Textual description of firstImageUrl

Dicas sobre Hardware para Técnicos e Entusiastas

Dicas de hardware preciosas para técnicos e entusiastas - eu queria que alguém me dissesse isso quando comecei.


Eu ainda recorro a manuais quando estou montando algum computador novo, consertando ou até atualizando dispositivos. Eu acredito que o manual enviado pelo fabricante ainda possui (possuía) muitas informações importantes, mas hoje em dia isto ficou muito básico. Eu separei neste artigo uma sequência de dicas sobre hardware (bips e fontes) relacionados a Computadores Desktops (PC´s) e também sobre Laptops ou Notebooks.

dicas-hardware-para-tecnicos

Vamos a as dicas?

SOBRE OS BIPS da PLACA MÃE - COMO IDENTIFICAR E DIAGNOSTICAR:
Você sabe o que significam os sons que o seu computador faz quando liga? Eles são chamados de bips e são uma forma do BIOS/UEFI da placa mãe se comunicar com você. O BIOS/UEFI é um programa que controla o funcionamento do seu computador e pode emitir bips diferentes para indicar problemas ou situações, estes bips ajudam no diagnóstico de problemas e possíveis soluções, é claro que você precisa ter um alto falante (speaker) pequeno conectado ao audio da placa mãe diretamente, eu sempre tenho um speaker comigo.

Os bips podem variar de acordo com o tipo e a marca do BIOS e da placa mãe, então é importante consultar o manual da sua placa mãe (quando há) para saber o que eles querem dizer. Mas aqui vai uma dica geral de como interpretar os bips mais comuns se você não tem um manual com estas informações.

placa-mae-asus
Acima exemplo de uma placa mãe ASUS, repare o conector para o SPEAKER em vermelho.

um bip curto quando ligar o seu computador
Se tudo estiver funcionando bem, você vai ouvir um bip curto quando ligar o seu computador. Isso significa que o BIOS fez o teste de inicialização com sucesso. Se você não ouvir esse bip, verifique se o alto-falante está conectado corretamente na placa mãe.

um bip longo
Se você ouvir um bip longo, pode ser que haja um problema com a memória RAM ou com o circuito de atualização da placa mãe. Tente remover os módulos de memória, limpar os contatos com uma borracha e recolocá-los com cuidado.

um bip longo seguido de dois ou três bips curtos
Se você ouvir um bip longo seguido de dois ou três bips curtos, pode ser que haja um problema com a placa de vídeo ou com o seu BIOS. Tente remover a placa de vídeo, limpar os contatos com uma borracha e recolocá-la em outro slot.

Dois bips curtos: Problema grave: O computador não conseguiu ligar
Isso significa que algum componente importante está com defeito e o BIOS não sabe qual é. Normalmente, o problema está na placa mãe ou na memória RAM.

Dois Bips longos: Erro de paridade na memória
Quando o computador faz o teste inicial, ele encontrou um erro na memória RAM. Isso pode ser causado pelos módulos de memória ou pelos circuitos de paridade. Para saber qual é o problema, você pode testar com outras memórias. Se você estiver usando memórias sem o bit de paridade, você deve desligar a opção “Parity Check” no Setup - ok, isto aqui é muito antigo talvez não encontremos mais esta opção ."

Três Bips longos: Problema nos primeiros acessos a memória RAM
Isso significa que há um erro grave nos primeiros acessos da memória RAM. Pode ser um defeito nas memórias, na placa mãe ou um mal contato o que é muito comum. Uma dica é tirar os módulos de memória, limpar seus contatos com uma borracha e recoloca-los com cuidado.

4 Bips Longos: Timer defeituoso
O Timer 1 não funciona ou não reconhece a memória RAM. A causa pode ser a placa mãe (mais provável) ou os módulos de memória - teste com outros.

5 Bips: Problema no processador
O processador está avariado, ou mal instalado. Verifique se o processador está bem encaixado, e se não deixou de abaixar a alavanca do soquete - isto é bem típico.

7 Bips: Exceção do processador (interrupt error)
O processador causou uma interrupção de exceção, que indica um funcionamento anormal. Isso pode ocorrer quando o over clock do processador não é bem feito ou se o processador não está ajustado corretamente junto a placa mãe lá no BIOS. Se o problema persistir, tente reduzir a velocidade de operação do processador. Se não resolver, pense em trocar o processador.

8 Bips: Problema na memória da placa de vídeo
A placa de vídeo pode estar com mau contato ou defeito. Tente tirar a placa, limpar os contatos com borracha e recolocar no lugar. Se não funcionar, talvez a placa esteja estragada.

9 Bips: Problema na memória ROM
A memória Flash que guarda o BIOS pode estar danificada. Isso pode acontecer por um dano físico, uma atualização mal feita do BIOS ou um vírus.

10 Bips: Falha no registro de desligamento do CMOS
O CMOS enviou um registro de desligamento com erro. Isso indica um defeito no chip do CMOS.  Nesse caso, a única solução é trocar a placa mãe.

11 Bips: Problemas com a memória cache
A memória cache apresentou um erro. O BIOS pode iniciar o sistema sem ela, mas isso reduz muito o desempenho. Uma dica é entrar no Setup e aumentar os tempos de espera do cache. Às vezes isso resolve o problema - só testando pra saber.

Há outros casos de BIOS que eu apenas anotei com o passar do tempo pois não se enquadram nos parágrafos acima, como anotei ao longo do tempo pode ser que alguns deles não estejam mais valendo.

Nenhum bip quando ligar o computador
Se você não ouvir nenhum bip quando ligar o computador e o mesmo iniciar normal, tudo ok, mas se não acontecer pode ser que a placa mãe ou a fonte de alimentação estejam com defeito. Verifique se tudo está conectado direitinho e troque o que for preciso. Se não resolver, a placa mãe pode estar queimada.

Um bip curto
Um bip curto significa que tem algum problema com a Memória RAM, o Timer ou o controlador. Nesse caso, a melhor coisa é trocar..

Dois ou três bips curtos 
Dois ou três bips curtos indicam que a memória está ruim. Se aparecer alguma mensagem de erro na tela, leia com atenção. Veja se os chips de memória estão bem encaixados ou troque-os por novos.

Quatro bips curtos
Quatro bips curtos querem dizer que o Timer (relógio) do sistema está com defeito. A solução é a mesma: trocar a placa mãe.

Cinco bips curtos
Cinco bips curtos são sinal de que o processador está com problema. Você pode tentar trocar o processador por outro compatível.

Seis bips curtos 
Seis bips curtos mostram que o teclado está com defeito. Troque o teclado por outro e veja se funciona. Se não funcionar, pode ser que o chip do teclado esteja ruim. Nesse caso, você pode tentar trocar o chip ou a placa mãe.

Sete bips curtos
Sete bips curtos também indicam problema no processador. Você pode tentar as mesmas soluções dos casos anteriores.

Oito bips curtos
Oito bips curtos revelam que a placa de vídeo está com algum problema. Verifique se ela está bem fixada no slot e teste outra placa de vídeo. Se não der certo, pode ser que a placa mãe esteja danificada.

Nove bips curtos 
Nove bips curtos significam que a ROM da BIOS está corrompida. Você pode tentar trocar a ROM da BIOS por outra igual se conseguir. Talvez você precise trocar a placa mãe inteira.

Dez bips curtos
Dez bips curtos mostram que o CMOS está com problema. Efetuar um reset no CMOS é a solução mais fácil, mas se isto não resolver, a solução é trocar a placa mãe.

Onze bips curtos
Onze bips curtos informam que a memória cache L2 está com defeito. O computador desligou essa memória para evitar mais problemas (vai ficar sem ela). Você pode tentar trocar a memória cache L2 por outra igual. Se não funcionar, talvez seja preciso trocar a placa mãe.

Um bip longo e três bips curtos
Um bip longo e três bips curtos indicam que a memória RAM falhou em algum acesso aleatório, neste caso você pode tentar trocar a memória RAM por outra igual. Se não funcionar, talvez seja preciso trocar a placa mãe.

Um bip longo e oito bips curtos
Um bip longo e oito bips curtos indicam que o monitor ou a placa de vídeo estão com problema. Você pode tentar trocar o monitor ou a placa de vídeo por outros iguais.

Bips: Um longo, dois curtos ou um longo e três curtos
Erro na GPU ou na memória da mesma, teste com outra se puder.

Bips Contínuos
Geralmente é causado por um problema de memória ram, mas indica em alguns casos problemas de GPU. Teste com outras.

Espere, este artigo não terminou, ele é grande e será útil a todos nós técnicos e entusiastas. Vamos falar sobre a Fonte de Alimentação do PC daqui em diante, vai ser rápido.


Conectores-de-alimentacao-12V ATX

COMO INDENTIFICAR E DIGANOSTICAR PROBLEMAS COM FONTES DE PC?

Você já se perguntou por que as fontes de alimentação do seu PC têm diferentes tensões? Geralmente possuem: + 12V, + 5V e + 3.3V que são as principais voltagens que alimentam os componentes do seu computador. Daqui em diante e de forma resumida vou tentar explicar sem muito jargão técnico para que serve cada uma destas voltagens e quais dispositivos usam cada uma.

Indo direto ao ponto.

+12V:
Os componentes de hardware do PC usam diferentes tensões para funcionar. O processador, a placa gráfica, os ventiladores e algumas placas de expansão PCIe precisam de +12V, que é a tensão principal da placa-mãe.

+5V:
Porém, a placa-mãe tem seus próprios VRMs para regular essa tensão. Os discos rígidos mecânicos, as unidades ópticas, algumas placas de expansão PCIe e USB usam +5V. Essa é a mesma tensão das portas USB e dos periféricos que se conectam a elas.

+3.3V:
A memória RAM e os SSDs no formato M.2 usam +3.3V, que também é fornecida pelos soquetes PCIe.

Conclusão:
Ficou entendido acima que os componentes eletrônicos precisam de diferentes níveis de tensão para funcionar, e com o avanço da tecnologia, os transistores nos chips ficaram menores precisando de menos tensão. Isso também ajudou a aumentar a quantidade de transistores nos processadores. Para adaptar a tensão de acordo com a necessidade de cada componente, as placas mãe usam reguladores de tensão. Eles ajustam a tensão e a corrente que chegam ao processador. Os processadores modernos podem consumir até 100A a 2V ou menos, então é melhor usar um regulador que opere em uma tensão mais baixa do que converter do barramento de + 12V entende? Por isso é comum encontrar os conectores auxiliares na placa mãe.

Queria agradecer a todos que tem contribuído com o BLOG pois ajuda a manter e valoriza o trabalho.

Queria agradecer especialmente a Jenivagno C. S. de MT/PA especialmente pela contribuição (R$ 50,00) efetuada em 22 de outubro de 2023 às 18:18h - Muito obrigado!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !