Textual description of firstImageUrl

Como corrigir o Windows.edb gigante?


Como corrigir no Windows 10 o arquivo windows.edb que se torna lento e enorme com o tempo de uso?


Se você começa a achar que seu computador está lento ao iniciar ou desligar, se o seu computador está ficando com pouco espaço no drive, ou seu pc está lento por qualquer motivo aleatório; provavelmente o arquivo windows.edb tenha crescido exacerbadamente.

como-corrigir-o-windowsedb-gigante

Este era um problema do Windows 7, e também no Windows 10 isto continua, o arquivo windows.edb ainda é o banco de dados que armazena todo e qualquer conteúdo relacionado a indexação do sistema de pesquisa do Windows 10 para fornecer resultados mais rápidos para arquivos, e-mails e muitos outros conteúdos.

Entenda que apesar do arquivo windows.edb ser um arquivo essencial do sistema operacional, com o tempo ele pode crescer demasiadamente a medida que você armazena mais arquivos em seu pc - coisa normal !

O problema principal é que se você usa um cliente de e-mail como o Microsoft Outlook, e o windows search estiver configurado para indexar o arquivo PST do outlook, o tamanho do banco de dados do windows.edb pode eventualmente se tornar um arquivo gigante com centenas de gigabytes.

E isso tornará o sistema operacional lento e inutilizável, isso inclusive impedirá que você armazene mais arquivos na pasta
%ProgramData%\Microsoft\Search\Data\Applications\Windows
que é onde o arquivo windows.edb está salvo.

explorardor-arquvos-windows_edb
Se você notar que a pasta ProgramData é muito grande, ou você sabe que o windows.edb gigante é a razão pela qual seu computador está ficando lento ou sem espaço no drive, há duas soluções para reduzir o tamanho do banco de dados do Windows Search.

Eu vou te mostrar alguns passos que você usará para excluir e/ou reduzir o tamanho do banco de dados do windows.edb quando ele ficar enorme e você acha que seu computador está ficando sem espaço no drive ou você não pode mais operar seu computador com o Windows 10.

Como corrigir o arquivo Windows.edb gigante pela GUI?

Abra o painel de Configurações do Windows 10 e clique em Pesquisar - figura abaixo.
painel-configuracoes-windows10
Clique em Pesquisando no Windows - figura abaixo.

pesquisando-windows10

Clique na opção Opções Avançadas do Indexador de Pesquisas - figura abaixo.

configuracao-avancada-indexador-pesquisa

Clique no botão Avançado - figura abaixo.

opcoes-indexacao-avancado

Clique no botão Recriar - excluir e recriar índice - figura abaixo.

recriar-indice-windows-10

Clique no botão OK - figura abaixo.

recriar-indice-arquivo-windows_edb

Uma vez que você executou a opção de recriar o arquivo windows.edb, o mesmo será excluído e substituído por uma nova versão menor para indexar o arquivo de banco de dados do Windows Search novamente, retornando assim a pasta ProgramData e o arquivo windows.edb, a um tamanho normal e aceitável.

Como corrigir o arquivo Windows.edb gigante pela linha de comandos?

Sim, há outra maneira de você reconstruir o banco de dados de índices do Windows 10, você pode desfragmentar o arquivo windows.edb para reduzir seu tamanho, tudo pela linha de comandos.

desfragmentar-windows_edb-prompt-comandos

Abra um prompt de comandos com poderes administrativos.

Digite:
sc config wsearch start=disabled
isto irá impedir que o Serviço Windows Search inicie automaticamente.

Digite:
net stop wsearch
para parar o serviço de pesquisa.

Digite:
esentUtl.exe /d %AllUsersProfile%\Microsoft\Search\Data\Applications\Windows\Windows.edb
isto desfragmentará o arquivo windows.edb e torná-lo-a menor.

Digite:
sc config wsearch start=delayed-auto
para atrasar a pesquisa do Windows durante a inicialização.

Digite:
net start wsearch
para iniciar o serviço de pesquisa no Windows 10.

Uma das seguintes opções vai te ajudar, eu pessoalmente uso a GUI, mas quando há algum computador que não quer iniciar ou está muito lento, geralmente inicio em modo de segurança direto na prompt de comandos e utilizo o método2 acima reduzindo o tamanho do arquivo windows.edb e tornando o computador operacional novamente.

Conclusão:

Eu acho que se você não tem muitos arquivos, mas por algum motivo está usando o Outlook ou seu computador está lento por causa dos motivos acima, recomendo desfragmentar o arquivo windows.edb regularmente.

💌 Cadastre-se para receber nossos artigos !
O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fale comigo!.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !