Textual description of firstImageUrl

Tendências do MD que tenho lido por aí


As 17 mais importantes tendências do marketing digital que eu tenho lido, testado e aprovado.


Uma das coisas que sempre me preocupo é com o Marketing Digital dos clientes para quem trabalho ou trabalhei, e o do Gestor Técnico também.
tendencias-do-md-que-tenho-lido-por-ai
Eu acho que ter uma idéia mesmo que básica do que vem pela frente, sempre ajuda a executar um plano de MD com estratégias para obter resultados satisfatórios.

Indo direto ao ponto, vamos dar uma olhada no quem estão falando por aí, talvez lhe dê idéias como você mesmo pode aplicar estas tendências na sua empresa ou negócio. Quem sabe ?

1. Marketing de Conteúdo:
Aquele tipo de publicidade abusiva e intrusiva já era. Todo mundo agora pode te bloquear e não te ver, então é melhor que você busque outros artifícios.

Produzir conteúdos que entreguem valor ao cliente é o objetivo para ser visto. Mas isto é um investimento a longo prazo. Quanto mais cedo fizer, melhor pra você.

2. Sites responsivos em vários dispositivos:
Se a sua estratégia de markting digital ignora os vários tipos de dispositivos com acesso a internet , então, acho que você está fora.

Por quê ? os dispositivos tipo móveis representam a maior parte do tempo gasto online pelo brasileiro segundo várias pesquisas. Por conta disso tudo, conteúdos são consumidos em smartphones e tablets.

Sites e blogs precisam ser otimizados para dispor dessa tecnologia ao usuário, permitindo uma navegação fácil e intuitiva, caso contrário, seu público até encontra seu site ou blog, mas vai embora porque não encontra o que procura ou não se acha no mesmo.

3. As ferramentas de software vão automatizar todo o processo:
As ferramentas de automação de marketing digital entregam conteúdo de modo automático e fácil de se criar. Nós mesmos aqui do Gestor Técnico usamos algumas delas.

Exemplo disso são as postagens automáticas em Redes Sociais e o e-Mail Marketing, mesmo assim dê um toque humano as suas postagens e seu conteúdo em geral.

4. A análise preditiva de dados será efetuada por especialistas:
Os dados que a web fornece poderão determinar o que funciona ou não. Testes com vários tipos de conteúdo demonstrarão que tipo de conteúdo converte mais. Cientistas de dados analisarão e criarão estratégias a partir destes dados. Acho que será uma profissão que terá destaque !

5. A tecnologia de internet das coisas vai criar muitas possibilidades:
Trata-se da integração direta entre objetos físicos em um sistema de rede de computadores, resultando uma maior eficiência no acesso e troca de informações.
Internet-das-Coisas
O Google define a Internet das coisas, como uma rede de objetos físicos como por exemplo, eletrodomésticos, sensores, produtos eletrônicos, portas, etc... conectados à Internet, o que permitiria que esses objetos assimilassem e trocassem dados entre si.

6. Esqueça a diferença entre online e offline:
Acabou de vez a distinção de vida real e vida na internet. Lembre-se do seguinte: o que você faz ou posta na internet diz muito sobre quem você é.

Eu acho que se uma marca está na internet ela deve interagir e responder aos clientes ou público sempre de modo educado.

7. Para atingir um certo público você terá que pagar:
Diante de tanta concorrência e competição na internet, se você quer ser visto e achado com facilidade você terá de pagar, mas não se engane achando que basta apenas pagar.

A verdade é uma só: antes de comprarem um serviço ou produto de você, as pessoas querem saber quem é você, e o marketing de conteúdo pode ajudá-lo a se destacar e tornar-se referência.

Talvez você precise recorrer a outros nichos para ajudar a divulgar sua empresa, já que supostamente estes outros nichos possuiriam alcance, credibilidade e confiança do público.

8. Bom design e boa velocidade de carregamento:
Sites que se destacam possuem duas coisas em comum: um bom design e a velocidade de carregamento.

Não bastará apenas criar conteúdo se o visual do site não for agradável e não carregar rapidamente.

Em outras palavras: significa que a maneira que seu site é projetado e a velocidade que ele carrega são fatores essenciais para transformar seu visitante em um cliente.

9. O e-mail marketing ainda funciona bem:
Profissionais (ou não) podem combinar o e-mail marketing com dados obtidos a partir do consumidor.

Hoje você já não recebe notificações do Facebook, Twitter e de vários locais em sua conta de e-mail ? Pois é, de onde estes dados todos vem ? Pense nisso !

10. Realidade virtual é uma realidade:
Hoje usamos três plataformas para trabalharmos: computador, mobile e Internet. Daqui a pouco a realidade virtual entrará nessa lista. Aqui no site tem um artigo bem interessante sobre este assunto.
Relidade-Virtual
Os óculos de realidade virtual da Sony, Oculus e Samsung já estão por aí. Quem acha que o maior objetivo da RV são os gamers, está muito enganado. A realidade virtual será usada para estudos científicos, turismo virtual e educação também. Uau !!!

11. O SEO continuará sua saga junto a geração de conteúdo:

12. Vídeos seguirão em crescimento rápido:
Plataformas de vídeo se consolidaram como uma das principais maneiras de transmitir conteúdo a determinado público ou segmento.

Eu li algumas estatísticas que diziam que visitantes ficam dois minutos a mais em uma página se ela tiver um vídeo. Vou começar a fazer mais disso aqui no blog (rsrsrs) !

13. Conhecimento será tudo:
Com várias empresas e profissionais oferecendo produtos e serviços cada vez mais similares, o nível de exigência aumentou muito.

Consumidores bem informados e repletos de opções precisarão de profissionais que saibam como superar expectativas, o que só é possível com profissionais extremamente capacitados.

14. O alcance orgânico caiu e você precisa investir em publicidade paga:
Com a diminuição do alcance orgânico nas redes sociais e nos buscadores também, será necessário gastar mais para que você apareça.

Sabia que no Facebook o alcance orgânico está em torno de apenas 2% ? Pois é !

15. E a inteligência artificial ?
Com ajudantes como Siri, Cortana e a tecnologia Machine Learning do Google, algumas das tecnologias de inteligência artificial que vemos nos produtos já existem no mercado. Mas a IA continuará a evoluir a caminho dos robôs.
inteligencia-artificial
16. Aumento do uso de chats em apps:
O uso de aplicativos de chats em dispositivos móveis cresceu espantosamente, basta ver o famoso WhatsApp que cresceu muito como ferramenta dentro das empresas.

17. Tudo na Nuvem, só que não:
Todos nós vimos um crescimento da adoção de serviços de nuvem, mas as empresas ainda preferem manter muitos dos seus dados dentro de suas próprias empresas.

O que ficou foi um híbrido de nuvem e local. Não deixa de ser uma boa opção já que o preço do tráfego de dados ainda é absurdo.

Se você não acredita faça uma cotação de serviços de um servidor SVN com cerca de 200GB de banco de dados. Você verá que o valor do tráfego de dados passa a ser inviável.

Conclusão:
Acredito que nem tudo é perfeito em se tratando de tantas mudanças, porém algumas delas ou até a a maioria veio pra ficar de vez. Temos que nos adaptar a todas estas mudanças se quisermos sobreviver.

Gostou do artigo ? Comente, curta e compartilhe !

Aproveite e dê uma olhada nos 10 artigos mais lidos no site !