Textual description of firstImageUrl

Partição reservada ao sistema windows


Afinal, o que é a partição reservada pelo sistema operacional Windows 7, Windows 8 e Windows 10 ?


Estive solucionando algumas dúvidas de alguns amigos que me questionavam sobre uma partição FANTASMA no Windows 7 (que medo).
particao-reservada-sistema-win10
É completamente normal o Windows 7, 8 ou Windows 10 criarem uma partição especial chamada Reservada pelo Sistema quando o sistema operacional é instalado em um disco rígido (HDD) formatado ou re-formatado.

O Windows não atribui uma letra para essa partição, por isso, só possível visualizá-la por meio do utilitário Gerenciamento de Discos do Windows que se encontra em:

Painel de controle / Ferramentas Administrativas / Gerenciamento do Computador / Gerenciamento de Disco, ou alguma outra ferramenta semelhante que você instale em seu computador.

Reservado-pelo-sistema-operacional
Esta partição especial chamada de: Reservada pelo Sistema foi criada a partir do Windows 7, as versões anteriores do sistema operacional Windows não possuíam esta partição.

Afinal para que serve esta partição especial

Reservada pelo Sistema ?

particao-reservada-ao-sistema-windows

Bem, esta partição tem duas funções principais:

1 - Gerenciar o boot.
2 - Gerenciar dados de configuração de inicialização.

Particao-do-sistema-operacional-reservada-pelo-sistema

Mas quando o Windows cria essa partição ?
É necessário mantê-la ? Posso formatar a partição reservada pelo sistema ? Posso excluir a partição reservada pelo sistema ?


Vamos com calma: esta partição consome apenas 100MB de espaço em disco no Windows 7, 350MB no Windows 8 e No Windows 10 apenas 100MB.

Esta partição especial reservada pelo sistema operacional é criada durante o processo de instalação do Windows, quando a instalação particiona automaticamente seu HDD.

Quando você usa o gerenciador de discos do Windows nota-se que existe um espaço não alocado, como na imagem acima.

E se eu quiser, é possível excluir essa partição ?


Sim é possível ! Existem muitas formas de excluir essa partição, porém não entrarei nesse assunto por  4 motivos que informo abaixo:

1 - O espaço ganho após a exclusão da partição é tão pouco que não vale a pena.

2 - Esta partição é essencial para algumas funções importantes, como criptografia de unidades.

3 - Você nem se dará conta que esta partição existe, então deixe-a lá mesmo.

4 - Você irá precisar dela quando seu computador não inicializar direito por algum motivo.

Bem, se você chegou até aqui e quer saber como criar uma partição reservada pelo sistema com o DISKPART, aconselho você a ir para o artigo: Como usar o Diskpart do Windows, ou Comandos do Diskpart do Windows - lá tem tudo o que precisa para utilizar o DISKPART pelo prompt de comandos, ou até como usar o diskpart para formatar hd, ssd, e pendrive.

Conclusão:
Várias dúvidas tem recaído sobre a partição especial reservada pelo sistema operacional, acredito que este tutorial tenha lhe ajudado a dirimir suas dúvidas, conta pra gente.

Gostou do artigo ? Por favor comente, curta e compartilhe !


Aproveite e dê uma olhada nos 10 artigos mais lidos no site !