Textual description of firstImageUrl

Indo do Windows para o Linux ?


8 questões a considerar se você pretende migrar do Windows para o Linux sem se decepcionar.


Ok,você pesquisou muito sobre o assunto e agora está diante deste texto e decidido a trocar o Windows pelo Linux, certo ?

windows-para-linux

Recomendo que leia este artigo com as considerações de quem já passou pelo problema, e também já viu algumas dezenas de vezes o insucesso de outros acontecer por falta de planejamento.

Eu uso e aprovo o Linux, apesar de escrever mais artigos sobre o Windows e Segurança da Informação.

Eu (falo por mim apenas) realmente acho chato quela velha história Linux de ser livre, escravo da Microsoft, escravo da Apple, aquela ideologia boba de liberdade, etc...

Se for esse o seu motivo para largar o Windows e mudar pra Linux, desista agora mesmo de migrar !

Linux, como migrar do Windows ?

Eu sempre achei o meio Linux bastante sedutor para quem quer sair da mesmice e experimentar coisas novas como novos desafios, além disso, ver as coisas por um prisma um tanto quanto diferente é um aprendizado.

Antigamente eu usava o Linux Mint direto, mas antes dele usei outras distribuições mais antigas como Conectiva que era de Curitiba, Red Hat em Redes Novell Netware, depois Suse Linux, e até o falecido Linux Kurumin que era uma distro Brasileira.

Hoje tenho usado o Ubuntu Linux na maioria das vezes que uso Linux, as vezes uso o Debian também, mas posso mudar, não sei...

Aproveite e leia meu artigo: Por que eu uso Linux além do Windows ?

Mas vamos deixar as lembranças de lado e ir direto ao ponto, ajudando e elucidando os motivos de alguém querer migrar pro Linux ?

Faça algumas perguntas a si mesmo...

1 - Quais os meus objetivos ao utilizar um PC ou Notebook ?

Primariamente eu utilizo um computador para escrever este blog, gerenciar fotos, criar e editar imagens e videos, editar audio, ouvir músicas, acessar a internet, criar páginas web, editar planilhas, suporte remoto, etc...

Ok, então agora que você já sabe seus objetivos, liste os programas que usa no Windows, execute uma busca na internet procurando quais programas podem lhe atender fazendo a mesma coisa no Linux sem você sentir-se perdido largando o Windows.

🤔Procurou ? ? ?

Ok, não fique deprimido nem desista, você não terá todos os mesmos programas do Windows no Linux, mesmo utilizando o Wine que é um emulador de ambiente Windows dentro do Linux.

👉Observação:
O Wine possibilita você a instalar programas (alguns) Microsoft no Linux.

2 - Máquina virtual ou Wine ?

Eu nunca recomendo você sair do Linux usando Wine ou máquinas virtuais dentro do linux para instalar o windows e seus programas.

Por quê ? simples: assim você nunca migrará, e nem ao menos conseguirá usar os dois sistemas.

Há muitos programas semelhantes no mundo Linux que conseguem com facilidade suprimir suas necessidades.

CorelDraw

Se você usa o CorelDraw no Windows, poderá utilizar o Inkscape no Linux tranquilamente, eu uso o inkscape no Linux e Windows, nem sei usar mais CorelDraw !!!

Microsoft Office

Você usa o Microsoft Office no Windows ? ok, poderá utilizar o Libre Office, OnlyOffice, o Google Docs, essa é fácil.

Audio e Video

Você edita audio e /ou vídeo em seu PC ? Há uma infinidade de programas no Linux que são tão bons quanto seus semelhantes no Windows, alguns até com versões Windows e Linux.

Em minhas pesquisas, todos os softwares que eu encontrei por aí atendem ao meu cotidiano, e com certeza vai atender o seu também, e o melhor de tudo: sem pirataria.

Mas quer saber de uma coisa ? Isto tudo vai depender, e muito; da sua produtividade diária em primeiro lugar.







Adobe Photoshop

Você não encontrará o Photoshop para Linux, você encontrará uma alternativa chamada de GIMP com um patch que você aplica para ter o GIMP com a interface do Photoshop se quiser migrar aos poucos sem sentir uma grande diferença.

Sim, o GIMP é muito bom também, mas não é o Photoshop, são softwares de diferentes fabricantes !

3 - Qual o motivo para eu usar Linux então ?

Não querer mais pagar por programas, não querer ser mais um pirata, e além disso querer conhecer coisas novas, novos desafios, ótimo, siga em frente !

Saiba que no Windows também há uma gama de softwares livres excelentes, muitas vezes com versões para Linux.

4 - Quais os novos desafios (problemas) vou enfrentar usando Linux como meu desktop ?

Bem, lembre-se que você está utilizando pela primeira vez um sistema operacional novo pra você, certo ?

É claro que terá desafios como alguma incompatibilidade de hardware (drivers), alguns bugs malucos, e seu jeito de fazer as coisas vai mudar um pouco, etc....

Eu sei que tem muito hater de Windows afirmando que o Linux é melhor que o Windows, que o Linux dá de 10 no OSX, que Linux tem muito mais jogos para Linux do que para Windows, e tal...

Mas eu afirmo com minha experiência própria de uso do Linux desde meados de 1990 que estes usuários não sabem o que dizem !

Linux tem muitos jogos sim !

Mas dá uma olhada a sua volta e veja que o console X-Box da Microsoft e o Windows 10 estão reinando nesta era de jogos !

Ou, você pode usar a Steam tanto pra Linux como para Windows.

5 - Meu hardware será problema no Linux ?

Bem, pode ser que não, e também pode ser que sim. Veja bem, enquanto escrevo este artigo, aqui do meu lado tem um notebook antigo da Sony AMD E-350 1.6 Ghz Dual Core, Video AMD Mobility Radeon HD 6310 com tela de 11.6" e  Resolução nativa de 1366 x 768 - Real Wide Screen 16:9.

Instalei nele o Xubuntu (Ubuntu XFCE) mas descobri que não há drivers de video atualizados para este adaptador de video, então minha resolução ficou em 1024x768 com aspecto achatado. Entendeu ?

Estou tentando resolver ainda, mas não é culpa do Linux, e sim do fabricante SONY que não disponibiliza mais drivers atuais compatíveis com Ubuntu 18.04 .

6 - Como faço a migração do meu desktop Windows para Linux então ?

Vai precisar pesquisar muito na internet para ver o que te agrada mais, mas de antemão já digo que deve escolher o Linux Mint como seu desktop se nunca usou Linux antes.

Linux Mint já vem com muitos programas de nosso cotidiano instalados, desta forma você nem notará muita diferença entre Windows e Linux.

Com o Linux Mint você terá uma experiência bem facilitada para utilizar os softwares mais comuns, que são as suítes de escritório, navegação na internet, ouvir música, etc...







7 - Como saber se o hardware que possuo é adequado ?

Você pode experimentar o Linux pelo Live CD/DVD/Pendrive sem instalar nada nem apagar seu Windows.

O live cd/dvd/pendrive não altera nem apaga nada, é um modo de você testar o sistema Linux sem instalar e ver se todo o hardware funciona bem.

Só não espere muita velocidade pois você está utilizando um sistema operacional direto de um cd/dvd ou pendrive de boot.

Se você decidir instalar o sistema mas não tiver experiência na instalação do Linux, chame um técnico de sua confiança pra te ajudar, ou leia muito e faça a instalação por sua conta e risco.

Terá de entender um pouco (bastante) de particionamento MBR ou GPT, se sua Bios é UEFI...

Aqui tem um artigo sobre partições MBR e GPT !

Mas como você é um usuário avançado ou técnico, você não terá nenhum problema com o particionamento ou a formatação dos sistemas, não é ?

8 - Como saber se minha impressora é compatível  ?

Vou te falar o seguinte: na maioria das vezes que instalei Linux que tinham impressoras das marcas mais comuns no mercado conectadas a eles, todas funcionaram !

Porém, algumas delas com scanner deram um certo trabalho, nada que não desse jeito.

O ideal é que você faça uma busca pelo site do fabricante para ver se há drivers proprietários do fabricante para Linux, e na maioria das vezes há drivers proprietários para Linux.

👌Conclusão:

Espero que você tenha lido o artigo todo, observando e entendendo tudo para não ter problemas insolúveis usando o Linux, tire suas conclusões. Ah, não se esqueça de ler a segunda parte deste artigo !

💌Cadastre-se para receber nossos artigos sobre TI !

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais, porém, se você precisa de suporte técnico personalizado para sua empresa, fala com a gente.

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !