Textual description of firstImageUrl

Dispositivos para backup e armazenamento


O que são servidores de Backup Storage tipo DAS, NAS e SAN e como podem lhe ajudar com a cópia de segurança de seus dados.


Quando tratamos de dispositivos de armazenamento de dados, logo vem a nossa mente alguns pensamentos como, HD’s para aumentar espaço, backup, cópia de segurança...

dispositivos-para-fazer-backup

Mas quando tratamos de um ambiente de redes de computadores, temos 3 nomenclaturas bem diferentes umas das outras: DAS, NAS e SAN.

Entenda que estes dispositivos de backup servem para backup de servidores e de PC´s desktop também, então vamos dar uma olhada em cada um deles, suas aplicações e seus meios de armazenamento de dados.

💻DAS - Direct Attached Storage:


Um DAS nada mais é do que um disco local ou discos locais conectados a um servidor, desktop ou laptop. Esse tipo de armazenamento pode ser interno ou externo como nos casos de HDDs ou SSD´s USBs que são muito comuns hoje em dia, baratos e ótimos para se fazer backup.

DAS-Direct-Attached-Storage
DAS - Direct Attached Storage

Usando um DAS você pode fazer suas cópias de segurança de backup e restore usando qualquer software de backup.

Por exemplo: você pode usar o backup do Windows ou backup do Linux ou até mesmo o Cobian Backup que é grátis e muito usado para fazer cópia de segurança dos seus dados.

💾NAS - Network Attached Storage:


Um NAS já é um pouco diferente, pois possui embutido (embarcado) um sistema operacional completo que funciona com o objetivo primário de ser um servidor de arquivos, servidor ftp, servidor streaming ou outro tipo de servidor ligado diretamente a rede por um cabo de rede ou Wi-Fi.


hospedagem-gratis-por-1-ano

Quando esse tipo de Armazenamento está conectado a uma rede via um cabo de rede Cat5 ou Cat6, ele poder ser compartilhado com diversos clientes ao mesmo tempo, e, cada um destes clientes o enxergam como se fosse um servidor de rede.
NAS-Network-Attached-Storage
NAS - Network Attached Storage
Pode-se inclusive, e, é comum usá-lo como servidor de arquivos compartilhando arquivos na rede. Seu sistema permite que você crie usuários e atribua permissões respectivas aos mesmos.

Você pode também criar pastas e definir permissões de acesso aos usuários que poderão usar estas pastas e usufruir disto tudo como um servidor físico em sua rede. É uma solução de médio custo e a que mais recomendo atualmente.

SAN - Storage Area Network:


SAN é um tipo de storage mais caro que os demais, geralmente é usado em grandes empresas que podem e precisam de uma estrutura de backup redundante voltada a alta performance, possuindo acesso mais rápido e eficiente a discos que compõem esse storage.

O benefício que eu mais cito em se possuír um SAN, é a facilidade de compartilhamento e uso em vários servidores de rede.

Porém, vale ressaltar que o SAN sempre é conectado direto a servidores, sendo controlados pelos próprios servidores da empresa.

SAN-Storage-Area-Network
SAN - Storage Area Network:

Um SAN permite aumentar a capacidade de armazenamento infinitamente, o acesso a seus dados é extremamente rápido, e também permite um processo de backup e restore de dados quase que infalível.

Um SAN replica a cópia de segurança de dados em vários servidores de armazenamento online ou local balanceando a carga da rede de computadores, permitindo assim transferências de dados rápidas de grandes volumes, com isso ele reduz a latência de I/O (entrada/saída).

Podemos afirmar que a grande diferença entre NAS, DAS e SAN, é que os servidores NAS utilizam transferência a nível de arquivo.

Já Storages DAS e SAN utilizam armazenamento em blocos, sendo assim: as operações de escrita e leitura de dados são bem mais rápidas e eficientes, porém são muito mais caros, possuem alto custo de implementação e gerenciamento, e, muitas vezes são necessários hardware e software de diferentes fabricantes, o que dificulta a padronização.

😜Conclusão:

Com este texto bem compacto, acho que consegui dar uma boa noção sobre quais os tipos de armazenamentos de backup podemos utilizar num ambiente de redes de computadores, certo ?

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !