Textual description of firstImageUrl

Configuração do sistema Windows


Algumas coisas interessantes (8 coisas) que você pode efetuar com a ferramenta de Configuração do Sistema do Windows MSconfig.exe .


Eu acho excelente a antiga ferramenta de Configuração do Sistema Windows ! Eu estou falando do antigo msconfig.exe, lembra ? Ainda existe e é útil !

configuracao-do-sistema-windows

Sempre foi uma ferramenta pequena e escondida que nos permite alterar configurações importantes do funcionamento do Windows e que não devem ficar tão visíveis para evitar erros, e usuários curiosos apenas.

Eu acho que as funções que eu mais uso desta Ferramenta de Configuração do Sistema, são: como o Windows poderá ser iniciado, ativar e desativar serviços específicos de inicialização do sistema, e também de programas, além de um monte de tarefas administrativas.

O que é o Utilitário de Configuração do Sistema Windows - msconfig ?

O utilitário ou comando MSCONFIG (Microsoft System Configuration Utility) é um arquivo executável do programa “Utilitário de Configuração do Sistema”.

Como abrir msconfig ou executar o msconfig ?

Se você quiser abrir o MSConfig no Windows 10, vá até o menu iniciar e procure por "Configuração do Sistema". Selecione o resultado principal que é Aplicativo e clique com o mouse.

O que eu posso fazer com o MSCONFIG ou Ferramenta de Configuração do Sistema ?

Falando de de modo geral, você pode escolher quais drivers e serviços serão carregados na inicialização do Windows.

Repare que o MSCONFIG é todo dividido em várias guias, e cada guia nos dá acesso a configurações diferentes.

windows10-msconfig
Microsoft System Configuration Utility

A primeira guia na janela de Configuração do sistema é chamada de guia Geral onde você pode configurar como o Windows é iniciado.

Na seção "Seleção de inicialização na guia Geral" você pode informar ao Windows para executar:

1 - Msconfig Inicialização normal:

Significa que o Windows é inicializado com todos os drivers, dispositivos, além de todos os serviços ativados.

windows10-msconfig-2

Esse modo está ativado por padrão na maioria dos computadores. Porém quero ressaltar que quando você efetua algumas alterações em drivers, serviços ou programas, a seleção  muda para "Inicialização Seletiva", e este se torna o padrão de seu computador.






2 - Msconfig Inicialização de diagnóstico:

Este modo é bem semelhante a iniciar o computador no modo de segurança. No meu artigo sobre iniciar o computador em modo seguro, eu mostro que neste modo de inicialização o Windows executa somente alguns serviços e drivers.

A Inicialização de Diagnóstico (imagem acima) também executa serviços de rede ou serviços importantes de aplicativos como antivírus, firewall.

Particularmente, este modo é útil quando você quer isolar arquivos e serviços do Windows que podem ser alguma fonte de problema ou instabilidade do sistema.

Quando você seleciona a “Inicialização de diagnóstico” e clica no botão Aplicar , a “Inicialização seletiva” é ativada.  Não se preocupe, isso é normal.

O fato é que a “Inicialização de diagnóstico” é uma “Inicialização seletiva” com um conjunto pré-ajustado de configurações.

3 - Msconfig Inicialização Seletiva:

A Inicialização Seletiva (imagem abaixo) executa o Windows apenas com serviços e drivers essenciais. Além de algumas seleções personalizadas que você desejar executar.

windows10-msconfig-2

Tenha me mente que se você alternou entre os modos de inicialização, resolveu alguns problemas, e logo a seguir voltar a usar a “Inicialização Normal”, é claro que todos os serviços desabilitados e itens de inicialização serão ativados na Inicialização Normal.

Observação: msconfig inicialização do sistema normal ou seletiva ?

Note bem que a seleção de inicialização do msconfig, reverterá de normal para inicialização seletiva se por algum motivo você tive um driver ou serviço desabilitado.

Agora, se o que você quer é impedir completamente que alguns aplicativos, drivers, ou serviços sejam iniciados automaticamente com o Windows, você precisará olhar atenciosamente a lista de serviços e itens de inicialização para editá-los novamente.

Depois de fazer isto, a “Inicialização seletiva” será marcada como a seleção de inicialização padrão.

4 - Msconfig Inicialização do Sistema:

Quais sistemas operacionais estão instalados no seu PC ? Bem, uma das coisas que eu gosto na ferramenta de configuração do sistema, é o modo gráfico de escolher qual dos sistemas operacionais instalados no meu PC carrega primeiro.

windows10-msconfig-inicializacao-sistema

Na ferramenta Configuração do sistema, alterne para a guia "Inicialização do Sistema" e você poderá visualizar todos os sistemas operacionais instalados no computador e selecionar o S.O. padrão, caso tenha uma configuração de inicialização múltipla, é claro !

Se quiser definir um novo sistema operacional como padrão, clique nele e depois clique no botão "Definir como padrão".

5 - Msconfig Tempo limite:

Na seção "Tempo Limite" você pode escolher quanto tempo (em segundos) o computador deverá aguardar para você selecionar o sistema operacional a ser inicializado.

windows10-msconfig-inicializacao-sistema

Se nenhuma escolha for feita durante o tempo definido, o sistema operacional padrão será iniciado. É claro que você precisa ter dois ou mais sistemas instalados, no exemplo acima só tem um.





6 - Msconfig Opções avançadas:

Nesta guia você também poderá alterar algumas configurações avançadas sobre como o Windows inicializa, com quantos núcleos de processador ou quanta memória RAM ele pode usar.

Esta é uma configuração bem técnica e complicada sobre a forma ou maneira que você define como seu sistema operacional Windows será inicializado.

Você poderá fazer isso para cada sistema operacional instalado, bastando clicar no sistema operacional e depois em "Opções avançadas".

Repare bem que se você definir valores manualmente nesta seção, o Windows só pode usar o número definido de núcleos de processador e memória ram máxima que você definiu, caso venha a colocar mais recursos no sistema, o Windows não irá usar.

Você pode fazer configurações específicas de inicialização para cada sistema operacional instalado em seu computador.

Na seção "Opções de inicialização" temos a Caixa "Inicialização Segura" com os items:

  • Mínima - possui a interface de usuário, mas nenhum serviço de rede é ativado.
  • Shell alternativo - abre um prompt de comando no modo de segurança, serviços de rede e interface gráfica do usuário estarão desativados.
  • Reparo do Active Directory - uma inicialização segura normal que executa, além disso, os serviços e recursos do Active Directory - somente em servidores.
  • Rede - executa uma inicialização segura e normal com serviços de rede habilitados.

windows10-msconfig-inicializacao-sistema

Ainda na guia Inicialização do Sistema (imagem acima), a ferramenta Configuração do Sistema oferece um conjunto de opções avançadas que podem ser aplicadas a procedimentos de inicialização padrão e também no modo de segurança:

  • Nenhuma GUI na inicialização: durante a inicialização não será mostrada a tela de carregamento normal, apenas uma tela preta sem informações.
  • Log de Inicialização: durante a inicialização o sistema garvará um log completo com informações sobre o processo de inicialização. Este loge pode ser acessado em: “C:\Windows\Ntbtlog.txt”.
  • Vídeo Base: será útil se você acabou de instalar algum driver de vídeo que está dando problemas. O Vídeo Base faz uma inicialização padrão do Windows, só que ele carrega apenas drivers de vídeo padrão que foram fornecidos com o Windows, em vez daqueles específicos do fabricante.
  • Informações de inicialização do S.O - deverá ser usado em conjunto com “Nenhuma GUI". A tela padrão de carregamento do Windows será substituída por uma tela preta, exibindo informações completas sobre drivers carregados durante o processo de inicialização do sistema. Se por um acaso seu Windows travar durante a inicialização, esse modo de visualização pode particularmente ser útil para identificar o driver que causou a falha.

7 - Msconfig Serviços:

A guia Serviços da ferramenta Configuração do Sistema mostra uma lista de todos os serviços que iniciam quando o Windows é inicializado.

Para cada serviço, você vê o nome do serviço, o fabricante, o status atual (parado ou em execução) e a data em que ele foi desativado, caso seja desativado.

windows10-msconfig-servicos

Efetivamente você poderá verificar os serviços que deseja executar na inicialização e desmarcar os serviços que não deseja inicializar junto com o sistema.

Lá embaixo da janela (figura acima) tem uma caixinha que se marcada, deixará visível apenas os serviços de terceiros. Em outras palavras: Ocultará todos os serviços da Microsoft.

Observe que as seleções executadas nessa guia serão aplicadas somente a sua seleção de inicialização atual que está assinalada na guia Geral.

Se você estiver usando uma "Inicialização Normal" e desativar alguns serviços, a seleção de inicialização é alterada automaticamente para "Inicialização Seletiva". Guarde isto !

8 - Msconfig Ferramentas:

Vamos saltar direto para a guia ferramentas por que a guia Inicialização de Programas apenas é um Link para o Gerenciador de Tarefas.

hospedagem-gratis-por-1-ano

Poucas pessoas conhecem a guia Ferramentas na Configuração do sistema e o que ela realmente faz. Se você clicar nela, obterá uma lista de ferramentas administrativas do Windows, Informações do Sistema, Editor do Registro, Visualizador de Eventos, Monitor de Desempenho e assim por diante.

windows10-msconfig-ferramentas

Aqui dá pra aprender um bocado, pois cada ferramenta possui nome e descrição. O legal é que se você clicar ou tocar nela, poderá ver o comando utilizado para iniciar determinada ferramenta.

Como você está notando, a guia Ferramentas da Configuração do Sistema é útil, pois lista ferramentas administrativas que são usadas para a solução de problemas de estabilidade ou desempenho do sistema.

Clique em uma ferramenta e depois clique em iniciar, ou apenas decore seu nome e digite em um prompt de comandos pressionando enter ao final, pode ser que ao utilizar alguma ferramenta, você seja informado de que precisa reiniciar o computador para que as novas configurações entrem em vigor.

Conclusão:

O utilitário Configuração do Sistema - msconfig.exe é uma ferramenta versátil e útil que oferece recursos úteis para nós que desejamos ou precisamos alterar a maneira como o Windows inicia e funciona. É uma ótima ferramenta para solucionar problemas de estabilidade e desempenho. Você já usou a ferramenta de Configuração do Sistema Windows para alterar a maneira como o Windows inicializa ou funciona ?

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

2 comentários :

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !