Textual description of firstImageUrl

Qual a diferença entre HDD e SSD ?


Ambos os antigos HDs e os novos SSDs são unidades de armazenamento de dados que possuem sutis diferenças entre o método de gravação e leitura de dados.


Nós todos nos acostumamos com o bom e velho HDD, que é seguro, rápido, barato, e com bastante espaço de armazenamento.

ssd-vs-hdd-qual-a-diferenca

Porém, agora nós temos no mercado os SSDS, que já tiveram artigo aqui no blog e estão se tornando muito populares nas lojas e sites.

Este artigo poderá te ajudar a escolher entre um disco rígido tradicional que é o HDD, ou um disco de estado sólido que é o SSD em seu próximo PC, Notebook, ou Apple Mac.

Como escolher entre um SSD ou HDD?

Se olharmos para trás, nós não tínhamos muita escolha sobre o tipo de armazenamento a ser escolhido em um laptop ou desktop.

Porém se recentemente você adquiriu um notebook, é bem provável que você tenha uma unidade de estado sólido (SSD) como a unidade de inicialização principal instalado nele.

É claro que computadores mais baratos ainda vem com o tradicional HDD para baratear custos, mas isto está mudando bem rápido.

Qual a diferença entre um SSD e um HDD?

Um hdd que é um disco rígido giratório tradicional é um armazenamento básico não volátil em um computador, isto quer dizer que as informações não desaparecem quando você desliga o computador.

Ao contrário dos dados armazenados na memória RAM que é volátil, um disco rígido é sobretudo um disco de metal semelhante a um CD/DVD com um revestimento magnético que armazena seus dados.

Veja na imagem abaixo um cabeçote de leitura e gravação ligado a um braço mecânico acessando os dados sobre o disco que gira enquanto os dados são acessados.

hdd-tradicional
Um SSD faz tudo o que um disco rígido faz, porém os dados são armazenados em chips de memória flash interconectados entre si que retêm os dados mesmo quando o computador é desligado.

Esses chips de memória flash são um tipo diferente do tipo de memória flash usada em drives USB, são muito mais rápidos e muito mais confiáveis também.

Um drive SSD por consequência é mais caro que um pendrive, mesmo se possuírem a mesma capacidade de armazenamento.

Um SSD é maior que um pendrive, porém é menor, mais leve, e muito mais rápido que um HDD tradicional. Isto oferece aos fabricantes muito mais flexibilidade na criação de um notebook ou PC.

ssd-memoria-flash
Unidades SSD ocupam o lugar dos compartimentos tradicionais de disco rígido de 2,5 ou 3,5 polegadas, mas também podem ser instalados em um slot de expansão PCI Express, ou até mesmo montados diretamente na placa-mãe, com uma configuração que é comum em laptops de última geração e computadores all-in-one.

Unidades SSDs montadas na placa-mãe utilizam um encaixe conhecido como SATA M.2.

ssd-m.2
SSD vs HDD:

A medida que os netbooks e outros PCs portáteis e ultraportáteis se tornaram bem mais capazes, as capacidades dos SSDs aumentaram exponencialmente, mas não perderam a compatibilidade com os conectores SATA dos notebooks e dos PCs.

Aproveite e leia: SSD´s, esqueça deles e continue trabalhando !

Se você remover um disco rígido tradicional de 2,5 polegadas do seu laptop ou do seu desktop, poderá substituí-lo facilmente por um SSD, basta conectar o SSD na porta SATA do Notebook ou Desktop, a mesma que seu antigo e tradicional HDD estava conectado.

Hoje há no mercado novos SSDs bem mais rápidos que os SSDs que são conectados em portas SATA comuns.





Estes novos SSDs são mais compactos e muito mais rápidos que os SSDs comuns, utilizam portas novas nomeadas como mSata, Mini PCIe, e M.2.

Já deu pra notar que um SSD e os discos rígidos tradicionais fazem o mesmo trabalho, certo ?

Servem para inicializar o sistema operacional e armazenar seus aplicativos e arquivos pessoais.

Porém entenda bem que cada tipo de armazenamento tem seu próprio agrupamento de recursos exclusivos.

Por exemplo: Um SSD ainda é mais caro que um HDD tradicional, e geralmente possui menor capacidade de armazenamento em termos de preço por megabyte em relação ao HDD.

Se você possui uma grande coleção de mídia ou trabalha na criação de conteúdo, precisará de um HDD tradicional para armazenamento por causa do preço por megabyte do SSD.

Uma unidade SSD inicializa o sistema operacional em menos de um minuto, na verdade alguns segundos, já um disco rígido tradicional requer muito mais tempo para acelerar e entregar velocidade de acesso.

Um HDD tradicional sempre será mais lento que um SSD durante o uso normal em um PC, Notebook, ou Mac com um SSD - vide tabela abaixo.

A leitura e escrita em um SSD, inicialização do sistema, e execução de aplicativos, sempre serão mais rápidas em uma unidade ssd por causa da memória flash, não havendo acesso mecânico para acessar dados como no HDD tradicional.

Fragmentação no HDD e SSD:

Entenda o seguinte: devido a sua superfície de gravação giratória, discos rígidos tradicionais funcionam melhor com arquivos maiores que são colocados em blocos adjacentes, dessa forma, a cabeça da unidade de um hdd pode iniciar e terminar a leitura em um movimento contínuo.

hospedagem-gratis-por-1-ano

Acontece que com o tempo de uso, os discos rígidos tradicionais começam a preencher pedaços de arquivos grandes que acabam se espalhando pelo disco fazendo com que a unidade sofra com o que é chamado de fragmentação.

Claro que nos sistemas de arquivos atuais os algoritmos de leitura e gravação melhoraram bastante minimizando assim o efeito de fragementação.

Uma unidade HDD se fragmentada, compromete a performance do sistema como um todo.

SSDs não se fragmentam, não pelo menos da forma como um HDD tradicional se fragmenta, pois SSDs não possuem uma cabeça de leitura física, significando que: dados podem ser armazenados em qualquer lugar da unidade de memória flash sem perda de velocidade.

Desta forma os SSDs são inerentemente mais rápidos que um disco tradicional, sem comparações - vide tabela abaixo.

Qual a durabilidade de um SSD ou HDD?

Preste atenção ao seguinte: um ssd não tem partes móveis ou mecânicas a desgastar, certo ? Então é bem provável que ele mantenha seus dados seguros no caso de você deixar cair seu notebook, virar de cabeça pra baixo, estremecer a mesa onde seu notebook se encontra, nada disto afeta seu desempenho ou durabilidade.

Já no caso dos discos tradicionais, a cabeça de gravação sempre está a nanômetros do disco quando o sistema está em uso ou até mesmo desligado.

Então; se houverem tremores, quedas ou algum tipo de acidente que por algum motivo force a movimentação da cabeça de leitura e gravação de dados, isto pode ocasionar um arranhão no disco.

Aproveite e leia: A vida útil de um SSD !

É verdade os SSDs se desgastam com o tempo pois cada célula em um banco de memória flash pode ser gravada e apagada um número limitado de vezes.

Unidades SSD possuem uma tecnologia chamada de TRIM que otimiza dinamicamente os ciclos de leitura / gravação em um ssd.





Eu acho mais provável que você descarte seu SSD por tornar-se obsoleto após uns seis anos ou mais, antes de começar a notar erros de leitura e gravação. Ao contrário dos discos rígidos tradicionais que se desgastam com o uso constante, já que eles usam métodos físicos de gravação.

Com certeza o sistema operacional lhe avisa se houver algum dano na unidade, ou você pode usar alguma ferramenta do fabricante de seu SSD para obter informações sobre a vida útil dele.

Tamanho físico de um SSD vs HDD:

Os discos tradicionais dependem de discos giratórios, sendo assim há um limite para o tamanho que podem ser fabricados.

Já no caso da memória flash não há essa limitação, então, elas podem continuar diminuindo conforme o passar do tempo.

Barulho de um SSD vs HDD:

Note que neste quesito até mesmo um disco rígido bem silencioso emitirá um pouco de ruído quando estiver em uso.

O disco interno do hdd gira, e o braço de leitura tende a se movimentar para frente e para trás, então, dependendo do uso: as unidades de discos rígidos tradicionais tendem a produzir mais ruído quando são mais exigidas.

Em contrapartida, uma unidade de memória flash não emite nenhum tipo de ruído ou barulho mesmo se for muito requisitada.


tabela-comparativa-ssd-vs-hdd


Consumo de energia entre um SSD vs HDD:

Um SSD por mais básico que seja, utiliza memória flash, ele quase não gasta eletricidade, o consumo é mínimo, não há partes mecânicas para movimentar, poupa muito a bateria de um notebook.

Em um desktop ou em um notebook com um disco tradicional, certamente isso levará a uma conta de energia maior.

Você deveria optar por um HDD:

✅Se você é um entusiasta de multimídia efetuando downloads pesados, você precisa de bastante espaço, então um disco tradicional para armazenar estes dados é a melhor opção.

✅Se você é um profissional de artes gráficas e engenharia, edita vídeos e/ou fotos utilizando assim muito espaço de armazenamento, então um hdd é sua melhor opção.

✅Se você é daqueles que preferem baixar seus arquivos de mídia e armazená-los localmente, precisará de um disco rígido com mais capacidade do que as unidades ssd comuns oferecidas no mercado.

Você deveria optar por um SSD:

✅Se você é um cara que está sempre móvel, exemplo: usuários que enfiam seus laptops em suas mochilas de qualquer forma (eu), vão necessitar de uma segurança extra que só um SSD pode oferecer.

✅Se você é daqueles que fecha violentamente a tampa do notebook para pegar seu próximo avião ou ônibus, deixando arquivos abertos ou sem salvar.

✅Se você precisa de velocidade na inicialização de seu notebook, macbook, ou desktop.

✅Se você usa seu notebook ou desktop para artes gráficas ou engenharia: a velocidade de um SSD pode fazer a diferença entre concluir duas propostas para um cliente ou concluir cinco.

👍Conclusão:

Os preços dos SSDs estão caindo, mas eles ainda são muito caros para substituir totalmente os terabytes de dados que alguns usuários têm em seus PCs e Macs. Também não está claro se unidades SSDs substituirão totalmente discos rígidos tradicionais, mesmo com o armazenamento em nuvem. Acho que o armazenamento local não desaparecerá tão cedo, pois se você compra um disco tradicional com alguns terabytes você não precisa pagar pela nuvem.

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Um comentário :

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !