Textual description of firstImageUrl

A pequena empresa na mira do cibercrime


As pequenas empresas não tem nada de valor para um hacker. Isso não é verdade!


Eu acho importante abordar aqui no blog, que um dos maiores desafios para nós na redução dos riscos de segurança cibernética, é como as pessoas e organizações avaliam ameaças incorretamente.

a-pequena-empresa-na-mira-do-cibercrime

Pequenas empresas acabam por desalocar recursos incorretamente e efetuar escolhas insatisfatórias não acreditando que o cibercrime pode ocorrer também com elas.

A mitigação de riscos é fundamental para o desenvolvimento de uma abordagem melhorada e baseada em fatores de riscos de segurança cibernética.

Minha empresa é pequena, não tenho nada de valor para um invasor hacker !

Quase todas as pequenas empresas que visitei e/ou tive algum tipo de contato acham que não possuem nada de valor para um invasor ou hacker.

Elas informam que já tiveram alguma violação ou incidente de segurança, mas não investem nada a mais com segurança da informação, mesmo depois dos incidentes.

Então, elas acham que são um alvo improvável, mas na verdade isto é o oposto.

A pequena empresa está na mira do cibercrime !

Pequenas empresas são na verdade alvos perfeitos para ataques hackers porque possuem defesas fracas, logo: são facilmente comprometidas.

O ransomware foi e é a arma preferida dos hackers para atacar pequenas empresas !

Indiscriminadamente o ransomware é usado para criptografar sistemas e arquivos, e posteriormente solicitar um resgate para descriptografar os arquivos da vítima.

Você precisa entender que todas as pequenas empresas possuem algo de valor a perder, e este algo de valor são seus próprios arquivos e sistemas internos que podem ser criptografados e posteriormente cobrarem resgate pela descriptografia deles.





Se você não leu os artigos que falo sobre ramsomware aqui no blog, então aproveite e leia abaixo:

💬 A Europol afirma que o cibercrime adora o Ransomware, que lidera de longe a maior onda de infecções já vista no mundo !

💬 A saga do Ransomware infectando sistemas operacionais Android continua crescendo, em seis meses foram mais de 181% de crescimento.

💬 Não seja infectado por Ransomware.

💬 Todo o cuidado é pouco: mais uma vez uma praga virtual classificada de ransomware infectou o mundo todo num ataque direto e certeiro.

💬 Ransomware foi a grande ameaça de 2016 e pretende atacar usuários a cada 10 segundos em 2017.

hospedagem-gratis-por-1-ano

Lendo os artigos acima e este próprio artigo, nota-se que o ransomware afeta tanto as pequenas empresas quanto as grandes empresas, também afeta profissionais liberais.

Hackers agora não estão mais solicitando uma enorme quantia em dinheiro a suas vítimas, eles solicitam valores aceitáveis para a vítima resgatar seus arquivos criptografados.

Se pedem cerca de R$ 250,00 para uma pequena empresa receber seus arquivos sequestrados de volta, isso talvez seja suficiente para gerar uma boa renda para os invasores, mas ao mesmo tempo é uma quantia pequena o suficiente para que a pequena empresa possa pagar.



Então, por uma quantia aceitável para a vítima, isto passa a ser um grande negócio para os invasores hackers, você concorda comigo?

👌 Conclusão:

A utilização do ransomware para atacar as pequenas e médias empresas se tornou algo corriqueiro. Então temos que ajustar nossas técnicas de segurança de acordo com o que venha a surgir, o problema é que surge algo novo todo dia !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !