Textual description of firstImageUrl

Qual banda é a melhor: 2.4GHz ou 5GHz?


Quando e porquê você deveria usar o Wifi em 2.4 GHz ou 5.0 GHz em seu roteador wireless?


A tecnologia está sempre mudando e crescendo. A cerca de vinte anos atrás ter uma conexão Wi-Fi era um luxo para poucos.

qual-banda-e-melhor-2-4ghz-ou-5ghz

Hoje em dia o wireless está em quase todos os cantos do mundo, isso foi um trabalho de inclusão muito bem feito, só que ainda há muito espaço para melhorar essa tecnologia vintage.

Quase todos os roteadores mais modernos que tenho visto são "dual band", isso significa que eles possuem a capacidade de transmissão em ambas as bandas 2,4 e 5 Giga Hertz.

Qual a diferença entre 2,4 GHz e 5 Ghz?

É quase certo que se você comprou um roteador Wi-Fi ou dispositivo compatível nos últimos cinco anos, ele tenha vindo com suporte para redes de 5GHz.

Os roteadores Wi-Fi dual band operam em duas faixas de frequência, a frequência de 2,4 GHz e a frequência de 5 GHz. Porém apesar da crescente popularidade desses dispositivos, ainda geram algumas confusões e dúvidas.

Sendo um roteador  Wi-Fi de quinta-geração baseados no padrão 802.11ac, ele necessita da banda de 5 GHz para efetuar uma conexão super rápida.

Raros são os dispositivos mais novos que não suportam este novos padrões, porém...

Roteadores AC (Archer):

O padrão 802.11AC não opera na frequência de 2,4GHz, embora possua maior alcance de sinal teoricamente de até 200 metros com boa qualidade.

Mesmo que roteadores 802.11ac ampliem consideravelmente a qualidade do sinal wireless, a velocidade oferecida de 1300Mbps ainda não oferece benefícios que a gente possa realmente notar, uma vez que a internet aqui no Brasil ainda opera com velocidades bem abaixo do que estes novos roteadores Archer transmitem.





Uma diferença neste novos roteadores AC é a quantidade de antenas que eles possuem. Normalmente vemos roteadores com padrão "N" com até quatro antenas, porém os roteadores "AC" suportam até oito antenas trabalhando simultaneamente com mais pontos de transmissão e recepção de sinal, e também gerando menos congestionamento na rede.

Devo utilizar 5Ghz ou 2,4Ghz, qual é melhor 2.4 ghz ou 5ghz?

Sim você deve utilizar 5 Ghz se puder, pois a faixa de 5GHz está se tornando o padrão. Porém, é melhor você continuar lendo o artigo inteiro para você mesmo tirar suas conclusões.

Já falamos aqui no blog sobre como devemos ajustar o Canal Wireless, em 20Mhz ou 40 Mhz, você se lembra ?

router-wifi-2-4ghz-5ghz

O espectro ou faixa de 2,4 GHz está lotado de conexões ?

Sim, está, isto é um fato. Mas por quê então não paramos completamente de usar o espectro de 2.4 GHz?

wireless-lotado-saturado-2-4ghz

Vamos por etapas, temos alguns prós e contras da internet na frequência de 5 GHz.

Uma das grandes vantagens de se usar o wi-fi em 5 Ghz é que o espectro tem muito menos equipamentos conectados neste momento.

Uma das coisas que foi popularmente executada no passado, é que dispositivos Wi-Fi, como gadgets antigos ainda operam no espectro de 2,4 GHz wireless, que também é usado por um monte de outras coisas.

Leia também: Quais as diferenças entre redes 5G e 5GHz ?

Qual a melhor frequência do roteador: 2.4 GHz ou 5 GHz?

Equipamentos sem fio como telefones de casa, mouses e teclados, fones de ouvido Bluetooth, consoles de jogos, e até mesmo alguns equipamentos de monitoramento de bebês estão todos usando várias partes do espectro de 2,4 GHz.

Você imagina isso tudo dentro de um condomínio de casas ou em prédios tanto residenciais com empresariais, chega um momento de não ter mais espaço.

Em outra mão, nós temos a faixa wireless de 5GHz de alta velocidade que está praticamente sozinho por enquanto, pois muitos destes equipamentos citados no parágrafo anterior, ainda não operam nesta faixa.

Sim, pelo menos os aparelhos domésticos ainda não operam na faixa de 5GHz...

Se você estiver usando um roteador Dual Band, seus dispositivos podem usar como padrão o espectro de 5GHz, mas você pode deixar ativo a banda de 2,4 GHz para seus aparelhos mais velhos de 2,4 GHz que podem sofrer ou sequer enxergar o wifi configurado em 5GHz.

Aproveite e leia: 7 maneiras de ajustar o sinal wireless de seu roteador wifi para trabalhar estrategicamente sem falhas - idéias para usuários avançados.

A largura de banda de 5GHz é maior e tem muito mais velocidade, porém...

Sim o espectro de 5GHz é muito mais rápido, mas seu problema principal é que as ondas de rádio de alta frequência dos 5Ghz não conseguem ir tão longe quanto as ondas de baixas frequências dos 2,4GHz.
router-espectro-2-4ghz-ou-5ghzAh, e também temos um probleminha, as ondas de 5GHz não conseguem penetrar algumas paredes mais sólidas, isso é uma função da física de ondas de rádio.





Então; pense bem antes de desabilitar o seu 2.4GHz completamente, porque você poderá sofrer com outros problemas como alcance e interferência.

Observe bem a imagem abaixo, agora pondere sobre qual potência é a melhor, Wi-Fi com 2.4 GHz ou 5 GHz ? Você decide !

wireless-potencia-do-sinal

Dispositivos N e AC Wi-Fi suportam beamforming que é uma técnica para o envio de sinais de rádio em uma direção específica para se ter uma conexão mais estável e limpa, mas esta técnica não envia o sinal em uma área de abrangência de 360 graus, temos aí um problema para nossos roteadores wireless.

Aproveite e leia: Onze dicas para melhorar a potência e a largura de banda do seu roteador Wi-fi para atingir a máxima velocidade possível ou qual o melhor canal wi-fi ?

A tecnologia Beamforming é usada para criar uma conexão ponto a ponto mais forte com os padrões AC e N pois além da onda ser direcionada, o sinal é bem limpo sofrendo muito pouca ou quase zero de interferência.

Quais as vantagens de usar Wireless em 5 GHz?

Olha só, pela minha experiência, vejo que os 5 GHz são um espectro mais utilizado em interiores.
wireless-2-4ghz-vs-5ghzA banda de 5GHz foi projetada essencialmente para dispositivos como laptops, celulares e tablets por causa da sua altíssima capacidade de transmissão de dados (largura de banda), mas é idealizada para conexões dentro de casa ou pequenas salas apenas.

Se o seu roteador fica no mesmo quarto ou sala que seu dispositivo, não tenha dúvidas, defina agora na frequência de 5 GHz. Continue lendo...

Aproveite e leia sobre quais são os melhores tipos de antenas wireless externas e internas, talvez ajude mais a você decidir.

Ok, você está convencido em desativar completamente sua rede 2.4GHz!

Bem, se você está convencido a desabilitar os 2,4GHz , primeiro certifique-se de que você não está usando nenhum dispositivo legado que depende do padrão de 2,4 GHz, como um console de jogos, Kindle, ou se seus computadores, notebooks, smartphones e tablets suportam o padrão de 5GHz.

wireless-desativar

Se você ainda tem um desses equipamentos, não tem jeito, infelizmente você precisará manter ambas as bandas ligadas por causa da compatibilidade com seus dispositivos antigos.

Agora, se você possui toda a certeza que todos os seus dispositivos são compatíveis com 5GHz, vai lá no roteador e desative os 2,4GHz, mas lembre-se que você pode ter problemas relacionados com distâncias, ou paredes mais grossas que possam interferir na navegação da onda de 5GHz.

Uma vez que a banda de 2.4Ghz foi desativada, seus aparelhos antigos de 2,4 GHz talvez consigam enxergar, se conectar, e funcionar um pouco melhor com os benefícios da velocidade de banda de 5GHz.

Só testando para descobrir e ter certeza.

👍Conclusão:

Se você está procurando um novo roteador e quer um que suporte seus aparelhos antigos também, observe bem se ele é Dual Band suportando as bandas de 2.4GHz e 5GHz ao mesmo tempo, pois alguns deste roteadores são Dual Band, mas apenas uma banda funciona de cada vez. Fica a dica !

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

7 comentários :

  1. os celulares que usam o 2.4ghz podem ser alterados para 5.0 ghz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não há possibilidade de alteração. Somente trocando o aparelho por outro que possua características de fábrica que disponha de frequência 5GHz.

      Excluir
  2. Bom dia, estou usando um EC240-G1 e um RE305 ambos da TPLINK e em mesh.
    Problemas de sinal, velocidade e transmissão de dados exterminados!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Meu roteador é 2.4 e 5GHz, mas meu notebook só consegue ver o 2.4 GHz e o do meu pai consegue ver as duas frequências. Dá para alterar o notebook para ver as duas frequências? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente o seu notebook não tem antena 5GHz, somente trocando ou comprando um adaptador de rede (USB) que tenha suporte a tecnologia 5GHz.

      Excluir
  4. Eu tenho claro net e meu modem é dual tem 2.4 e 5ghz e está no meu quarto e uso 5ghz no meu celular a71 só nesse ambiente então posso continuar com essa opção?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. De nada adianta um roteador ter e suportar redes 5Ghz (802.11AC por exemplo) e ter todas as portas ethernet (downstream e upstream) em 100Mbits. Tudo que for conectado por cabo a estes roteadores ficará limitados a 100Mbits por conta da limitação das portas ethernet. Vide Archer-C50. Nonsense total um equipamento desses...

    ResponderExcluir

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !