Textual description of firstImageUrl

Sistemas de arquivos FAT, exFAT e NTFS


Os sistemas de arquivos FAT, FAT32, exFAT e NTFS são sistemas diferentes usados para armazenar dados em um dispositivo de armazenamento de dados como HDs, Pendrives, Cartões e SSDs.


Quando instalamos o Windows ou até Linux e MacOS em um computador qualquer independente da versão, utiliza-se um sistema de arquivos.

sistemas-de-arquivos-fat32-exfat-e-ntfs

Um sistema de arquivos é em sua essência um conjunto de regras que definem a forma como os dados são gravados e lidos a partir de um dispositivo qualquer de armazenagem.

Seja ele qual for, quando se grava um arquivo qualquer, é o sistema de arquivos que define a forma e o local especifíco onde é gravado determinado arquivo no dispositivo.

E isto se deve ao fato de permitir ao sistema operacional encontrá-lo com maior facilidade e velocidade possível.

Vamos dar uma olhada nos diferentes sistemas de arquivos existentes
diferentes-sistemas-de-arquivos-existentes

Sistema de arquivos FAT:

FAT quer dizer “File Allocation Table”, este sistema é um dos mais antigos sistemas de arquivos, ainda vejo-o sendo utilizado hoje em dia.

A primeira versão deste sistema de arquivos apareceu em 1977 com a FAT de 8 bits.

Este sistema de arquivos foi depois transportado (ou implantado) para o sistema operacional MS-DOS. O FAT foi sendo atualizado ao longo dos anos e passou pelas versão FAT12 e FAT16 até chegar a mais recente que é a FAT32.

O número que você leu depois da palavra FAT demonstra a quantidade de bits que foi utilizado na tabela de alocação de arquivos.

Este sistema de arquivos é usado como padrão para dispositivos que não são necessariamente computadores, e sim dispositivos como rádios de carro que possuem entrada para Pendrive ou Cartão de Memória como exemplo.

Mesmo assim, repare que quando você compra um Pendrive, ele vem pré-formatado em FAT32.

Por isso é comum algumas vezes um usuário informar que depois de formatar o pendrive, o rádio do carro, camera digital, smartphone, ou algum outro aparelho não reconhece mais o pendrive ou cartão de memória.

Ele pode ter sido formatado em NTFS ou outro sistema de arquivos que seu dispositivo não reconheça.

formato-de-arquivos

Um detalhe curioso: o sistema de arquivos FAT32 foi lançado em 1995 em conjunto com o Windows 95, permitindo a gravação de arquivos com tamanho máximo de 4 GB, podendo ser utilizado em dispositivos com no máximo 16TB. Interessante não é ?

Só que com o avanço tecnológico, a Microsoft foi obrigada a lançar um novo sistema de arquivos devido aos dados gerados pelos aplicativos atuais serem cada vez maiores.

Sistema de arquivos NTFS:
O sistema de arquivos NTFS foi lançado pela Microsoft em 1993 junto com o sistema operacional Windows NT.

Naquela época isto foi uma parceria efetuada entre a Microsoft e a IBM, você não leu errado: Parceria entre Microsoft e IBM !

O NTFS ou “New Technology File System” permite arquivos maiores que ocupem no máximo 16EB (Exabytes), o que corresponde a 18.446.744.073.709.550.592 bytes. Uau !

Este sistema de arquivos tem evoluído bastante ao longo dos anos com a adição da possibilidade de se alterar o tamanho das partições sem ter de formatar os dispositivos de armazenamento de dados, assim como funcionalidades de redundância para manter a integridade dos dados.

As novas versões do sistema de arquivos NTFS sempre possuem compatibilidade com as versões anteriores; porém foram adicionados mais recursos como criptografia de dados, e um sistema que permite a recuperação de arquivos em caso de dano.

Só pra fixar: O NTFS é suportado por todas as versões do Windows desde a época do lançamento do Windows XP, e, o sistema operacional do Macintosh também reconhece dispositivos formatados em NTFS, conseguindo ler os dados gravados nestas partições, porém, não consegue gravar ou escrever nestas partições NTFS.

Sistema de arquivos exFAT?
O sistema de arquivos exFAT, ou Extended FAT também foi desenvolvido pela Microsoft. Ele foi projetado para minimizar as limitações do sistema de arquivos FAT32.

Muitos cartões de memória já vêm pré-formatados com este sistema de arquivos por causa das câmeras digitais.

A grande vantagem do sistema de arquivos exFAT é a possibilidade de se utilizarem arquivos com mais de 4TB no cartão de memória.

O sistema de arquivos exFAT foi lançado em 2006 permitindo a gravação de arquivos que ocupem um máximo de 16EB. Todas as versões do Windows suportam o exFAT, bem como o MacOS, Linux e Android.

Conclusão:
Tome cuidado ao formatar seu cartão de memória, pendrive, hd ou ssd. Dependendo aonde você vá usar, pode ser que seu dispositivo de armazenamento não seja reconhecido. Sendo assim você pode vir a pensar que o mesmo se encontra com defeito.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !