Textual description of firstImageUrl

8 dicas para melhorar sua rede wifi


8 dicas para melhorar o sinal Wi-Fi da sua casa ou de seu escritório de um modo bem fácil!


Com o acesso a internet nas residências em todo o globo terrestre, o Wi-Fi se tornou um dos meios de se estar conectado o tempo inteiro, principalmente para os que utilizam dispositivos móveis para navegar na rede.

8-dicas-melhorar-wifi

No entanto, problemas ligados a uma conexão de rede sem fios são comuns, podendo prejudicar totalmente sua navegação.

Por exemplo, você consegue utilizar a internet em todos os cômodos da sua casa ou em todas as salas de seu escritório com sinal forte ?

Você sabe como melhorar o desempenho da sua rede wifi ?

Bem, apesar de termos escrito aqui no Blog dois artigos completos sobre como aumentar o sinal do wifi do roteador, e como melhorar o wifi configurando seu roteador na faixa de 20Mhz e 40 Mhz, aqueles artigos forneceram dicas bastante úteis para melhorar ou aumentar sinal wifi de sua antena wireless também, mas ainda tem mais...

As dicas abaixo podem realmente melhorar o sinal de rede wi fi ! Então, leia abaixo estas 8 dicas para auxiliá-lo a ampliar o sinal do Wi-Fi de sua casa ou escritório.

8-dicas-para-melhorar-sua-rede-wifiAntes de continuar, se você chegou aqui procurando por algo do tipo: Channel Width 40mhz ou  sobre Coexistência 20/40mhz, Intervalo de sinal wifi, etc... Acho melhor você dar uma olhada neste artigo sobre como escolher o melhor canal wifi e outras coisas tambémmas já aviso: ele é bem longo !

😜Chega, vamos ao que interessa !

1ª Dica: Mantenha seus aparelhos e dispositivos atualizados !

Sempre que puder eu acho que você deveria atualizar todos os seus dispositivos para garantir sempre a melhor e maior velocidade possível na transmissão de dados.

Assim como qualquer outro dispositivo ou aparelho eletrônico, o acessório que fornece o acesso Wi-Fi em sua casa ou escritório está em constante mudança, sempre com novas atualizações.

Eu já falei aqui sobre os padrões IEEE 802.11 para redes sem fio: A, B, G e N. Estes padrões de A até G conseguem transmitir informações em até 600 Mbps teoricamente.
padroes-IEEE802
Lembrem-se que o padrão mais moderno e rápido é o formato N, que consegue transmitir e receber dados em até 300 Mbps ou mais (teoricamente), os outros não passam de 54 Mbps.

Só que para conseguirmos atingir as maiores velocidades de conexão possíveis, nós precisamos adquirir um roteador compatível com o padrão N e uma placa de rede ou adaptador Wifi que suporte este padrão.

👌Vamos entender como melhorar o alcance da sua rede wi-fi ?

As placas e adaptadores Wi-fi desatualizadas podem e devem ser substituídos facilmente com placas de novo padrão.

No entanto, os roteadores ainda precisam ser substituídos por modelos mais novos que suportem os novos padrões, senão nada feito !


Obs: Para saber como melhorar a rede wifi do notebook e como melhorar o desempenho da rede wi fi, aconselho você a ler o artigo: "Onze dicas para melhorar a potência e a largura de banda do seu roteador Wi-fi para atingir a máxima velocidade possível !" 

Neste tutorial que indico acima, há exemplos de como escolher o melhor canal wireless e como escolher entre 20Mhz ou 40Mhz de banda wifi !

Já que você chegou até aqui, indico este artigo sobre como ajustar o wifi evitando problemas de latência.

De antemão já aviso que você terá de ser paciente, pois são muitos ajustes finos e nem sempre resultam imediatamente.

Neste artigo que indico aí acima você vai mexer com ajustes wifi de sincronização, de transmissão de pacotes wifi, semáforos wifi, e outras configurações de ajustes avançados do sinal Wi-fi.

2ª Dica: Escolha um local adequado para o seu roteador wi-fi !

Isso é o básico a se fazer. Acontece muitas vezes que talvez você tenha instalado seu roteador Wireless em sua casa ou escritório há algum tempo.

Só que seu roteador talvez tenha começado a sofrer interferências de outros roteadores ou dispositivos próximos, e isso é muito comum nos dias atuais.

Vale lembrar que telefones sem fio e fornos de microondas podem interferir no sinal. Por isso, mantenha o roteador bem distante desses itens.

Eu recomendo você a analisar qual é o melhor lugar (novo) em sua casa ou escritório para colocar o roteador.

Faça também um Scan de canais, pois provavelmente o seu canal antigo já está congestionado e você tenha que migrar para um novo canal.

Você terá de executar esta tarefa de scan de canais quando achar que sua rede wifi está lenta por algum motivo.

scan-canais-wifi-analyzer

Você pode usar no seu smartphone o APP WiFi Analyzer (imagem acima) que é um aplicativo para Android permitindo visualizar redes sem fio e ajudando a decidir qual é o melhor canal wifi a ser usado.

O WFA (Wifi Analyzer) possui um Gráfico de Canais que nos permite visualizar a intensidade do sinal de todas as redes wireless perto de você.

Eu ainda acho e confirmo que o melhor local para se colocar um roteador, é em um lugar alto, desta forma as ondas eletromagnéticas conseguem irradiar o sinal wi-fi para baixo e lados, ao mesmo tempo em que o roteador fica livre de objetos ao seu redor.
melhor-canal-wireless
Os roteadores acima foram colocados rente ao teto !
Se puder colocar o roteador no centro de sua área de atuação, melhor ainda, ou coloque-o aonde você for mais usá-lo, acho que esta também seria uma boa opção !

3ª Dica: Proteja sua rede de ladrões de sinal wireless !

Uau, eu não canso de avisar e ajudar meus amigos nestes casos. Mesmo que você já possua uma senha cadastrada em sua rede sem fios, pode ser que sua rede wireless já tenha sido descoberta ou monitorada por algum vizinho mais fuxiqueiro (risos).

Pode ser também que ele (seu vizinho) esteja utilizando sua conexão, o que invariavelmente a deixará mais lenta que o normal.
ladrao-wifi
Uma das melhores maneiras de evitar e ao mesmo tempo se proteger é optar por um padrão criptográfico de segurança mais avançado, como o WPA, WPA2 ou WPA3 que é muito recente.

É claro que como qualquer senha, esta senha precisa ser de difícil acesso, então eu te aconselho a misturar números, letras e caracteres especiais se possível.

Também lhe recomendo a evitar utilizar nomes que indiquem de onde é a sua rede, vejo sempre redes sem fio como "Wi-Fi do apto tal".

Há ainda um outro detalhe que é um pouco mais radical para limitar quem tem acesso ao seu roteador, que seria limitar o acesso somente por dispositivos cadastrados pelo endereço MAC do dispositivo que se conectará ao wifi.

Só quem é cadastrado consegue acessar, porém você precisará cadastrar manualmente cada dispositivo que for acessar, e é um processo mais técnico ter que lidar com MAC Addresses.

4ª Dica: Alterar o canal wireless da sua conexão !

Muitas pessoas possuem conexão de internet sem fio atualmente, e com certeza sua rede está funcionando no mesmo canal que outras redes sem fio próximas a você.

Entenda que se você mora em um prédio ou está em um prédio de escritórios a tendência é piorar mais ainda.

Para melhorar a área de cobertura do seu Wi-Fi e sofrer menos interferência, tente escolher o canal wifi que está mais livre, você não conseguirá um canal só pra você, então tente um mais livre.

Aproveite e leia estes 3 artigos abaixo:
Como configurar uma rede wi-fi para ter um sinal forte e estável ? - o texto é bem grande, mas também é muito abrangente e de fácil leitura.


Um dos softwares mais usados para verificar qual o melhor canal para conexão é o WiFi Analyzer para Android que já discutimos aqui nos artigos acima.

O Wifi Analyzer oferece uns gráficos bem produzidos para verificarmos qual o canal que determinada rede wireless está utilizando, depois disso você pode ver qual o melhor canal para fixar em seu roteador.

5ª Dica: Instale um repetidor para aumentar o alcance do sinal !
Se você ainda não conseguiu um sinal forte e estável em seu wi-fi, talvez você tenha que usar um repetidor de sinal.
WiFi-N-Repetidor-sinal
Repetidor de sinal
Já te digo de antemão, não se empolgue ! Seria bom que você conseguisse conectar seu repetidor de Wi-Fi ao roteador principal através de um cabo Ethernet, pois se você for conectar por wireless você terá pelo caminho perdas de velocidade e sinal também.

Eu sempre aconselho e friso bem esta opção de que estes repetidores devem estar sempre conectados por cabos de rede ao roteador principal; o que certamente pode gerar algumas inconveniências é claro !

Ok, ok ! Eu entendo que é um repetidor de sinal Wi-fi para ser conectado como repetidor Wireless, mas as perdas de sinal entre o roteador e o repetidor sem fio são grandes. Eu sempre prefiro utilizar outro roteador como repetidor.

Então, se isso for um problema para você, há uma outra opção que é você utilizar dispositivos PLC que são ligados ao cabeamento da rede elétrica, mas ainda os acho caros.
utilizar-dispositivos-PLC
Dispositivos PLC ligados a rede elétrica distribuindo internet !
Porém meu caro amigo, sua rede elétrica tem de estar toda cabeada de forma a formar uma Topologia de Rede Anel ou seguimento inteiriço como a Topologia de Rede em Barra, senão, nada feito, não tem rede de dados.

6ª Dica: Dê atenção a aplicativos que consomem sua largura de banda !

Se você joga online, ou assiste streaming de vídeo como a Netflix, utiliza programas de download e efetua outras atividades que exigem conexão constante, então isto tudo pode comprometer deveras o sinal de sua rede WiFi.

Ou se em seu escritório há várias pessoas que compartilham a mesma rede, e isso é um fato, é possível que algum aparelho esteja consumindo a maior parte da largura de banda limitando o uso da rede em outros computadores - fato normal em uma empresa.

Aconselho e acho melhor você prestar atenção e começar a monitorar o que estão usando em sua rede wireless e nos horários de uso também.


Uma das formas para resolver este problema é você também ler o artigo (complexo) contendo 7 maneiras de ajustar o sinal wireless de seu roteador wifi para trabalhar estrategicamente sem falhas - idéias para usuários avançados.

Agora, se você achou os artigo acima muito complexos, você pode simplesmente bloquear alguns programas e sites que você desconfia que suguem sua largura de banda wifi, porém você só consegue fazer isso corretamente monitorando acessos e tráfego na rede.

7ª Dica: Faz quanto tempo que você não reinicia seu roteador ?

Pois é meu caro, muitas vezes o roteador pode travar ou ficar muito lento: tanto por causa de aquecimento ou simplesmente pelo motivo de processar tantas solicitações que sua memória RAM fique sobrecarregada e suja.

restart-seu-roteador

Então meu nobre leitor, sugiro que você reinicie-o manualmente e constantemente dia após dia se possível.

Faça o seguinte, se não tem ninguém usando durante longos períodos, desligue-o da tomada. Simples assim.

8ª Dica: Atualize o software de seu roteador com o firmware do fabricante !

Esta pode ser uma alternativa um tanto quanto complexa talvez não muito amigável pois erros podem ocorrer.

Digamos que um firmware é o sistema operacional do equipamento, assim como o Windows, Linux Android e IOS.

Outra hipótese a tentar é utilizar algum firmware modificado que pode alterar seu equipamento antigo e transformá-lo em uma central com diversos recursos novos.

Um deste recursos novos seria o da possibilidade de amplificar o sinal da antena wireless e outros recursos mais.

Dois deles eu recomendo testar: DD-WRT e o Open WRT pois são confiáveis.

Conclusão:

Eu acho que se você seguir estas 8 dicas para melhorar seu wifi, você terá uma melhor experiência de usuário em suas conexões. É claro que você deve entender que todas as dicas dependem muito do modelo e da marca de seu roteador, e também de trabalho de monitoramento e análise.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !