Textual description of firstImageUrl

Como clonar o Windows para um SSD ?


Uma das melhores formas de você efetuar um upgrade em seu pc ou notebook, é comprando um Drive SSD para substituir o antigo HDD que é muito mais lento que um SSD.


Hoje vou mostrar uma forma que eu mesmo uso para clonar o HDD onde o Windows está instalado para um novo drive SSD sem que seja necessário reinstalar o windows.
como-clonar-windows-para-ssdVocê vai precisar de um programa para clonagem e seu drive SSD novo, nada mais que isso.

Como migrar o Windows para um disco SSD ?

Bem, vamos trocar o HDD sem perder nada, para você trocar seu HDD pelo SSD não perdendo nada, ou tendo que reinstalar o windows do zero, você poderá migrar todos os dados, incluindo o próprio Windows para seu novo drive SSD.

Como clonar ou transferir o Windows para um SSD ?

Olhe bem, provavelmente o drive SSD que você comprou é menor do que seu antigo HDD, e por conta disso você terá que verificar se o espaço usado em seu antigo HD é maior que a capacidade total do seu novo drive SSD.

Comprei um SSD novo mas não consigo clonar meu HDD nele, e agora ?

Tenha em mente que a clonagem de drives costuma apresentar alguns problemas quando o drive de destino (em nosso caso o SSD) não tem a capacidade superior ou pelo menos igual ao drive de origem (em nosso caso o HDD).

Quando esse problema ocorre, você deverá antes de tudo reduzir o máximo que puder a quantidade de arquivos no disco de origem, ou reduzir o tamanho da partição de origem (em nosso caso o HDD).

Se quiser uma ajuda para clonar HDD para SSD menor leia o artigo sobre dimensionar ou redimensionar partições windows.

Como faço para clonar o Windows para meu drive SSD ?

Primeiro de tudo baixe e instale o AOMEI Backupper Standard. Depois de instalar o AOMEI conecte o drive ssd no seu pc ou notebook junto com o HDD antigo.

Como clonar o windows 10, 8 ou 7 para um drive SSD em 12 passos.

É com o AOMEI Backupper Standard que nós vamos clonar a partição do sistema no HDD para seu novo drive SSD.

Neste exemplo vamos dar uma olhada em como clonar o hd do windows 10 para um ssd.

1 - Após instalado o AOMEI Backupper Standard clique duas vezes no ícone para abrir o programa - imagem abaixo.

clonar-windows-para-ssd (1)

2 - Aceite (caso apareça) o pedido de permissão de aplicativo para fazer alterações em seu dispositivo clicando em sim - imagem abaixo.

clonar-windows-para-ssd (2)

3 - Após aceitar o pedido acima, o programa é executado - imagem abaixo.

clonar-windows-para-ssd (3)

4 - Atenção aqui, clique na aba Clone no AOMEI Backupper, e depois clique em Disk Clone - imagem abaixo.

clonar-windows-para-ssd (4)

5 - Você verá seus drives instalados e sendo exibidos, aqui você precisa clicar no Drive antigo (origem) que é seu HDD onde o Windows está instalado - imagem abaixo.

clonar-windows-para-ssd (5)

6 - Depois de efetuado o passo 5, clique no botão NEXT - imagem acima.

7 - Agora você tem que selecionar o drive de destino, em nosso caso o SSD, e depois clicar em NEXT - imagem abaixo.

clonar-windows-para-ssd (6)

8 - Após ter clicado em NEXT na imagem acima, o AOMEI Backupper irá lhe avisar e perguntar se deseja continuar - imagem abaixo. Clique em Yes - imagem abaixo.

clonar-windows-para-ssd (7)

9 - Após ter clicado em Yes no passo 8, marque a opção "Align Partition to optmize for SSD, e depois clique no botão Start Clone.  Pronto, agora deixe o AOMEI Backupper fazer o trabalho de clonagem do HDD para o SSD - imagem abaixo.

clonar-windows-para-ssd (8)

10 - Observe na imagem abaixo a barra de porcentagem da tarefa em execução.

clonar-windows-para-ssd (9)

11 - Note bem na imagem abaixo que o processo de clonar o hd para ssd foi concluído com êxito, basta clicar no botão Finish.

clonar-windows-para-ssd (10)

12 - Feche o programa AOMEI Backupper Standard, desligue o computador e plugue o novo drive SSD no local do antigo drive HDD, depois basta ligar o pc ou notebook.

💭Observação:
Você também pode utilizar este tutorial para clonar o Windows para outro hdd se precisar.

Assista o video abaixo que complementa o tutorial.



Leia com atenção abaixo:

Como habilitar um HD SATA na BIOS e no Windows ?
Caso você precise, você não pode mudar a controladora de IDE para AHCI no BIOS do seu computador antes de alterar o registro, caso faça isto, seu computador emitirá uma mensagem (BSOD) de erro tela azul "inacessible boot device" - não conseguindo iniciar o sistema.

Conclusão:

Como usar um software gratuito para clonar HD para SSD ? Você não precisa instalar muitos softwares para clonar seu antigo drive HDD para seu novo drive SSD, a tarefa inteira leva uns 30 minutos dependendo do tamanho do drive que esteja clonando. Este artigo também serve para clonar um HDD para um SSD M2.

Cadastre-se para receber nossos artigos sobre TI !


O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para suaempresa, fala com a gente.

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !