Textual description of firstImageUrl

Instalar e utlizar o remote desktop services


Como instalar e utilizar o Remote Desktop services para trabalhar remotamente com os programas dentro da sua empresa.


O Microsoft Remote Desktop Services é uma ferramenta que você pode usar para conectar aos servidores de sua empresa e utilizar seus programas como se estivessem instalados em seu computador, isto tudo de forma totalmente remota e/ou móvel.

instalar-e-utlizar-o-remote-desktop-services

Tentando definir, seria como se você tivesse os programas instalados em seu computador, ou como trabalhar na nuvem com servidores dentro da sua empresa utilizando apenas a internet ou até localmente pode ser feito isso se você assim preferir.

O que preciso fazer para ter o Remote Desktop Services - RDS ?

1 - Você terá de instalar o RDS - Remote Desktop Services

Você terá de ir até o seu servidor Windows 2012 ou superior, e navegar até "Add Roles and Features" lá no Server Manager, depois clicar em: "Remote Desktop Services Installation", depois em "Quick Start" !

2 - Session-Based Desktop Deployment:

Você deverá escolher a opção: "Session-Based Desktop Deployment".

3 - Connection Broker:

Só para você saber: o  Connection Broker é o assistente que faz a conexão com o Remote App depois de instalado e reiniciado o servidor.




4 - Server Manager:

Após isso, em seu servidor lá no server manager, terá uma nova guia no painel esquerdo chamada de: Remote Desktop Services.

No Server Manager haverá agora todos os servidores instalados com o RDS, e em Collections pode-se ver a Coleção de softwares que foi criada automaticamente, porém nós podemos remover a Coleção padrão criada e criar uma nova "Collections" navegando até Tasks, depois clicando em "Create a Session Collections" com os novos apps e suas devidas permissões de uso.

5 - Enable User Profle Disks:

Atente para um detalhe importante quando você estiver criando uma nova Coleção, marque a opção "Enable User Profle Disks", pois o motivo disto é você guardar o perfil do usuário no servidor RDS para uma futura sessão, sendo assim a sessão do usuário supostamente será carregada mais rápido da segunda vez que o usuário usar seu perfil ou conectar novamente ao servidor.

Então, depois que a nova "Collections" for criada no passo acima, nós ainda temos que ajustar alguns ítens como os APPS que estarão disponíveis para uso remoto.

6 - Publicação dos Remote APP´s:

Considere esta parte como a Publicação dos Remote APP´s. Ainda no Painel de Publicação de Programas você também poderá adicionar programas que não estão na lista padrão do Windows, bastando para isso que você informe qual o drive e caminho onde está o executável de seu programa.

Nesta parte, e ainda no Painel de Publicação de Programas, você poderá customizar ítens como Grupos de segurança que terão acesso aos Remote Apps, limite de tempo da sessão, nalanceamento de carga, etc...

7 - Sessões ativas e mensagens:

Neste painel você poderá visualizar sessões de usuários ativas no RDS, enviar mensagens aos usuários, ou até finalizar a sessão de um usuário se precisar.

8 - Logon no RDS:

Para se logar via web no RDS utilize utilize o endereço padrão automático:
"https://nome-do-servidor/rdweb" , forneça seu usuário e senha que você utiliza em seu domínio, clique no aplicativo que deseja utilizar, e aceite o certificado, simples assim !




9 - Alta disponibilidade:

Se você precisar configurar o Load Balancing (Balanceamento de Carga) vai precisar do SQL Server Instalado no seu servidor.

10 - Como logar no servidor RDS e utilizar os apps ?

Tudo o que você tem de fazer é utilizar o passo de nº 8 aqui no artigo ou criar uma conexão a área de trabalho remota do Windows Server!

Observação:

Não esqueça que você deve definir o tempo de duração de suas sessões RDS, senão elas podem ser infinitas, desta forma você precisa ajustar o limite de tempo da sessão nas configurações do RDS.

Ah, não podemos esquecer que você também pode usar o RDS em um servidor autônomo, ou seja: que não seja um controlador de domínio.

Conclusão:

Este é um tutorial direto e avançado. Se você está lendo este artigo é por que possui conhecimento avançado no tema, querendo apenas uma direção ou conceito de como o RDS funciona.

Através deste link com desconto: https://amzn.to/3G2nNsh você pode comprar qualquer produto na AMAZON com frete grátis ilimitado em produtos enviados pela Amazon.com.br. Além disso, O Amazon Prime oferece prazos de entrega a partir de 1 dia útil para mais de 50 cidades.

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Um comentário :

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !