Textual description of firstImageUrl

Corrija o erro 0xC1900101 do Windows10


Windows 10 Fall Creators Update - Como corrigir o erro de atualização 0xC1900101 e outros erros.


A Microsoft disponibilizou recentemente uma nova e completa atualização de codinome Fall Creators Update para o Windows 10.

corrija-o-erro-0xc1900101-do-windows10

Esta nova atualização e versão possui novos recursos que certamente serão recomendados para qualquer nível de usuário, do básico ao avançado.

Como corrigir o erro 0xC1900101 ?
É claro que, assim como ocorre com qualquer nova versão de um produto ou uma grande atualização de um produto qualquer, neste caso o sistema operacional Windows 10, existem casos onde podem ocorrer pequenas falhas ou erros, mas que muitas vezes são erros do próprio usuário.

A Microsoft foi pioneira no processo de upgrade de seus softwares, noto que cada vez é mais mais simples atualizar qualquer de seus produtos, mesmo assim: podem ocorrer falhas de vez em quando.


Como corrigir erros do Windows ?
Nós aqui do Gestor Técnico temos recebidos alguns pedidos de suporte técnico relativos a alguns erros no processo de atualização do Win10 Creators Update para o Win10 Fall Creators Update, que é a mais recente atualização gigantesca da Microsoft, mas este artigo serve para a atual versão 1903.


Um dos principais erros que nós temos visto é o erro de código 0xC1900101 - 0x30017 do Windows 10 que tem ocorrido logo após o primeiro reboot (reinicialização) do sistema após a instalação da atualização começar.

O erro de código 0xC1900101 - 0x30017 ou 0x20017 vem acompanhado de uma mensagem The installation failed in the FIRST_BOOT phase with an error during BOOT operation ou 0xc1900101 - 0x20017 ou 0x30017 a instalação falhou na fase safe_os com um erro durante a operação boot, depois disso a instalação é abortada e retorna ao seu estado original, deixando o computador ou notebook na versão anterior como se não houvesse atualizações. Melhor assim, pelo menos seu sistema encontra-se funcionando.







Outros erros comuns e que tem assustado alguns usuários, são:
  • erro de atualização 0xc1900101 - 0x30018
  • erro de atualização c1900101 - 20017
  • erro de atualização c1900101 - 40017
  • erro de atualização 0xc1900101 - 0x30017
  • erro de atualização 0xc1900101 - 0x20017
  • erro de atualização 0x1900101 - 0x30018
  • erro de atualização 0x80070020
Outros erros que podem acontecer são: erro 0xC1900200 e erro 0xC1900202 (muito comuns), ambos relacionados a falha na instalação de atualizações.

Aproveite e leia: 12 melhorias do Windows 10 April Update 2018 v.1803

Nem todos os erros são específicos, mas com o pequeno tutorial mais abaixo você pode resolver estes erros de forma tranquila. Então, vamos ver 5 dicas de como você mesmo pode resolver estes erros.

5 passos para resolver erros de update do Windows 10


#1 - CRIPTOGRAFIA:
Caso utilize um sistema de criptografia na partição do sistema operacional ou na unidade de disco principal, recomendo que desative-o antes de continuar o procedimento de atualização. A encriptação é muito conhecida por causar erros no processo de update do sistema operacional, acabando por impedir que certos arquivos sejam modificados. Desative antes de instalar as atualizações do Win10 se for o caso.

#2 - DRIVERS:
Certifique-se que todos os drivers de placas de vídeo, unidades de disco, impressoras, etc..., estejam atualizados. Neste caso é importante para manter a margem de erro baixa.

#DICA:
Já tive pessoalmente 2 casos onde tive que reinstalar os drivers das placas de video, pois com a atualização, o diver de video foi atualizado/sobrescrito pelo Windows 10 Fall Creators Update com uma versão própria.

Então, mesmo que você veja que a versão do driver da placa de video esteja correta, instale novamente o driver original da placa ou o anterior antes do update se for o caso.

Nestes dois problemas que tive com drivers de video, 1 notebook e 1 desktop apresentavam os mesmos problemas: A hibernação não funcionava mais, voltando com o computador congelado.

#3 - ANTIVIRUS:
Desinstale ou desative qualquer software antivírus que não seja o Windows Defender ou qualquer sistema de proteção que você possua. Certos softwares podem aplicar processos de proteção contra ransomware, os quais podem causar conflitos com o procedimento de atualização do sistema. Depois você pode voltar e instalar tudo de volta após a atualização ser concluída com sucesso.






#4 - SOFTWARES:
Verifique se possui algum software extra instalado. Pode ser que algum software extra esteja impedindo o processo de inicialização do sistema (boot), isso inclui qualquer software app que seja executado de forma contínua na barra de notificações, via painel de serviços, etc... Se você é um usuário que usa algum programa que substitua programas originais do Windows como o Windows Defender por exemplo, convém desinstalar o mesmo. Depois da atualização você pode reinstalar. Senão certamente o erro 0xC1900101 vai aparecer pra você.

#5 - PERIFÉRICOS:
Desligue qualquer periférico que esteja conectado ao seu computador, recomendamos que desconecte impressoras, câmeras ou celulares, pendrives, disco de backup, e/ou qualquer outro periférico conectado que não seja de uso vital naquela momento. Depois você pode reconectar tudo novamente.

#DICA:
Pessoalmente eu recomendo que voce desligue, digo desplugue todos os seus periféricos, já tive alguns problemas atualizando máquinas onde a instalação simplesmente falha informando: "atualização 1703 não instala" problemas com "kb4016240" ou simplesmente "problemas com windows creators".

Eu nunca tive problemas que alguns usuários tem reportado como erro critico no menu iniciar e a cortana que não estão funcionando, se você teve problemas com o creators update ou fall creators update aconselho sempre a reverter a instalação ao ponto que tinha antes.

Por favor, deixe a gente saber se este tutorial de atualização e soluções de problemas de atualização do Windows 10 Fall Creators Update te ajudou. 

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

4 comentários :

  1. pô véi , falô, falô eu fiquei na mesma. NÃO ROLOU NADA.
    VÁ DIRETO AO PONTO.
    COMO RESOLVO O PROBLEMA SEM MUITAS COMPLICAÇÕES.
    0Xc001900101 - 0x20017 ?????
    ESTOU COMO UMA SIMPLES VERSÃO EM INGLÊS DO (W7 HP 32BITS) SEM NENHUM PROGRAMA OU APLICATIVO INSTALADO. TÁ NO ZERO. MESMO ASSIM PLUGUEI O PEN DRIVE COM O W10, CONSEGUI UMA KEY NUM SITE PORTUGA, APÓS TER TENTADO VÁRIAS, UMA FINALMENTE FOI ACEITA E QDO. REBOOTOU; FAIÔ.
    DIZ AÍ NUM BEABÁ PRA LEIGO. OQUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
  2. Leva em uma assistência técnica... Caso não queira levar pois quer vc mesmo fazer ou não pode gastar.. faz Assim pesquisa, leia, pesquisa, leia e quando achar que aprendeu tente fazer. Cada leitura te sara 1 possível causa mas existe tem centenas. Quem mamata? Leva pra um técnico experiente. Minha opinião. Respeite o próximo, ele passou o conhecimento que ele tem, mas na ária da informática nunca é o suficiente.

    ResponderExcluir
  3. Legal o seu conteúdo. Parabéns pela inciativa.

    ResponderExcluir

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !