Textual description of firstImageUrl

12 melhorias do Windows 10 April Update


O que você precisa saber sobre o Windows 10 April Update, a gigantesca atualização que a Microsoft disponibilizou para o Windows 10 em abril de 2018 !


Eu já havia testado o Windows 10 April Update, que anteriormente foi chamado de Spring Creators Update ou SCU no programa Windows Insiders
12-melhorias-windows10-v1803-april-update
Estava ansioso por esta atualização, pois na verdade o Windows 10 April Update é uma nova versão do sistema (Versão 1803), com muitas modificações e melhorias, inclusive no desempenho do sistema operacional Windows 10.

O o Windows 10 April Update cujo codinome é Redstone 4, traz muitos novos recursos e melhorias em relação a atualização anterior que foi o Windows 10 Fall Creators Update.

Usando o Windows 10 April Update através do Programa Windows Insiders, notei várias melhorias, na verdade muitas melhorias, funções novas e recursos antigos que foram redesenhados e melhorados em relação ao Windows 10 Fall Creators Update, inclusive neste artigo aqui, você consegue verificar qual a versão do seu sistema operacional.

Se você quiser tomar algum conhecimento sobre esta nova atualização, e se realmente vale a pena instalar gratuitamente em seu computador e/ou dispositivos com o Windows 10, recomendo ler este artigo até o final.

windows10-april-update-v1803

- Afinal, o que é o Windows 10 April Update ?
Bem, o Windows 10 April Update por enquanto é a última atualização do Windows 10 vindo depois da atualização Windows 10 Fall Creators Update. O Windows 10 April Update possui versão 1803, e compilação do sistema operacional 17134.1 com codenome Redstone 4 usado durante o desenvolvimento da atualização, lembrando que no programa Windows Insider a compilação do sistema operacional era 17133.1 .

winver 1803

As 12 melhorias e características que são bastante interessantes do Windows 10 April Update !


1 - Compartilhamento nas proximidades foi facilitado e melhorado.
Esta atualização agora inclui um novo recurso de compartilhamento. Com este novo recurso você consegue compartilhar conteúdo como fotos, vídeos, links e arquivos diversos com outros computadores e dispositivos próximos, usando Bluetooth ou WiFi.

Algo bem parecido com o que você faz com seu smartphone quando quer compartilhar algo por Whatsapp, Twitter, Facebook, email, etc...

A experiência de pareamento do Bluetooth recebeu melhorias na qualidade geral, tornando tudo mais fácil e rápido.

Observação:
Notei que o grupo doméstico foi descontinuado e substituído pelo recurso acima, mas achei que isto faz mais sentido, eu nunca usava o grupo doméstico para nada.

Ah, agora ficou mais fácil alterar ou renomear o nome do computador ou grupo de trabalho ou ingressar em um domínio. Para fazer isso:
  1. Abra o menu inciar.
  2. Clique em configurações.
  3. Clique em sistema.
  4. Clique em sobre.
  5. Clique em informações do sistema.
renomear-computador-windows10

Observação:
Note bem a imagem acima que você usou para renomear o computador ou mudar o grupo de trabalho.

Pois é, se você clicar no botão Renomear este computador na imagem acima, você apenas renomeia o computador, mas se você quiser opções mais avançadas como alterar o grupo de trabalho ou domínio do computador, você precisa clicar lá no canto superior direito em Informações do Sistema na imagem acima.

Ou, você também pode abrir o painel de controle e clicar em sistema, exemplo na imagem abaixo, você abrirá o mesmo painel pelo menos por enquanto, a Microsoft ainda não decidiu se elimina por completo o Painel de controle, mas antes precisa migrar e organizar tudo em um novo painel.

Por favor heim Microsoft, não acabe com meu Painel de Controle, ele me traz muitos boas recordações !

painel-sistema-windows10

2 - Agora você conseguirá visualizar os dados que o Windows 10 envia a Microsoft  através do novo Visualizador de Dados de Diagnóstico.

A microsoft sempre foi meio obscura no processo de coleta de dados para diagnóstico e melhorias do sistema operacional.

Agora eu acho que ela decidiu ser completamente transparente com a coleta de dados do Windows 10. A Microsoft decidiu melhorar sua abordagem e oferecer o máximo de transparência possível com o Windows 10 April Update.

Nós temos agora um novo aplicativo chamado de Visualizador de Dados de Diagnóstico que mostrará em modo texto simples todas as informações de diagnóstico que o Windows 10 envia a Microsoft, nele, nós também poderemos excluir os dados de diagnóstico coletados do Windows 10.

Pois é, para usar a ferramenta Visualizador de Dados de Diagnóstico do Windows 10, você precisará ativá-la no painel Configurações.

A ativação irá permitir que o Windows armazene dados de diagnóstico do dispositivo até você desativá-la novamente.

Se você mantiver a ferramenta Visualizador de Dados de Diagnóstico do Windows 10 desativada, você impedirá que o Windows colete dados de diagnóstico para posterior envio a Microsoft.

Como ativar ou desativar a Visualização de Dados do Windows 10 ?
  1. Abra o Menu Iniciar.
  2. Clique em Configurações.
  3. Clique em Privacidade.
  4. Clique em Diagnóstico e Comentários.
  5. Em Visualizador de de dados de diagnóstico, ative ou desative a opção, se a assim desejar.

windows10-diagnostico-comentarios

Se você quiser visualizar os dados enviados, precisará ativar a opção abaixo  (Visualizador de dados de diagnóstico), e ainda baixar o Diagnostic Data Viewer que é um aplicativo para o Windows 10.

visualizador-dados-diagnostico

Se você quiser saber mais ainda sobre o Visualizador de Dados de Diagnóstico, clica aqui !

Observação:
Notei que a Microsoft aprimorou os controles de privacidade no aplicativo Configurações para que possamos ter mais controle sobre nossa privacidade usando o Windows 10 - exemplo abaixo.

controle-privacidade-win10

3 - Microsoft Edge teve boas melhorias em relação aos seus rivais.
O Microsoft Edge está trazendo uma lista extensa de melhorias e correções de bugs. Acredito que conseguirá tornar-se um navegador melhor do que nas versões anteriores do Windows 10. As  mudanças que mais chamaram a minha atenção foi:

- A possibilidade de silenciar as guias com apenas um clique no ícone de som.

microsoft-edge-desativar-som-na-guia
- A barra de favoritos sempre é exibida ao abrir uma nova guia.
- A sincronização foi melhorada podendo agora sincronizar informações entre dispositivos, como PC, notebook e outros dispositivos móveis, mas você precisa fazer login usando uma conta Microsoft, senão a opção de sincronizar não é ativada.
- O novo sistema de gerenciamento de favoritos, assim como a experiência de ler e-books ficaram muito boas.
- A função de auto preenchimento de formulários agora funciona bem. Muito obrigado !

4 - Melhorias na aparência, transparência e efeitos na interface Fluent Design.
De acordo com as próprias palavras da Microsoft, o Fluent Design ou Design Fluido é uma interface dinâmica, escalável e universal do Windows que funciona em todos os seus dispositivos.

Dá pra notar logo de cara que muitos elementos do Windows 10 April Update parecem melhores do que eram antes.

O que mais me chamou a atenção foi o Painel de Configurações, porém alguns outros elementos estão com mais funções e uma leve mudança num visual mais arrumado, sofisticado e também mais translúcido.

5 - O painel de Configurações do Windows foi expandido, incluindo mais controles e configurações.
Lembram do Painel de Controle ? pois é, agora o Painel de Configurações está lentamente substituindo o antigo Painel de Controle como local central de personalizações e administração do Windows.

windows10-v1803-painel-configuracoes

No Windows 10 April Update (antigo Windows 10 Spring Creators Update) o painel de configurações recebeu uma aparência melhorada com mais elementos do Fluent Design, além de novas ferramentas e recursos (imagem acima).

Ainda falta bastante para o antigo porém útil Painel de Controle ficar integrado ou migrado pro painel de configurações, mas melhorou muito no Windows 10 April Update.

6 -  A Cortana ficou mais acessível, e, mais inteligente.
Uma coisa que achei interessante é poder usar o assistente Cortana para criar listas sincronizáveis entre dispositivos, visualizar meus lembretes com mais facilidade, tocar música no Spotify, e também verificar uma lista completa de coisas que a Cortana pode fazer.

7 - A barra de jogos agora possui uma melhor aparência e muito mais opções.
Eu não sou gamer, já fui, mas isto é uma outra história. Dando uma olhada na Barra de Jogos (Game Bar) parece que tudo foi redesenhado.

windows10-v1803-barra-de-jogos

A barra de jogos está muito mais personalizável incluindo acesso a novas opções, como: silenciar o microfone durante uma gravação de sessão de jogo, poder redefinir suas configurações do modo de jogo para padrões de fábrica, e, notificações que são armazenadas pela Cortana para que você possa ler ou ouvir mais tarde.

8 - É mais fácil recuperar contas de usuário quando você esquece a senha.
Até que enfim a Microsoft resolveu dar atenção a este problema de redefinição de senha ou senha perdida.

Nas versões anteriores do Windows, contas de usuários locais eram um problema quando você esquecia a senha, se você não tivesse um disco de redefinição de senha era complicado redefinir a senha do usuário e acessar o Windows.

O que acontece daqui em diante é que, quando você cria uma nova conta de usuário no Windows 10 April Update (antigo Windows 10 Spring Creators Update), você será solicitado a inserir uma resposta a três perguntas de segurança.

windows10-v1803-perguntas-seguranca

Se por um acaso sua conta ficou bloqueada ou você esqueceu sua senha, poderá responder a essas 3 perguntas e redefinir sua senha - show de bola !

9 - A Central de Segurança do Windows Defender foi atualizada.
A Central de Segurança do Windows Defender do Windows 10 April Update foi atualizada incluindo mais ferramentas e controles de segurança.

windows10-v1803-central-seguranca-windows-defender

A Central de Segurança do Windows Defender agora contém novas seções de proteção tais como: proteção da conta, segurança do dispositivo, e desempenho e integridade.

A Central de Segurança do Windows Defender passou a ser uma das maiores preocupações da Microsoft por causa do avanço do cibercrime - recomendo que você passe um tempo por ali conhecendo mais sobre o Windows Defender.

10 - O suporte a vídeo e a placas gráficas foi melhorado.
No Windows 10 April Update o escalonamento DPI para monitores de alta resolução e os controles para ajustar o comportamento de escalonamento DPI do sistema operacional e dos aplicativos que você está usando receberam um upgrade imenso.

windows10-v1803-central-video

Agora nós poderemos definir configurações gráficas individuais nos computadores que possuírem duas ou mais placas de vídeo.

Nós poderemos controlar qual placa de vídeo é usada para determinado jogo ou aplicativo direto das Configurações de vídeo.

11 - O Windows 10 S se tornará um modo nativo do Windows.
Não sei se vocês já ouviram falar sobre o Windows 10 S, mas de agora em diante qualquer edição do Windows 10 poderá ser executada no modo S.

O Windows 10 S é uma configuração específica do Windows 10 que oferece uma experiência simplificada, proporcionando segurança e desempenho, usando apenas e exclusivamente aplicativos da Microsoft Store e seu navegar Microsoft Edge.

12 - Velocidade de inicialização e velocidade dos programas:
Eu não sei quanto a você, mas achei que o processo de inicialização e desligamento agora é ainda mais rápido que antes, meu SSD tá voando baixo. Quando abro ou fecho programas senti que o processo de carregamento ou descarregamento de programas acelerou bastante. Ponto !

Com o lançamento da atualização você pode fazer o download do Windows 10 April 2018 Update ou Windows 10 versão 1803:
Faça o download do Windows 10 April 2018 Update agora !

Conclusão:
Há muitas outras melhorias e recursos embutidos nesta atualização: Windows Subsystem para Linux, algumas ferramentas de administração do sistema, no Hyper-V, etc... A lista é longa, mas acho que estas 12 melhorias são as que mais vão chamar a atenção dos usuários do Windows 10 April Update.

E você, vai instalar o Windows 10 April Update ou já instalou ? Prefere esperar alguns meses ?

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre TI !

Gostou do artigo ? Então comente, curta e compartilhe !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !

Aproveite e dê uma olhada nos 5 artigos mais lidos no site !