Textual description of firstImageUrl

Como habilitar AHCI SATA no Windows


É notório que a maioria das placas-mãe não vem configurada para o modo AHCI e sim para o modo IDE, o motivo disto (era) que o modo IDE é mais compatível que o modo AHCI.


O modo AHCI (Advanced Host Controller Interface) foi criado como uma tecnologia para conectar um HDD e/ou unidades SSD ao PC através da interface SATA com uma maior largura de banda.
como-habilitar-ahci-sata-no-windowsAntes de prosseguirmos, entenda que o padrão Serial ATA ou SATA (Serial Attachment) é uma tecnologia de transferência de dados em série entre o computador e dispositivos de armazenamento em massa (mass storage devices).

Sabia que você pode mudar de IDE para AHCI mesmo depois que o Windows já foi instalado ?

🎁Quais as vantagens de se utilizar o modo AHCI em relação ao modo IDE ?

1 - O modo AHCI permite que as unidades SATA aceitem mais de um comando por vez e os organizem dinamicamente para uma maior eficiência.

2 - O modo AHCI fornece suporte ao chamado troca quente (hot plug) que é uma conexão de hardware com o computador ligado em tempo real, assim como um pendrive USB.

3 - O modo AHCI fornece suporte a rotações graduais (via hardware) entre várias unidades no momento da inicialização do SO.

É notório que a maioria das placas-mãe não vem configurada para o modo AHCI e sim para o modo IDE, o motivo disto era que o modo IDE supostamente seria mais compatível que o modo AHCI.

Quando o Windows 7 era instalado em um disco configurado para trabalhar com o IDE, você não podia simplesmente alterar a interface de conexão de IDE para AHCI (ainda é assim no Windows 10), caso você fizesse isso, teria uma tela azul da morte te esperando na inicialização do sistema.

💭Posso mudar de IDE para AHCI depois do Windows instalado ?

Sim, você pode mudar de controladora IDE para controladora AHCI depois do Windows instalado seguindo os passos abaixo com cautela, mas antes leia o conteúdo abaixo.

diferencas-portas-sata

👀Observação:

As especificações SATA II são compatíveis com versões anteriores para funcionar em portas SATA I. As especificações SATA III são compatíveis com versões anteriores para funcionar em portas SATA I e SATA II. No entanto, a velocidade máxima será mais lenta devido às limitações de velocidade das portas SATA.

SATA-SUPORTE-GB-SEGUNDO

💥Como habilitar AHCI SATA no Windows ?

Para habilitar a controladora AHCI SATA no Windows 10 primeiro você precisa alterar o registro do Windows, reiniciar o computador para acessar a BIOS, e então mudar a controladora de IDE para AHCI.

💣Como ativar a controladora SATA na BIOS ?

Você não pode mudar a controladora de IDE para AHCI no BIOS do seu computador antes de alterar o registro, caso faça isto, seu computador emitirá uma mensagem (BSOD) de erro tela azul "inacessible boot device" - não conseguindo iniciar o sistema.

👊Como habilitar um HD SATA na BIOS e no Windows ?

Continuando; primeiro altere o registro conforme o exemplo abaixo, e somente depois altere a BIOS de seu computador para AHCI.
ahci-habiltar-registro

Inicie o REGEDIT (exemplo acima) e procure por:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\storahci\StartOverride​ (pode ser apenas Start no Windows 10).

Mude o valor START da chave REG_DWORD de 3 para 0.​

Agora reinicie o computador e vá até o BIOS e altere sua controladora do modo IDE para o modo AHCI, salve com F10 e reinicie o computador.

👉Exemplo de como ativar a controladora SATA no BIOS do computador:


BIOS-ide-para-sata-ahci

Complemente sua leitura com: Como clonar o Windows para um SSD ?

Uma das melhores formas de você efetuar um upgrade em seu pc ou notebook, é comprando um Drive SSD para substituir o antigo HDD que é muito mais lento que um SSD.

Conclusão:

Não sei se você está com problemas com disco 100% ocupado no windows, mas pode ser que o artigo aqui do Gestor Técnico sobre disco 100% usado no windows resolva seu problema de imediato.

📨Cadastre-se para receber nossos artigos sobre TI !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !

Aproveite e dê uma olhada nos 5 artigos mais lidos no site !