Textual description of firstImageUrl

Como converter Disco Dinâmico em Básico


Se você precisa converter um disco dinâmico em um disco básico, será necessário excluir todos os volumes ou partições do disco e apagar completamente todos os dados - guia avançado.


Quando você necessita reconverter um disco dinâmico novamente em disco básico, você terá de excluir todos as partições e volumes do disco dinâmico, é claro que excluindo os volumes e/ou partições, seus dados serão deletados completamente do(s) disco(s).

como-converter-disco-dinamico-em-basico

Ao excluir um disco de volume dinâmico eu recomendo que você efetue backup dos dados contidos nos volumes antes de apagar o disco dinâmico, ou antes da conversão.

Diferença entre discos básicos e discos dinâmicos

Entenda que Discos dinâmicos foram substituídos no Windows por Espaços de Armazenamento atualmente. Então, agora quando você precisar criar discos em volumes maiores, ou espelhar volumes de inicialização do Windows, eu recomendo que você use a controladora RAID em hardware, que na verdade vem incluída na maioria (senão em todas) as placas-mãe atuais.

Normalmente você precisará de no mínimo dois discos, podendo ser SSD misturado com HDD além da unidade em que o Windows foi instalado.

Estas unidades de SSD ou Disco Rígido poderão ser discos internos ou externos, não importa.

Observação:

Discos dinâmicos não foram descontinuados, a função ainda se encontra disponível no Windows 10.

Preste atenção:

Aqui começa todo processo passo-a passo como você poderá excluir completamente um disco dinâmico, e logo a seguir re-convertê-lo em um disco básico.

Faça com cuidado, ok ? Mas antes, leia com atenção para entender melhor as diferenças entre discos básicos e discos dinâmicos.


O que são Discos Básicos ?

Discos básicos são conhecidos por serem discos com partições sem tolerância a falhas, lembrando que  você pode ter no máximo 4 partições primárias por disco ou ssd.





Comumente, discos básicos não proporcionam nenhum ganho de velocidade ou tolerância a falhas, então se o seu disco rígido ou ssd começa a apresentar falhas, você perde tudo que estava armazenado nele. Faça backup sempre !

Você pode efetuar a conversão do disco ou ssd básico para o modo dinâmico, mas não existe o modo inverso.

O que são Discos Dinâmicos ?

Discos dinâmicos são discos ou ssd´s onde a tolerância a falhas é de suma importância, então o que eu disse acima sobre discos básicos e com a perda de dados em caso de falha não se aplica aqui, pois discos dinâmicos são o inverso dos discos básicos.

Se você tem dois drives criando um disco dinâmico (volume), a tolerância a falhas está garantida.

Nós podemos converter um disco dinâmico em um disco básico de 2 modos:
  1. Usando a interface do Windows.
  2. Usando o cmd (linha de comandos).
Como converter um disco dinâmico em um disco básico usando o Windows ?
  1. Primeiro de tudo: faça backup de todos os volumes do disco que você deseja converter de dinâmico para básico.
  2. No Gerenciamento de Disco do Windows, na imagem acima, clique com botão direito do mouse no disco dinâmico que você deseja converter em disco básico e clique em Excluir. Se a opção Excluir estiver desativada, é porque você precisa desmontar o volume ou desativar serviços como arquivo de paginação contidos nele. Para abrir o Gerenciamento de Disco digite na caixa executar: diskmgmt.msc e tecle Enter.
  3. Quando todos os volumes no disco forem excluídos, clique com botão direito do mouse no disco que você selecionou antes, e em seguida clique em Converter em Disco Básico.
Como converter um disco dinâmico em um disco básico usando a linha de comando ?

Para converter disco dinamico em basico pelo prompt , usamos o Diskpart, que é uma ferramenta mais poderosa do que o gerenciador de discos do Windows.

Existem muitas formas para você gerenciar ou modificar seus discos, converter um disco básico em um disco dinâmico, particionar um disco no prompt de comandos com o diskpart, listar os discos, partições e volumes existentes, e/ou excluir todas as partições do disco selecionado, isso tudo pode ser feito com o Diskpart. Tem um artigo aqui no blog explicando muito bem o uso do Diskpart.

Muito importante:

Faça o backup de todos os volumes do disco que você deseja converter de dinâmico para básico, você vai perder tudo em todos os discos que forem do volume se não tiver feito backup !

1 - Abra um prompt de comando e digite Diskpart para inicializar o DISKPART.
2 - Digite List Disk. Observe o número do disco que você deseja converter para básico.
3 - Digite Select Disk x - onde x é o número do disco que quer excluir/converter a disco básico.
4 - Digite Detail Disk .

Quando você manda detalhar o disco com o comando Detail Disk, repare bem que ao final do detalhamento ele informa o Número do Volume, a letra de unidade e o label/rótulo da unidade.

A partir daqui você tem de ter muito cuidado, pois lembre-se que você tem um volume montado aqui, faça backup dos dados antes de continuar !

Observe a imagem abaixo para exemplo !
    diskpart-disco-dinamico-para basico-1

    Continuando a conversão de disco dinâmico para disco básico:

    5 - Digite Select Volume=X  onde X é o número do volume, no caso abaixo meu volume é o Volume 0 (zero). Então ficou: Select Volume=0 .
    6 - Digite Delete Volume. Se receber mensagem de erro ou não pode continuar, é porque você tem um arquivo de paginação, inicialização ou hibernação no volume selecionado, então você precisa desativar o arquivo de paginação ou desmontar o volume, e reinicializar para repetir todo este processo.
    7 - Digite Convert Basic.
    8 - Operação finalizada - Digite Exit para sair do Diskpart.

    Considerações adicionais sobre excluir disco de volume dinâmico:

    Se desejar manter seus dados, faça backup ou transfira seus dados para outro volume antes de converter o disco em um disco básico, senão você perde tudo.
    O disco não pode conter volumes ou dados antes de você alterá-lo para um disco básico.

    Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

    O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

    Nenhum comentário :

    Postar um comentário

    Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

    Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !