor DHCP responsável pela sua rede.

servidor-dhcp
Seu dispositivo faz isso para receber um endereço IP, e configurações de rede do servidor DHCP, como: gateway, dns, rotas, nomes netbios, etc...

Então, logo a seguir o DHCP responde com um endereço ip contendo regras e configurações da rede, o solicitante recebe estas informações, e então é permitido a conectar na rede com o endereço ip atribuído a ele.

É verdade que um servidor DHCP controla intervalos de endereços IP ?

Sim é verdade, você pode configurar o dhcp para controlar intervalos de endereços IP disponíveis para sua rede.

Suponhamos que você criou e/ou definiu uma faixa de endereços ip  entre 192.168.100.10 até 192.168.100.50.

Os dispositivos em sua rede só receberão endereços dentro da faixa 10 até 50 !

Note bem que estes endereços serão atribuídos automaticamente a seus dispositivos, sejam eles computadores, impressoras e/ou smartphones.

Qual é o benefício real de se ter um servidor DHCP ?

O benefício real disso é você poder controlar quantos quantos dispositivos você quiser.

Porém, a desvantagem é que, se você definir um alcance muito pequeno, certamente e involuntariamente você poderá impedir a conexão de vários outros novos dispositivos que queiram se juntar a sua rede.

É preciso planejar !





Há outras configurações possíveis em um servidor DHCP ?

Há várias configurações que você pode passar automaticamente para clientes em uma rede quando existe um servidor DHCP na sua rede, vejamos algumas:
  1. Atribuir endereços IP automaticamente.
  2. Atribuir endereços de gateway automaticamente.
  3. Atribuir endereços de servidores dns automaticamente.
  4. Atribuir endereços IP automaticamente a impressoras de rede.
  5. Atribuir endereços IP de servidores de rede.
  6. Bloquear dispositivos que você não quer que conectem a sua rede.
  7. Isolar dispositivos desconhecidos de sua rede.
  8. Atribuir domínios a estações de sua rede caso use um servidor de domínios.
  9. Fornecer renovações ou cancelamento de IPs aos seus dispositivos (todos).
  10. etc...
Há necessidade de configurar localmente endereços IP estáticos a alguns dispositivos como impressoras e outros dispositivos que precisam de um ip fixo ?

Negativo, se você utilizar um servidor DHCP Linux ou Windows, ou até mesmo alguns roteadores conseguem fazer isso, você nunca mais precisará configurar manualmente endereços IPs em sua rede.

Você pode atribuir sempre o mesmo endereço ip a uma impressora por exemplo, cadastrando seu endereço de mídia (mac address), isso é chamado de reserva de endereço dentro do servidor DHCP.

Quando você cria uma reserva de endereços ip no servidor dhcp, os endereços de mídia cadastrados sempre receberão o mesmo endereço IP atribuído pelo DHCP.

Conclusão:

Este artigo tem o objetivo de elucidar alguns sobre a utilização de um servidor DHCP e o que pode ser feito com eles.

💌 Cadastre-se para receber nossos artigos !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !