Textual description of firstImageUrl

Windows 32 bits ou 64 bits qual o melhor ?


Guia definitivo - Por que é importante saber se o seu Windows é de 32 bits x86 ou 64 bits x64 - O que isto influencia no seu uso diário.


Muitas pessoas compram e recebem seus notebooks ou desktops com sistemas pré-instalados, e não se ligam muito se compraram um computador, seja ele qual for, de 32 bits ou 64 bits.

windows-32-bits-ou-64-bits

Confesso que faz tempo que não uso mais sistemas operacionais de 32 bits em meu notebook e desktop.

Porém, reparei que com o lançamento do Windows 10, a Microsoft ainda está oferecendo o Windows 10 em uma versão de 32 bits. Qual o motivo?

Pesquisando pelo Google e pelo Bing,  a Microsoft informa que ainda tem cerca de 70 milhões de usuários na plataforma 32 bits e não queria deixá-los de fora do update do Windows 10.

Leia aqui: A Nvidia não fornecerá mais drivers de 32bits e a Intel também não !

Como saber se o sistema operacional é 32 ou 64 bits? Como saber se meu pc é 32 ou 64 bits?

Se está tentando neste momento descobrir qual a versão do sistema operacional que você possui, você pode verificar clicando com o botão direito do mouse no botão Iniciar no Windows 10 e selecionando Sistema.

Sistema-Operacional-64bits
Janela Sistema do Windows 10, também presente nas versões anteriores do sistema Microsoft

Podemos observar na imagem acima o tipo de sistema operacional que você está usando e também se você está usando um processador de 64 bits ou 32 bits.

Bem, a menos que você tenha um PC muito antigo com mais de 10 anos de idade, você também deve ter um processador de 64 bits.






Beleza, mas o que importa isso tudo? Qual o melhor sistema operacional, 32 ou 64 bits

Importa muito dependendo de como você usa seu PC no dia-a-dia. A maior diferença entre os sistemas operacionais de 32-bits e de 64-bits é que a versão de 32 bits só pode endereçar menos do que 4 GB de memória RAM no total para todo o sistema operacional, e isso inclui a memória em sua placa de vídeo, sendo esta placa de vídeo onboard ou offboard.

Sistema operacional 32 bits e 64 bits + diferença:

Sistemas operacionais Windows de 32 bits endereçam até cerca de 3,5 GB de memória RAM no máximo, não interessando se você possui mais de 3,5 GB. O restante será desperdiçado.

O Gerenciamento desta memória também não é tão eficiente quanto as versões de 64-bits x64 que possuem muito mais instruções no código de acesso do sistema operacional.

Sistema operacional 32 bits reconhece quanto de memória ram?

Calma, continuando o que disse acima, você poderia teoricamente possuir um computador notebook, laptop ou PC Desktop com 8GB de memória RAM com hardware de 64bits executando o sistema operacional Windows de 32 bits, o que significa que haveriam 4 GB de memória no seu sistema que não serão usados para nada. Que desperdício, triste não é ?

Sistema operacional 32 bits suporta quanto de memoria?

Apenas sistemas operacionais de 64 bits podem endereçar, reconhecer e manusear mais de 4 GB de Memória RAM, este é um bom motivo para você migrar seu sistema operacional para 64-bits.

A capacidade de lidar com certas quantidades de memória RAM é a principal preocupação para o sistema operacional, para o hardware, e também para maioria de nós usuários e técnicos de computadores.

Sistema operacional de 32 bits vs processador 64 bits:

Algumas vezes o sistema operacional de 32 bits enxerga memória ram acima de 3,5GB, porém não consegue gerenciá-la no sistema. O problema aqui é que o sistema operacional é de 32 bits, logo não há instruções que façam uso desta memória ram. Não importa se o seu processador é de 64 bits e seu hardware também. O sistema passa a ser a barreira !

O que significa sistema operacional de 32 bits e 64 bits?

Bem, na medida em que os sistemas estão sendo atualizados com Windows 10, se você estiver usando um sistema operacional de 32 bits Windows 7 ou 8.1 e executar a atualização para Windows 10, a Microsoft vai lhe fornecer uma versão do Windows 10 de 32 bits, mesmo que você possua hardware de 64 bits, o que é comum em nossos dias.






Como mudar o sistema operacional de 32 bits para 64?

Bem, se você deseja partir da versão de 32 bits para 64 bits, você terá que executar uma instalação limpa, ou seja: reformatar todo o seu computador, e isto significa comprar uma cópia do Windows 10 novinha na caixa se você não tiver uma licença guardada.

Recomendo a ler os 2 artigos abaixo sobre como trocar ou mudar a chave serial ou número de série para outro computador com Windows:
  1. Como trocar a chave serial do Windows e colocar em outro computador ! 
  2. Como recuperar serial do Windows 10 ?
Conclusão:

A tendência é de que os sistemas operacionais e hardware de 32 bits desapareçam do mercado por completo, assim como já presenciei no passado a arquitetura dos XT´s de 8 bits e Pc´s de 16 bits sumirem por completo e se tornarem completamente obsoletos.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !