Textual description of firstImageUrl

Computador Desktop vs Servidor


Por que você deve comprar um servidor de verdade ao invés de uma computador de mesa ou computador desktop para sua empresa.


Eu visito muitas empresas e encontro algumas situações comuns entre elas. Já virou coisa normal encontrar computadores desktop simples montados por pessoas comuns sendo usados como servidores.

computador-desktop-vs-servidor

Eu acho que se você se preocupa pelo menos um pouco com a disponibilidade dos serviços da sua empresa, você deveria parar imediatamente de usar um computador desktop comum como servidor da empresa.

Um pc como servidor Windows:
Olhando ligeiramente, um computador normal e um servidor podem parecer iguais, pois possuem memória, hdd, placa mãe, processador, etc...

Isso pode gerar a falsa concepção de que não vale a pena pagar um pouco mais caro em um servidor de verdade. Em teoria, um computador desktop pode fazer tudo que um servidor faria, certo ?

Este é um erro crítico que pode trazer prejuízos incomensuráveis a sua empresa.

Responda com sinceridade as 4 perguntas abaixo?

1 - Você sabe o tamanho do prejuízo que sua empresa pode ter se a mesma não puder emitir documentos importantes durante um determinado tempo ?

2 - A sua empresa pode ficar sem acesso ao seu próprio sistema de gerenciamento ?

3 - Sua empresa funciona sem rede, compartilhamentos, ou sem Internet ?

4 - Você já procurou uma empresa de redes ou um Gestor Técnico para lhe auxiliar no suporte técnico ?

É claro que nenhuma empresa pode ficar sem acessar seus sistemas e documentos de gestão.

Preste atenção: quando você coloca os seus sistemas e dados em um computador desktop normal ou um desktop servidor ao invés de um servidor de verdade, é provável que em alguns momentos seus serviços fiquem indisponíveis ou até seu servidor desktop fique travando aleatoriamente.

Com um servidor de verdade isso é muito mais difícil de acontecer !

Entenda que um computador desktop foi criado para usos diversos. Um servidor, é construído visando a disponibilidade de serviços da empresa e pode precisar funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Sabe por quê ? Simples, o hardware é projetado para isso !

hardware-servidor

Eu vou enfatizar abaixo algumas características de por que um computador desktop básico ou mesmo um desktop avançado nunca conseguirão desempenhar o papel de um servidor de verdade com alta disponibilidade.

Computadores de mesa não possuem hardware redundante como por exemplo: memória com redundância cíclica de erros, fonte de alimentação projetada para funcionamento ininterrupto, etc...

Dependendo de como for configurado um servidor, seus discos hdd podem ser trocados com a máquina ligada. Se um disco queimar você pode simplesmente substituir o disco queimado que nenhum dado é perdido.

O hardware redundante é fundamental para que o servidor esteja sempre disponível, independente do problema de hardware que ele possa apresentar em determinado momento.

Os servidores possuem peças mais robustas do que um computador de mesa.

Quando um fabricante projeta um computador ou estação de trabalho, ele sabe que um usuário comum irá usá-lo por no máximo 12 horas por dia. Por isso ele usa componentes que resistam a esse tempo de uso, e logicamente são mais baratos.

Seu computador de mesa ou seu desktop pode até ficar ligado direto, mas em algum momento ele vai te deixar na mão, assim como seu notebook.

Um servidor foi projetado para trabalhar o tempo todo efetuando muitas tarefas ao mesmo tempo solicitadas por vários usuários ou dispositivos.

Os componentes de um servidor são projetados para durar anos com baixo índice de falhas. Processadores, Memórias, Discos, Placas de rede e vários outros componentes feitos para durar com uso extremo diário.

Os servidores possuem garantia extendida por padrão, como é o caso de servidores Intel, Dell e IBM que eu mesmo recomendo.

Os fabricantes de servidores tem um documento específico para a garantia de seus servidores. Em média o atendimento leva até 4 horas. O que isso significa ? Significa que caso um servidor destes fabricantes apresentem algum tipo de falha, o atendimento ocorrerá em até 4 horas.

Pode ser que a solução demore mais, mas um técnico do suporte vai lhe atender em pouco espaço de tempo por telefone para agendar o reparo caso precise. O fato é que existe suporte para tal !

Uma coisa que poucos sabem é que o desempenho de um servidor é sempre melhor que de uma estação de trabalho sendo usada como servidor.

O motivo é o hradware do desktop não ser projetado para instalar um sistema operacional de servidor. Funcionar funciona, mas nunca com a mesma performance de um servidor projetado para tal.

Um desktop comum só consegue oferecer um bom desempenho para um usuário. Se você começa a deixar mais usuários usar seu sistema ao mesmo tempo que você, é bem provável que o desktop comece a apresentar lentidão e trave. Simples assim !

desktop-servidor

Com um servidor projetado para suas tarefas cotidianas, isso nunca vai acontecer.

Embora eu já tenha dito anteriormente, o sistema operacional do desktop que você usa não foi feito para funcionar como um sistema operacional de servidor. É por isso que existem sistemas específicos para tal função como o Windows Server, Linux Server e outros.

Os sistemas planejados para servidor só funcionam em máquinas que foram homologadas para este fim. Basta uma lida no site do fabricante. Por isso o fabricante garante que a máquina não vai ter problemas de congelamento ou mesmo algum tipo de falha.

Conclusão:
Saiba que um computador desktop foi feito para uso do usuário, e para ser usado por um usuário de cada vez. Também não contempla os recursos primordiais para suportar grandes cargas de processamento de dados de uma única vez vinda de várias fontes distintas.

Existe uma diferença de preço entre um servidor planejado para tal e um simples computador de mesa, mas se a empresa puder, eu recomendo investir no servidor para reduzir riscos.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !