Textual description of firstImageUrl

Os ícones do Tortoise SVN sumiram


Como você mesmo pode corrigir os ícones de status do cliente Tortoise SVN que sumiram ou estão faltando no Windows.


Para muitos usuários do Windows, o Subversion SVN e o Tortoise SVN são uma ótima solução de controle de versões.

os-icones-do-tortoise-svn-sumiram

Ele é gratuito, é atualizado regularmente, funciona na maioria das versões do Windows, inclusive o Windows 10, e se integra bem ao SO (Sistema Operacional).

O Tortoise geralmente mostra um ícone sobreposto em cada pasta para indicar se foi adicionado ao repositório SVN, se é novo, se foi modificado, etc...

Embora isto não seja essencial ao funcionamento, a sobreposição de ícones nos oferece uma visão rápida do status atual do projeto, e isto ajuda muito.

tortoise-svn-icones

Infelizmente, os usuários do Cliente Windows Tortoise podem encontrar alguns problemas em que estas sobreposições de ícones em pastas desaparecem ou param de funcionar.

Isto não é um problema específico do Cliente Tortoise, e, na verdade pode afetar qualquer aplicativo que adicione sobreposições de ícones.

O problema é causado pelo número de sobreposições de ícones permitidas em diferentes versões do Windows.

Então, quanto mais aplicativos você tiver instalado em seu computador, mais chances deste tipo de problema aparecer será mais comum.

O que eu quero dizer em outras palavras, é que a instalação de um programa que adiciona seus próprios ícones ou suas próprias sobreposições de ícones pode portanto, desativar ícones de outros aplicativos.

Solução para ícones faltando no Tortoise SVN:

A correção que estou prestes a descrever envolve uma pequena alteração no registro do Windows. É claro que deve ser feito com cautela para não danificar a própria instalação do SO.


Bem, se você estiver disposto a assumir o risco, execute o Editor de Registros do Windows (regedit.exe): com calma, navegue até, ou, procure a chave: 

Computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\ShellIconOverlayIdentifiers - Conforme a figura abaixo:

regedit-tortoise-svn

Exporte toda a ramificação ou árvore como um arquivo .reg clicando em exportar conforme a figura acima demonstra. Isso nos permite restaurar as configurações antigas, caso algo saia errado.


Ainda no registro do Windows, você verá o Tortoise e outros identificadores de sobreposição de ícones no formato de árvore. Exclua a chave EnhancedStorageShell.

tortoise-svn-icones-sobreposicao-reg

Depois, você também poderá excluir os tipos de sobreposição de ícones desnecessários clicando com o botão direito do mouse em uma ramificação e selecionando excluir, conforme a figura acima.

Escolha quais chaves são desnecessárias ao seu sistema. É claro que poderão haver alguns aplicativos que você não usa ou desinstalou anteriormente, mas as chaves continuam no registro.

Eu recomendo veemente que você Delete (apague) as entradas do Google Drive, Dropbox e OneDrive caso as tenha em seu registro, mesmo que você esteja usando.
regedit-delete-keys

Depois de terminar, reinicie o Windows e verifique se os ícones do Tortoise voltaram a aparecer.

Se o procedimento tutorial acima não funcionar, você pode tentar instalar a versão mais recente do Cliente Tortoise SVN.

Esta é uma opção que eu deixo por último, pois poderá impactar em alguma mudança ou configuração anterior que você tenha feito em suas versões.

Não que você vá perder alguma coisa, não é isso. Mas poderá encontrar algumas inconsistências diversas em Commits. Eu recomendo que você leia (em inglês) este parágrafo da documentação oficial sobre commits de outros usuários.

Conclusão:
Não é difícil restaurar este ícones que sumiram do SVN, mas exige-se cautela pois estamos alterando o registro do Windows. Mesmo assim acho que você consegue com este tutorial passo a passo.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !