Textual description of firstImageUrl

Vacina contra o novo vírus Petya


Já há uma vacina contra o novo vírus Petya Notpetya. Bem, na verdade não é uma vacina, e sim um modo paliativo, mas funciona.


Logo que saíram notícias sobre o ataque cibernético sobre o ransomware Petya / Notpetya todas as equipes de investigação de vírus e ameaças de segurança tecnológicas em todo o mundo começaram a procurar uma forma de atrasar a propagação do vírus.
vacina-contra-o-novo-virus-petya
Assim como fizeram com o ransomware Wannacry, as equipes começaram a procurar alternativas semelhantes ao que conseguiu pelo menos atrasar o avanço do vírus Wannacry, isto daria tempo suficiente aos gestores técnicos de sistemas tomar medidas que limitassem os estragos.

Eles acabaram descobrindo uma forma de pelo menos barrar a proliferação deste mal iminente.

O Petya/Notpetya procura um arquivo denominado "perfc" no disco antes de criptografar todos os seus dados para depois pedir o famoso resgate que deve ser pago através de Bitcoins.

Só que se este arquivo já estiver presente no disco, o ransomware vírus simplesmente não executa nenhuma ação. Isto foi confirmado pela empresa de segurança PT Security entre outras também.
Petya-Notpetya
Em outras palavras, quero dizer que se o usuário criar uma arquivo com esse nome e colocá-lo no local correto no disco antes de ser atacado, há boas chances de que mesmo que o vírus ataque seu computador não aconteça nada.

Como criar este arquivo:
Bem, você mesmo pode criar este arquivo de maneira bem fácil para vacinar seu computador e ao mesmo tempo que não seja infectado pelo vírus.

Você precisa criar um arquivo chamado perfc (sem extensão mesmo), e colocá-lo na pasta C:\Windows, após isso, precisa bloquear o arquivo contra gravação.
arquivo-perfc
Aconselho que pegue um arquivo qualquer do seu computador, pode ser um arquivo bem pequeno em termos de tamanho, renomeie o mesmo para perfc  e depois copie-o para C:\WINDOWS .

Depois do arquivo copiado para C:\WINDOWS você precisa definir a segurança do arquivo como protegido contra gravação. Por enquanto basta só isso !

Conclusão:
A principio sua máquina estará protegida contra o Ransomware Petya/Notpetya, mas isto não quer dizer que se aparecer uma nova versão deste malware, você continue protegido. É por isso que eu sempre aconselho a fazer uma cópia de segurança total dos seus dados.

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Aproveite e dê uma olhada nos 10 artigos mais lidos no site !