Este blog te ajudou? Ajude o blog com 5 Reais apenas!

Textual description of firstImageUrl

Habilitar ou não o Modo Jogo do Windows 10?


Você sabia que computadores com Windows 10 têm o "Modo de Jogo" ativado por padrão?


Pois é, todos os PCs com Windows 10 têm o "Modo jogo" ativado por padrão. Isso mesmo: A Microsoft já tinha divulgado antes este recurso, mas agora ele foi ativado na surdina.

Modo-jogo-windows10-xbox

Eu converso com alguns amigos e usuários também que me relatam que desativar o Modo Jogo aumenta o desempenho de certos jogos para PC, será?

O que o "Modo jogo" faz no Windows 10?

Vale lembrar que o recurso Modo Jogo foi introduzido pela primeira vez no  Windows 10 Creators Update, lembram ? A famosa Atualização para Criadores do Windows 10 que foi lançada em abril de 2017, o "Modo Jogo" prometeu aumentar o desempenho de muitos jogos para PC.

Em todo o caso, aqui está a declaração oficial da Microsoft: O Modo Jogo "ajuda a alcançar uma taxa de quadros mais estável dependendo do jogo e do sistema específicos".

Tecnicamente o modo jogo funciona detectando jogos e dando-lhe acesso prioritário aos recursos do seu computador. O jogo que está no foco recebe mais recursos de CPU e GPU, enquanto outras tarefas (aplicações e processos) de fundo recebem menos recursos.

Isso só funciona se o Windows 10 detectar que você está jogando um jogo.

A explicação limitada da Microsoft sobre o Modo jogo também diz que, no Modo de Jogo  no Windows Update não instalará automaticamente drivers de hardware ou notificá-lo para reiniciar seu PC enquanto estiver jogando um jogo. Isso reduzirá as interrupções - realmente não vivenciei isto para afirmar.

O modo de jogo aumenta o desempenho?

Hummm... O Modo Jogo pode aumentar o desempenho de jogo do seu PC, ou talvez não - nunca testei. Dependendo do jogo, do hardware do seu PC e do que você tem rodando em segundo plano, você pode não ver nenhuma diferença, meus amigos dizem que melhora muito a performance se desativar o Modo Jogo, mas eu não sei pois nunca testei.

Eles sempre relatam que eu terei um maior aumento no desempenho dos jogos quando um jogo está competindo por recursos com outros programas em execução em seu PC.

Se o seu PC tiver muitos recursos de CPU e GPU para rodar, o Modo Jogo provavelmente não fará muita diferença.

Eu li a algum tempo atrás por curiosidade sobre um teste de 2017 da Revista PC Gamer que  descobriu que o Modo Jogo aumentou um pouco o desempenho do jogo em hardware low-end.

No entanto, isso só foi possível as custas de tarefas de segundo plano com o Modo Jogo ativado, não era possível reproduzir um vídeo do YouTube em segundo plano enquanto jogava.

Na verdade e no meu entender, isso é apenas uma troca, recursos são retirados de tarefas de segundo plano e entregue ao jogo em foco no momento.

Por que o Modo Jogo está ativado por padrão?

Segundo a teoria da Microsoft o Modo jogo tenta detectar automaticamente quando você está jogando um jogo, aí ele entra em ação... 

Então no meu ver e entender: se você usa navegadores da Web e software de escritório o dia todo, o Modo Jogo não serve para nada. Certo ?

Quando você abre um jogo, o Modo Jogo do Windows 10 faz efeito e prioriza esse jogo sobre todo o resto no seu PC. Então, por que o Modo jogo não seria ativado por padrão? Ele não faz nada a menos que o Windows pense que você está executando um jogo...

O Modo Jogo pode às vezes causar problemas:

Sim, alguns usuários do Windows 10 falam que alguns jogos realmente funcionam mais lentamente com o Modo de Jogo ativado - que coisa isso não? Parece estranho e certamente não deveria funcionar desta forma mas às vezes funciona da forma errada mesmo.

Eu lembro que em maio de 2020, o site Guru of  3D escreveu  artigos sobre o Modo Jogo causando engasgos, gargalos e até telas congeladas com Placas de vídeo NVIDIA e AMD.

Mas por que isso poderia acontecer? eu acho que ao alocar mais recursos de hardware para um jogo e despriorizar tarefas de fundo, o Modo Jogo poder teoricamente tirar recursos de tarefas de segundo plano importantes, causando engasgos no sistema operacional ou até retardando o próprio jogo.

Ou simplesmente sejam apenas velhos bugs estranhos no Modo jogo com jogos específicos ou drivers gráficos. Isso tudo se tornou muito complexo para falar a verdade.


Bem, de qualquer forma, se você encontrar problemas estranhos como: engasgos, congelamentos, travamentos aleatórios ou FPS baixo enquanto você joga um jogo de computador, você pode talvez tentar desativar o Modo Jogo e ver se isso resolve o seu problema.

Acho que vale a pena testar se você é um Gamer.

Como ativar ou desativar o Modo de Jogo do Windows 10?

Para isso abra o painel de configurações pressionando o Windows + i, navegue até Jogos e depois clique Desativado, conforme a figura abaixo.


modo-jogo-windows10
















Assim como o exemplo acima você encontrará apenas uma única configuração: Modo de Jogo, que você pode ativar ou desativar.

Por padrão está ativado, Se você quiser desativar o Modo de Jogo, basta clicar no interruptor para desativar .

Ainda não há uma forma do Windows 10 ativar manualmente ou desativar o Modo de Jogo para um jogo individualmente.

Na Atualização de de 2017 que foi o Creators Update, você podia alternar o Modo jogo para jogos específicos na interface Xbox Game Bar que eu mantenho desativada, mas essa opção de jogo específico foi removida.

A partir da atualização de outubro de 2020 do Windows 10, você não a encontra mais em qualquer lugar da Barra de Jogos Xbox.


Para os detalhes nos parágrafos acima, tudo o que você pode fazer é alternar o Modo de Jogo dentro ou fora do sistema para todo o sistema.

Se o Windows achar que você está jogando um jogo o Windows ativará os ajustes do Modo De Jogo. Por outro lado, se o Windows não detectar que você está jogando um jogo, não há como habilitá-lo manualmente.

Eu acho que você não deve se preocupar muito com isso, mas eu mantenho isso tudo desativado por precaução, deixar o Windows 10 decidir pra mim se ativa ou não o Modo de Jogo não é o que desejo..


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !