Textual description of firstImageUrl

Desafio de SEO para clientes


9 informações sobre estatégias de SEO que damos ao cliente para eles não se sentirem enganados, nem por nós, nem pelos outros.


Algumas vezes, nós aqui do Gestor Técnico empresa de Tecnologia da Informação prestamos consultoria  no setor de Marketing Digital para pequenas empresas e até alguns profissionais liberais como médicos por exemplo.

desafio-de-seo-para-clientes

Cada caso nós consideramos como único, e cada cliente que nós prestamos algum tipo de consultoria sempre tem dúvidas, anseios, ou requisições diferentes do cliente anterior.

Na maioria das vezes, esses clientes precisam de uma direção para entender e aprender como uma estratégia de SEO envolve web design, suas redes sociais, e como pode ajudar sua empresa ou nome a aparecer e crescer.

Separamos 9 dúvidas que os clientes mais têm a respeito de SEO, e como nós daqui do Gestor Técnico empresa voltada a área de T.I., tem ajudado para tornar o trabalho deles um pouco mais fácil.

. Como posso ser o número 1 nas buscas ?

gestor-tecnico-number-one

Todas as empresas e profissionais liberais acham que basta criar um site caro e bonito, pronto ! Amanhã estará em primeiro lugar nas buscas, ou pelo menos bombando na web.

Eu também queria que fosse assim...

Porém, muito antes disso, vem um longo trabalho de palavras chaves e acompanhamento do site, aumento de visibilidade, reputação do domínio, e crescimento de visitantes qualificados acessando o site.

Se a empresa tiver uma sede, também é importante que as pessoas consigam saber da mesma buscando termos chave pela internet.

Não dá para se estar no topo das buscas do dia para noite, nem com todas as palavras chaves.

. Uma estratégia de SEO orgânico substitui 100% o PPC ?

gestor-tecnico-seo-organico

Olha só, anúncios pagos são um investimento que muitas empresas hesitam em fazer, especialmente se estiverem trabalhando com um orçamento de marketing pequeno.

Mesmo que a gente explique ao cliente que mais de 40% dos cliques vão para os três principais anúncios pagos que aparecem na primeira página, as empresas ainda recorrem ao SEO orgânico na esperança de gerar tráfego rápido e super segmentado.

Infelizmente, tenho visto muitos profissionais liberais desapontados com essa realidade.







Não que o SEO orgânico não seja eficaz, nós mesmos usamos aqui no blog, só que são coisas diferentes, e na maioria das vezes, isso é bem difícil de explicar para alguns clientes.

SEO orgânico e PPC precisam trabalhar juntos, e quando trabalham, a mágica acontece !

Aproveite e leia: As mentiras que eu não conto sobre SEO !

. O SEO é apenas um grande jogo, não é ?

gestor-tecnico-seo-jogos

Ficamos frustrados quando um cliente quer ver apenas aumento nos números, mas ele tem sua razão !

SEO não é sinônimo de quantidade, mas de qualidade !

Lógico que direcionar mais tráfego para o website do cliente é uma grande parte do trabalho,  mas a qualidade do tráfego que chega até o site é o que mais importa, muito mais do que o número de visitantes.

Sugestão de livro: Contágio: Por que as coisas pegam

Não dá pra se ter resultados imediatos em SEO, e é lógico que muitas vezes não se vende a consultoria e trabalho falando ao cliente que isto não é imediato.

Aumentar o tráfego mesmo que de leads que não importam tanto, é uma ótima maneira de mostrar resultados imediatos.

Leads de qualidade são mais importantes do que o aumento do número geral de tráfego, porém leva muito mais tempo a acontecer.

gestor-tecnico-seo-servicos

No entanto, nós sempre recomendamos que é deveras importante reforçar o que significa SEO a longo prazo.

. Fazer SEO é fácil e rápido ?

gestor-tecnico-seo-pra-ontem

Normalmente clientes chegam até nós meio que em desespero, pois usaram táticas não muito boas em seus sites, ou estratégias de marketing digital que não deram certo.

Algumas vezes eles relatam que o google ou facebook penalizaram seus sites e/ou fan pages.

O que vemos acontecer com frequência é o cliente falhar em suas próprias tentativas de efetuar uma estratégia de SEO, e por consequência ao invés do site subir, ele despenca nos acessos e no ranking.







Os clientes querem nossa ajuda com SEO, mas também querem resultados pra ontem.

Os clientes ou profissionais liberais querem e precisam aumentar a visibilidade de seus nomes, porém precisam disso pra ontem, pois temem já ter perdido tempo demais.

Nós ressaltamos que é muito importante entender que SEO pode ajudar a tirar o seu negócio do ostracismo, mas também informamos que otimização de mecanismos de pesquisas leva tempo para ser efetivada e se obter resultados, não há recompensa instantânea.

Aproveite e leia: O que é SEO e por que eu preciso usar isso no meu site ou blog ?

. SEO é barato e todo mundo faz !

gestor-tecnico-seo-pagar-pouco

Precisamos ser honestos aqui,  não podemos culpar o cliente por querer obter o melhor resultado possível por cada R$ pago contratado, especialmente em tempos de crise econômica no Brasil.

Se o cliente contratou serviços de sites, blogs, e/ou SEO para ajudá-lo com isso, suas expectativas sobre o retorno sempre são grandes.

É importante ser bem sério aqui, informando ao cliente a consultoria e/ou serviços de SEO que estão incluídos no pacote contratado.

Geralmente o cliente possui expectativas muito grandes sobre o serviço de SEO de nível básico em relação ao orçamento destinado ao mesmo, as vezes isso é meio que irrealista da parte do cliente.

Desta forma, nós preferimos desde o início colocar no papel algumas metas e expectativas que o SEO poderá realizar para que o cliente não acabe frustrado.

. SEO faz milagres em sites desatualizados !

gestor-tecnico-seo-milagroso

Muitos donos de empresas e profissionais liberais se sentem patronos em relação ao design de seu site, especialmente se os mesmos tiveram alguma participação na criação.

Triste porém verdade - Sad but true, já ouvi isso em algum lugar.

Sendo assim, geralmente não estão lá muito interessados ​​em saber que seu lindo design representa uma grande ameaça a seu nome ou a estratégia de SEO da empresa.

O SEO foi completamente atualizado, vi alguns sites despencarem de posição, isso inclui o Gestor Técnico de T.I., então nós também tivemos que refazer alguns códigos e estratégias para nos adequarmos as mudanças e colocar tudo nos conformes novamente.


jornada-marketing-conteudo


Hoje o SEO é muito mais complexo, além de levar em consideração um número de fatores muito maior do que a alguns anos atrás, a usabilidade e experiência do usuário no site são cruciais para uma estratégia de SEO efetiva, o que muitas vezes nos leva a uma revisão completa do design do site que pode estar:

➤ Desatualizado.
➤ Carregando lento.
➤ Não otimizado para dispositivos móveis.
➤ Não atendendo demandas dos usuários.

Então, este seria o cliente que quer milagres mas não quer fazer as mudanças que os trarão.

O problema é que clientes assim acreditam que estão fazendo tudo certo e não há motivo para mudanças, esperando que você seja um santo milagroso.

As vezes mostrar a estes clientes como poderíamos ajudar mudando algumas coisas, requer de nossa parte uma abordagem toda especial que envolve mostrar outros clientes, e como eles foram beneficiados implementando novas estratégias.

. Uma estratégia de SEO dura pra sempre ?

gestor-tecnico-seo-dura-pouco

Normal que alguns clientes não possuam recursos para manter um serviço profissional de SEO ativo a longo prazo trabalhando.

A solução que os clientes dão é de trabalhar com um profissional ou empresa de SEO apenas o tempo suficiente para obter alguns insights, depois reduzem o orçamento, ou cancelam os contratos...

Óbvio que quem trabalha com SEO sabe que os resultados desaparecerão assim como apareceram depois de algum tempo não muito maior que 6 meses.







O cliente acaba ficando frustrado achando que não valeu a pena ter pago pelo trabalho de SEO em seu site e/ou negócio, mas não sabem que SEO é e tem uma consistência a longo prazo.

SEO requer abordagem dedicada que se adapte continuamente as mudanças, aos algoritmos dos mecanismos de busca e ao comportamento do usuário.

Então, derviços de SEO efetuados esporadicamente geram resultados esporadicos.

Uma boa estratégia de SEO me livra de todos os problemas ?

gestor-tecnico-seo-problematico

Eu também queria me livrar de todos os meus problemas, mas não é bem assim.

Normalmente o cliente sente que está nos pagando pelo serviço de SEO, mas espera que nós lidemos com cada um dos aspectos envolvidos do negócio.

Não é bem assim que a banda toca.

A melhor forma que achamos de ser honestos, é deixar claro qual é o nosso papel e serviços, mantendo-os informados a cada passo dado do longo caminho.

. Será que vale a pena eu pagar por uma estratégia de SEO ?

gestor-tecnico-seo-custa-barato

Culturalmente a maioria das pequenas empresas e profissionais liberais aqui no Brasil pensam assim mesmo: Não vale a pegar pagar por isso !

O que acontece é que geralmente o cliente não possui ainda uma idéia sólida sobre o assunto SEO, e o que isso significa para sua empresa ou reputação.

Nós aqui do Gestor Técnico de T.I. achamos que para tornar esse relacionamento um sucesso, é necessário ajudá-los a entender quais são os pequenos objetivos e como eles atuam nos grandes objetivos.

Alguns são mais fáceis de trabalhar, outros apresentam alguns desafios únicos.

marketing-digital-nas-empresas

👌Conclusão:

De qualquer forma, lidar com clientes, e comunicar valor comprovando resultados positivos dos nossos serviços profissionais de SEO, tem ajudado alguns clientes a melhorar sua visibilidade e por consequência mais negócios. Você se identificou com algum ítem ? Tem algo a dizer ? Conta pra gente.

💌Cadastre-se para receber nossos artigos !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !