Textual description of firstImageUrl

Como melhorar sua rede workgroup.


Como você pode melhorar a performance da sua rede workgroup com Windows.


O tráfego de rede é a movimentação de dados entre dispositivos conectados em uma rede, como computadores, roteadores, switches, etc. O tráfego de rede pode ser interno, quando ocorre dentro de uma mesma rede local, ou externo, quando envolve outras redes, como a internet.

como-melhorar-sua-rede-workgroup

O desempenho do tráfego de rede pode afetar a qualidade e a velocidade dos serviços e aplicativos que dependem da rede, como videoconferências, jogos online, streaming de vídeos, etc. Por isso, é importante saber como melhorar o tráfego de rede interno e externo com algumas dicas simples e eficazes. Aqui estão 10 dicas que podem ajudar você a otimizar o tráfego de rede.

Se você prefere ver um vídeo explicativo ao invés de ler:
https://youtu.be/BniEBsp4mMc

Como melhorar o tráfego de rede interno e externo com 10 dicas? 


  1. Verificar a Conexão de Rede:
    Você deverá certificar-se de que todos os cabos de rede estejam em boas condições e conectados corretamente. Mal contato gera instabilidade e pode causar lentidão, remova e reconecte os cabos.

  2. Atualizar os Drivers de Rede:
    Verifique eventualmente se os drivers das placas de rede de seus computadores ou Laptops estão atualizados. Você deveria dar uma olhada no site do fabricante do hardware do seu dispositivo para ver se há algum driver novo.

  3. Verificar o Tráfego de Rede:
    Não sei se você usa alguma destas ferramentas, o Kali Linux tem ótimas ferramentas que eu recomendo, mas você pode utilizar o Windows pois há boas ferramentas para ele. Muitas vezes o "Gerenciador de Tarefas" ou o "Monitor de Recursos" lhe fornecem recursos suficientes para identificar alguns aplicativos e/ou processos que podem estar consumindo recursos de sua rede.

  4. Utilizar Antivírus e Anti-malware:
    Se você ainda não utiliza um software destes, é preciso usar, mas lembre-se, eles podem afetar a performance da rede também, fique ligado nesta dica.

  5. Desativar Aplicativos em Segundo Plano:
    Isso é de praxe, verificar quem pode estar consumindo recursos da rede, nesta lista você precisa fechar tudo pelo gerenciador de tarefas e testar exacerbadamente a performance, você precisa ter a certeza de que nenhum app está sincronizando informações em segundo plano e consumindo recursos.

  6. Configurar Tráfego QoS  - Qualidade de Serviço:
    Caso seja necessário, configure o QOS no roteador para priorizar determinados tipos de tráfego, como videoconferências ou jogos online, caso sua vleocidade de conexão também esteja sendo afetada.

  7. Considerar a Troca de Hardware:
    Aqui é o seguinte: se a sua rede ainda estiver lenta internamente, talvez seja uma boa hora de considerar a atualização de hardware e /ou firmware dos seus roteadores, switches, ou até adição de um servidor para gerenciar a rede, coisa que eu recomendo fortemente, tnato pode ser um servidor Linux ou Microsoft.

  8. Otimização do Sistema geral:
    Não esqueça de forma nenhuma de manter o sistema operacional e aplicativos atualizados. Além disso, otimize o sistema periodicamente removendo programas desnecessários e arquivos temporários, isto ajuda também como sendo uma forma de manutenção perene.

  9. Verificar Configurações de Compartilhamento de Arquivos:
    Quando você utiliza workgroup como sua topologia de rede, você precisa certificar-se de que as configurações de compartilhamento de arquivos estejam corretas e que não esteja ocorrendo um excesso de tráfego devido a configurações incorretas. Em se tratando de workgroup, mantenha poucos compartilhamentos de pastas e impressoras.

  10. Monitorar a Rede Local:
    Você deveria monitorar constantemente sua rede para identificar gargalos e problemas de desempenho em tempo real, as vezes reiniciar switches, modems e roteadores resolve o problema.
Se você ainda encontrar problemas na sua rede depois das dicas acima, você pode utilizar este tutorial da Microsoft para tentar resolver o problema: Desempenho de rede lento no computador de rede remota - Windows Client | Microsoft Learn

Por favor, anote isso: A melhoria da performance da rede pode envolver uma combinação de todas estas medidas acima, e pode ser necessário mitigar e ajustar as configurações conforme necessário para obter os melhores resultados possíveis.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !