Textual description of firstImageUrl

HDD SMART Error - Tecle F1 para continuar


HDD SMART Error + Aomei Backupper

Quando você recebe uma mensagem sobre HDD SMART Error seja ela qual for, isto indica um problema grave com sua unidade. Isso pode acontecer devido a vários motivos, mas os mais comuns são: setores ruins em seu HDD, problemas mecânicos ou superaquecimento, e danos no servo (braço mecânico) do seu HDD.


HDD-SMART-Error-Aomei-Backupper

Neste artigo estarão algumas dicas rápidas para lhe ajudar a prevenir este erro com o Aomei Bakcupper Standard gratuito em caso de perda de dados.

Para começarmos, a tecnologia S.M.A.R.T. é uma tecnologia de análise e emissão de relatórios de automonitoramento incorporada em discos rígidos, unidades de estado sólido (SSD) e unidades eMMC. 

Esta tecnologia chamada de SMART nas unidades, é o que detecta e reporta informações vitais sobre o estado de saúde e desempenho de uma unidade de drive com a ajuda de alguns sensores e parâmetros da tecnologia SMART.

Quando a tecnologia SMART detecta um problema com o disco rígido ou ssd, ela exibe um aviso de erro SMART ao lado do respectivo parâmetro SMART. No entanto, nem todos os erros SMART são indicadores de falha iminente do disco ou causam corrupção - atenção!



Porém se você visualizar um sinal de aviso do tipo: "SEEK Error Rate SMART" do seu SSD ou HDD, eu aconselho que você faça backup imediato de seus dados ou clone a unidade para evitar uma situação permanente de perda de dados - recomendo utilizar o Software de segurança AOMEI Backupper (gratuito) para isso.

Obs: Se você chegou aqui procurando "Como clonar o Windows para um SSD?" vá para este artigo aqui!

O que é o parâmetro SMART SEEK Error Rate?
Seek Error Rate é um dos 5 parâmetros SMART mais críticos que indicam um problema com as cabeças magnéticas. Isso pode acontecer devido a setores ruins no seu HDD, problemas mecânicos ou superaquecimento e danos no servo do seu HDD.

O aviso inicial ao lado da Taxa de Erro do Seek não é considerado crítico. Mas qualquer degradação adicional deste parâmetro SMART pode levar à corrupção e falha do disco.

Etapas para corrigir a taxa de erro de busca smart no disco rígido: 
Como a taxa de erro do Seek indica problemas mecânicos e elétricos, não há correção além da substituição de hardware. Mas antes de substituir o disco rígido ou o SSD, você deve transferir os dados para um local seguro com o Software de segurança AOMEI Backupper (gratuito).

Como efetuar um backup com o AOMEI Backupper Standard?
Você pode clonar ou efetuar uma cópia completa de sua unidade (ou partição) afetada para a nova unidade ou destino seguindo estas etapas:
Eu recomendo a utilizar o Backup de arquivos ao invés do backup da partição pois a mesma pode conter erros. Não que os arquivos não possam estar danificados quando você os copiar, mas assim você diminui a chance de não conseguir efetuar backup.

Como-efetuar-backup-AOMEI-Backupper-Standard

Depois de efetuar os passos acima, siga os passos da figura abaixo:

selecionar-Destino-AOMEI-Backup

1 - Esta opção é fornecida para você dar um nome ao seu backup, o que eu recomendo.
2 - Clique em "Add Folder" para adicionar as pastas que você deseja ao seu backup ou se for o caso clique em "Add File" para adicionar os arquivos desejados ao backup.


3 - Clique nesta barra para selecionar o "Destino" do AOMEI Backup, ou seja: onde o backup será salvo - pode ser outro Drive como um pen drive, uma unidade externa, rede, etc...
4 - Clique em "Start Backup" para iniciar seu backup.

Clicar-Start-Backup-destino-aomei

No Exemplo acima eu criei um Backup de meus arquivos de Guitarra que contém fotos, videos, etc..., este backup contém as seguintes informações:
  • File Backup: Estudos de Guitarra
  • Folder (localização atual): G:\Downloads\Guitarra
  • Destino: Unidade e/ou pasta de Destino
Depois de Clicar em Start Backup no canto inferior esquerdo você é apresentado ao início do seu backup.

Tela-fim-Backup-AOMEIBackupper

Aguarde alguns minutos ou horas caso sejam muitos arquivos para o fim do Backup com o AOMEI Backupper que é gratuito.

Abaixo um exemplo de tela final/conclusão do AOMEI Backupper.

Tela-final-AOMEI-Backupper

Então, depois de um tempo o processo de backup dos arquivos terminará conforme imagem acima. Esta é uma boa hora para você substituir sua unidade defeituosa por uma nova e restaurar os arquivos do aomei backupr.


Como restaurar o backup efetuado com o Software de segurança AOMEI Backupper?
Bem, como você vê na figura abaixo, você pode ver que tenho vários backups; certo?

restaurar-backup-AOMEI

Em nosso caso (deste artigo) você irá restaurar o backup "Estudos de Guitarra", para isso basta clicar no menu hamburguer e depois em Restore conforme a figura abaixo.

backup-efetuado-aomei-2

Agora nesta etapa: selecione o arquivo ou arquivos a restaurar do backup efetuado "Estudos de Guitarra", você pode escolher restaurar um arquivo, uma pasta, ou todo o backup efetuado, se você expandir a unidade na figura abaixo, conseguirá ver a pasta Estudos de Guitarra lá dentro da unidade selecionada abaixo.


Como eu fiz backup de uma "pasta inteira" chamada de Estudos de Guitarra, eu vou selecionar a unidade inteira que contém minha pasta na figura abaixo.

Tela-de-restore-backup-AOMEI

No processo abaixo você tem duas opções:
  1. Restaurar para o local original
  2. Restaurar para uma nova localização, que pode ser uma pasta, outra unidade, pendrive, etc...
Tela-de-restore-backup-AOMEI-Bkp-Std

Obs: Se você chegou aqui procurando "Como clonar o Windows para um SSD?vá para este artigo aqui!

Conclusão:
Considere sempre os erros SMART como um aviso severo e faça backup imediato de seus arquivos críticos com o  Software de segurança AOMEI Backupper. A maioria dos erros SMART, como SMART Seek Error podem e indicam uma falha mecânica, portanto, não pode ser corrigida.

O AOMEI Bakuppervai te ajudar no processo de backup de seus arquivos ou clonagem de  partições inteiras de seu disco rígido ou ssd, evitando a perda de dados e facilitando a recuperação de dados.

Eu uso e aconselho veemente a usar um utilitário de backup e restore como o AOMEI Backupper criando imediatamente backups regulares para recuperar dados perdidos de uma unidade caso ela se torne corrompida - você viu que tenho vários backups configurados não viu?

Através deste link com desconto: https://amzn.to/3G2nNsh você pode comprar qualquer produto na AMAZON com frete grátis ilimitado em produtos enviados pela Amazon.com.br. Além disso, O Amazon Prime oferece prazos de entrega a partir de 1 dia útil para mais de 50 cidades.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !