Textual description of firstImageUrl

Indo do Windows para o Linux - Parte III


Por que usar o Linux também ? A pergunta que não quer calar...


Normal esta pergunta, pois no meu laptop Dual Core 1,6 Ghz, 6Gb Ram, 11 pols, surrado de guerra bem velhinho, eu tenho o Windows 10 além do Ubuntu Mate instalados em dual boot. Já no Desktop em meu Home Office eu tenho Windows 10 e o Ubuntu 19.10 em dual boot !

ndo-do-windows-para-o-linux-parte-iii

Então, isto acaba atraindo a curiosidade das pessoas olhando um terminal aberto. Me lembro que até semana passada eu tinha o boot padrão no Ubuntu Mate Linux em meu notebook, isso também vai dependendo de minhas necessidades de trabalho ou estudos, sendo chato ter que alterar o GRUB (Gerenciador de Boot) sempre.

Mas, por que você (eu) afinal usa o Linux e o Windows 10 (Macs) também ?

Pra começar, o Linux é gratuito !

Sim, o Linux é um sistema operacional totalmente gratuito, você não tem de pagar nada de licenças.

Daí você pode baixar e instalar grátis quantas vezes quiser, sem preocupar-se com a quantidade de instalações; não tem serial, ativação, nada disso !

Uso porque meu notebook surrado de guerra me agradece...

Computadores antigos e notebooks são beneficiados pelo Linux, claro que você terá de baixar uma distribuição que seja compatível com ele, porém a questão aqui é que há uma versão para seu computador antigo que fará você usá-lo por ainda muito tempo.

Lógico que o Linux não fará milagres, mas não jogue seu computador ou laptop antigo fora, é sério !

O Linux é mais seguro que o Windows ?

Se você já procurou na internet, então já leu que o Linux é seguro, e que não precisa de antivirus, blá, blá blá...

Sim, isso é mais ou menos verdade, e você já deve ter lido aqui sobre malware para linux também.

Entenda que você precisa manter seu sistema atualizado para se beneficiar da segurança, senão nada feito.

Eu uso Mac, Linux, e Windows a muitos anos: todos eles possuem seus pontos altos e baixos, pontos fortes e fracos !

Todos os programas para linux são programas grátis ?

Sim e não, o Linux possui centenas de programas de software livre disponíveis para uso gratuito que você pode baixar e usar em quantos computadores quiser, isto inclui no trabalho. Basta você procurar o software desejado na central de software do Linux baixar e instalar.

Mas entenda que também há softwares pagos, e esta lista está crescendo devido a base de usuários do Linux estar aumentando de tamanho.

Eu posso personalizar o Linux do jeito que eu quiser como eu faço no Windows ?

Pode sim, mude o papel de parede, temas, cores dos ícones, fontes de tela... Na verdade dá até pra fazer muito mais se você tiver conhecimento técnico pra isso !

Ok, mas se o Linux é grátis como eu vou ter suporte ?

Deixa eu tentar explicar: o Linux foi todo moldado em cima de uma galera que idealiza um mundo de software livre...

Então, se você precisa de suporte técnico; poderá obter através da internet na forma de documentação, fóruns, chat, ou dependendo do caso: até pagar por ele caso seja uma empresa e precise de suporte técnico especializado.

Eu mesmo forneço suporte técnico personalizado a empresas que possuem servidores ou desktops Linux em seu parque de máquinas.









Eu posso utilizar qualquer navegador web no Linux ?

Não, ainda não temos o Microsoft Edge para Linux, talvez tenhamos algum dia... mas, você pode utilizar o Firefox, o Chrome, Opera, TOR, etc...

Há ferramentas para fazer design gráfico no Linux ?

Sim, mas não são todos iguais aos que você utiliza no Windows, em contrapartida no Linux você tem algumas alternativas em software livre, isso significa: livre de licenças...

Os mais conhecidos são: Gimp, Inkscape, e Krita para edição de gráficos, Audacity para edição de áudio, e o OpenShot e Blender para edição de vídeo. Estes são os mais populares no Linux.

Eu posso usar o Spotify ou outro no Linux ?

Sim você pode ! Além disso você tem alguns outros players de música gratuitos que podem gerenciar sua biblioteca de músicas, caso você ainda tenha muitos MP3 guardados. Eu mesmo tenho alguns mp3 de bandas que não consigo em lugar nenhum.

Aqui vão dois players de audio e video para Linux que você encontra no Windows também:VLC e MPV.

Eu terei os mesmos jogos do Windows no Linux ?

Não, ainda não ! Eu ainda acho que o forte do Linux não são jogos. Mesmo assim eu te digo que há muitos jogos para o Linux que também são bons.

A alternativa linux é você também poder usar o portal Steam ou o portal GOG que possuem milhares de jogos; alguns grátis, outros pagos.

A Steam está experimentando portar alguns jogos do Windows para Linux, mas ainda está em fase beta.

Qual é o melhor Linux para um iniciante ?

Eu acho que o Ubuntu é um dos sistemas Linux mais fáceis de usar (eu uso), além de ser muito popular em computadores desktop. Então acho que eu te indico o Ubuntu Linux.

Outro que é muito popular é o Linux Mint, porque possui aparência semelhante ao Windows.

Como ele é derivado do Ubuntu, a maioria dos tutoriais do Ubuntu Linux também servem para o Linux Mint e vice e versa

Leia também:
Indo do Windows para o Windows parte I
Indo do Windows para o Windows parte II

Conclusão:

Nós temos escolhas hoje em dia, podemos adotar Mac, Windows, ou Linux. Você escolhe o que é bom pra você, ou faça como eu: use os 3 !

Através deste link com desconto: https://amzn.to/3G2nNsh você pode comprar qualquer produto na AMAZON com frete grátis ilimitado em produtos enviados pela Amazon.com.br. Além disso, O Amazon Prime oferece prazos de entrega a partir de 1 dia útil para mais de 50 cidades.

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !