Textual description of firstImageUrl

Como montar um computador do zero


Saiba como você mesmo pode escolher as peças e montar um computador a partir do zero.


Este pequeno guia básico sobre como montar um computador a partir do zero lhe ajudará caso você tenha habilidade e conhecimento técnico para montar um pc, é claro !

como-montar-um-computador-do-zero

Se você não for um técnico de computadores e for apenas um entusiasta de computadores e quer comprar um computador novo, trocar de computador, ou não entende nada sobre o hardware, talvez este guia possa te ajudar amontar seu pc.

Confira abaixo os itens que o seu computador precisa ter para ser uma máquina rápida, potente e confiável !

⓵ Processador/CPU:

Caso você opte por um processador da marca Intel, o recomendado é que seja no mínimo uma CPU Quad Core (4 núcleos) - recomendo i5 no mínimo.

cpu-gestor-tecnico

Caso você opte por processadores (CPUs) da marca AMD, procure adquirir no mínimo um modelo Six Cores (6 núcleos) - recomendo FX 6300 no mínimo - AMD Ryzen

Saiba que quando estiver comprando o vendedor pode te ajudar nesta tarefa, e pode ser que quando você estiver lendo este artigo muita coisa tenha mudado, mesmo assim é um excelente ponto de partida.

② Placa Mãe:

Na hora de escolher sua placa mãe você precisa prestar atenção a alguns detalhes importantes que são:

placa-mae-gestor-tecnico

  • A capacidade máxima de memória RAM suportada, solicite no mínimo uma motherboard que suporte até 16 GB de memória RAM. Não é exagero isso não, leia o artigo como montar computador para designer !
  • Os itens on-board ou off-board como placa de video, som e rede
  • Quantidade de portas USB disponíveis - inclusive 3.0.
  • A marca ou fabricante de sua placa mãe também é muito importante e interfere muito no preço final.
  • Veja algumas opções de placa mãe (motherboard) !
    ③ Memória RAM:

    Compre no mínimo 4 GB de memória RAM. Eu pessoalmente recomendo um mínimo de 8 GB de memória RAM - não é exagero !

    Veja algumas opções de memória RAM aqui !

    memoria-ram-gestor-tecnico

    ④ HDD ou Disco Rígido:

    Adquira um HDD de 500 GB de capacidade de armazenamento no mínimo. Eu recomendo que adquira um Disco Rígido de 1 TB para ficar bem tranquilo. Lembrando que hoje em dia os HDs SSDs estão ficando mais baratos apesar da crise no Brasil, vale a pena verificar o preço de um SSD.

    ssd-hdd-gestor-tecnico

    SSD´s na maioria das vezes são de capacidade inferior aos HDDs comuns, mas se forem usados só para o sistema operacional ajudam muito na velocidade e performance geral do computador de mesa ou desktop.

    O preço está caindo muito rápido !







    ⑤ Placa de Vídeo:

    A placa de video é um item indispensável ao seu PC Desktop, apesar da maioria das placas mães atuais virem com placa de vídeo integrada (on-board), uma placa de vídeo Off-Board sempre confere mais performance ao computador.

    placa-de-video--gestor-tecnico

    Caso você deseje jogar games pesados ou rodar programas que exijam uma boa placa de video como os programas gráficos ou até  softwares de edição de video, você precisará de uma placa de video bem razoável.

    Escolha uma placa de vídeo de no mínimo 2GB de memória RAM para começar.

    Se puder gastar um pouquinho mais aqui compensará muito na sua compra, porém você precisa saber se precisa realmente de uma placa de vídeo off board.

    Veja algumas preços de placas de vídeo !

    ⑥ Fonte de Alimentação:

    Não se esqueça de comprar uma fonte de alimentação de boa qualidade. Não compre fontes genéricas pois essas não prestam e queimam com muita facilidade.

    fonte-de-alimentacao-gestor-tecnico

    Apesar de algumas fontes serem mais caras, estas fontes de qualidade superior vão assegurar que seu computador não terá problemas futuros nem gargalos que prejudiquem a performance total.

    Solicite ao vendedor para te indicar uma boa opção caso você mesmo já não tenha pesquisado sobre o assunto.

    Veja algumas opções de fontes recomendadas !

    ⑦ Monitor:

    Compre um monitor LCD ou LED de no mínimo 15 polegadas com resolução nativa de 1366x768 pixels ou superior, desta forma você conseguirá ver filmes e videos diversos em pelo menos qualidade HD 720 px - isso é o básico.

    game-video-led-gestor-tecnico

    Caso você trabalhe com imagens, ou algum tipo de edição de vídeo pense nos monitores de 23 polegadas com resolução nativa de 1920x1080 pixels, aí você já pode ver filmes em qualidade FHD (Full High Definition) 1080 px.

    Opções de monitores LCD ou LED !

    Aproveite e leia: Como seria um bom computador para designer gráfico ?

    ⑧ Itens básicos/genéricos/periféricos:

    Para que você mesmo monte seu pc, tenha em mente que você precisa de um bom mouse e teclado wireless, boas caixas de som, leitor/gravador de DVD (muita gente ainda usa), etc...

    multimedia-gestor-tecnico


    Conclusão:

    Montar um PC do zero não é difícil, tudo depende do que você precisa e de quanto poderá gastar. Uma máquina para jogar games de novas gerações ou uma estação gráfica pode custar bem caro. Na contramão; um pc para assistir vídeos e trabalhar com planilhas, texto, e algumas pequenas edições de imagens, poderá sair bem em conta.

    Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

    O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

    Nenhum comentário :

    Postar um comentário

    Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

    Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !