Textual description of firstImageUrl

Temperatura do PC


A fábula da renovação da pasta térmica do processador (CPU).


Esses dias atendi um determinado chamado onde informavam sobre um computador desktop estar lento demais. Pelas informações que recebi, o computador tinha 4 ou 5 anos de uso contínuo e nunca deu problemas graves, apenas alguns probleminhas relacionados a softwares, como instalação e desinstalação de programas.

temperatura-do-pc-desktop-computador

Enfim, o usuário informava que havia lido em alguns sites que era só trocar a pasta térmica que tudo estava resolvido, pois o problema era de super aquecimento do processador e o computador voltaria a ficar rápido.

Porém eu fui chamado porque ele não se sentia confortável em fazer essa troca de pasta térmica. Simples, não ?

Vamos observar alguns fatos que encontrei, e também vamos com calma para não cair na fábula da "renovação da pasta térmica do processador (cpu)" ou "troca da pasta térmica" que tudo se resolverá num passe de mágica.

Prestem bem atenção ao que vou dizer: "é ilusão trocar pasta térmica e seus problemas com temperatura alta do processador estarem solucionados, esta ação não resolve problemas de super aquecimento da CPU !"

Entendam que a pasta térmica é um condutor térmico e não dissipador de calor. Quem resfria o processador ou CPU é o cooler e uma boa circulação de ar no interior do gabinete, simples !

Só troque a pasta térmica se você trocar ou remover o Cooler do Processador (Cooler da CPU), ou você pode também trocar a pasta térmica depois do vencimento de sua validade.

Geralmente aquelas pastas brancas de silicone vencem em 3 anos, e são as mais baratas

 Já as pastas metálicas ou prata duram cerca de 5 anos. Algumas pastas mais caras que são classificadas como TOP duram mais de 8 anos, geralmente estas pastas vem em um saquinho quando você compra um bom cooler ou processador novo.

Dicas para não esquecer:
1 - Mantenha sempre seu cooler limpo e bem fixado.
2 - Melhore a circulação de ar no seu gabinete caso as temperaturas estejam altas.
3 - Faça uma manutenção preventiva em seu computador ou laptop.

cadastre-se-para-receber-artigos-por-email

Voltando ao assunto:
Como o computador em questão tinha 4 ou 5 anos de uso contínuo eu achei melhor remover a pasta térmica que ali estava e colocar uma pasta térmica de silicone mesmo que duraria pelo menos 3 anos mais, e é um procedimento recomendado como manutenção preventiva.

Havia também um motivo para o computador estar lento e era realmente superaquecimento.

O Rio de Janeiro este ano de 2016 está muito quente, é um verão de lascar mesmo, o resultado do Brasil todo em termos de verão é escaldante não acham ?

Continuando, como só havia o cooler do processador e o exaustor da fonte de alimentação aliviando o forno dentro do gabinete, coloquei duas ventuinhas a mais.

Uma apontando para o cooler do processador porém servindo como exaustor do gabinete e cooler do processador, e a outra ventuinha acoplada na frente do gabinete empurrando ar para dentro e ajudando no fluxo de ar com o exaustor da fonte de alimentação.

Depois de medidas as temperaturas na BIOS da placa-mãe e com o sistema operacional ativo verifiquei que a temperatura do processador (AMD FX 4100) variava entre 52ºC e 57ºC em um ambiente sem ar-condicionado, só com ventiladores.

Antes as temperaturas estavam chegando em 72ºC, que é uma temperatura muito elevada para uma CPU AMD FX 4100 e poderia ter levado a queima da mesma.

Usuário feliz e problema resolvido.

Abraços,
Gostou deste artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !