Textual description of firstImageUrl

GPU RTX3050 - Opinião sincera!


Minha opinião sincera sobre a RTX3050 após 30 dias de uso contínuo.


Hoje eu vim aqui falar sobre a atualização/upgrade de minha valente guerreira e boa GPU GTX 750ti para uma Geforce RTX 3050 de 8GB. Vou mostrar a vocês como essa mudança beneficiou significativamente as tarefas de edição de vídeo e foto que eu faço em meu PC, além de jogos é claro!

gpu-rtx3050-opiniao-sincera.

Como vocês já sabem, a GPU RTX 3050 é uma placa de vídeo da NVIDIA que foi lançada em janeiro de 2022, portanto é bem recente. Ela faz parte da série 30, que usa a arquitetura "Ampere" oferecendo suporte às tecnologias de Ray Tracing e DLSS.

Ray Tracing é uma técnica que simula o comportamento da luz no mundo real, criando efeitos de reflexão, sombra e iluminação mais realistas e imersivos nos games.

Tecnologia Deep Learning Super Sampling (DLSS) | NVIDIA, é um método de inteligência artificial que aumenta a resolução e a qualidade das imagens nos games, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho, e isso é mesmo incrível.

Especificações Técnicas:
  • A GeForce RTX 3050 possui 2304 núcleos CUDA, Base Clock de 1,55 GHz e Clock Boost de 1,78 GHz
  • Faz até 4K HDR de 12 bits a 240Hz com DP 1.4a + DSC. Até 8K HDR de 12 bits a 60Hz com DP 1.4a + DSC ou HDMI 2.1 + DSC. Até 8K HDR a 120Hz com dois DP 1.4a + DSC.
  • Dependendo da configuração do sistema, é possível que funcione em computadores menos potentes.
  • DisplayPort 1.4a
  • Veja aqui as especificações completas no site do fabricante.

nvidia-rtx3050-ray-tracing

A RTX 3050 tem 9 Shader-TFLOPS, 18 RT-TFLOPS, 73 Tensor-TFLOPS e 8 GB de memória G6. Ela tem um consumo de energia de 130W e requer um conector de 8 pinos, então ela funciona com uma fonte de 500Watts tranquilo - é a que eu tenho aqui comigo. Ela tem uma velocidade de clock base de 1550 MHz e pode chegar a 1780 MHz em modo boost. Ela tem um desempenho computacional de 9.1 Teraflops.


A RTX 3050 é uma placa de vídeo voltada também para gamers que querem jogar em resolução Full HD (1080p) com Ray Tracing e DLSS ativados mas que não podem ou não querem gastar muito como eu.

nvidia-rtx3050-dlss

A RTX 3050 é capaz de rodar alguns dos games mais atuais, mas é claro que nem sempre com a taxa de quadros máxima ou ideal para se jogar confortavelmente sem engasgos. Por exemplo: em Minecraft, que usa Ray Tracing, a RTX 3050 consegue uma média de 52 FPS com Ray Tracing e DLSS, contra 86 FPS sem eles, já em CS2 eu tive uma surpresa muito boa jogando no High em 1080p, dá pra jogar tranquilo aqui com um i5 11400f, meus amigos também acharam isso, e olha que eles têm GPUs superiores a minha 3050.

Há vários vídeos no youtube que demonstram a RTX 3050 em Heavy Use, assistam que vale a pena assistir!

Entendam que a GPU RTX 3050 é uma placa de vídeo que oferece uma boa experiência com Ray Tracing e DLSS em resolução Full HD, mas fica claro até pelo preço, que não é a mais indicada para quem busca o máximo de desempenho e qualidade gráfica nos jogos atuais.

Eu acho que é uma opção mais acessível e econômica para quem quer aproveitar as novas tecnologias da NVIDIA, mas sem gastar muito - a mim atendeu perfeitamente e de sobra. Ela também é uma boa placa para quem usa aplicações de criação como alguns programas de edição de fotos e vídeos que se beneficiam do Ray Tracing e do DLSS, como o Unity e o Blender. Vejam mais abaixo.

confira-rtx-nos-games-atuais

Sobre o Desempenho em Edição de Vídeo

Esta GPU Ventus 2x XS Geforce RTX 3050 é uma GPU que se destaca na edição de vídeo. Ela é equipada com 2304 núcleos CUDA, uma frequência de clock base de 1,55 GHz e 8 GB da mais recente memória GDDR6. Essas especificações me permitiram um desempenho excelente durante a edição de vídeos muito superior ao da GTX 750ti, a diferença foi enorme.

A RTX 3050 suporta a tecnologia DLSS (Deep Learning Super Sampling) da NVIDIA, que usa os núcleos tensor da 3050 para aumentar as resoluções, isto tudo mantendo altas taxas de quadros e sem perder a qualidade da imagem final. Pra mim isto foi deveras especial para a pré-visualização em tempo real durante minhas edições de vídeo, permitindo que eu veja meu trabalho em alta resolução sem atrasos e antes da renderização final. Espetacular isso.

games-rtx-em-destaque

Sobre o Desempenho em Edição de Fotos

Bem quando se trata de edição de fotos, a Geforce RTX 3050 também supera muito a GTX 750ti. A RTX 3050 tem uma largura de banda de memória de 32GB/s maior que a GTX 750ti, o que significa que ela pode processar imagens de alta resolução mais rapidamente com renderização de efeitos em tempo real.

Além disso, a RTX 3050 tem 1152 unidades de sombreamento a mais que a GTX 750ti. As unidades de sombreamento são essenciais para renderizar efeitos de luz e sombra em suas imagens, portanto, ter mais delas me ajudou a conseguir imagens mais realistas e de maior qualidade ao final de meu processo de edição.

Conclusão

Resumindo isto tudo, este upgrade da GTX 750ti para a Ventus 2x XS Geforce RTX 3050 me ofereceu melhorias significativas tanto na edição de vídeo quanto na edição de fotos, além dos Games é claro. Com a RTX 3050, você pode esperar um desempenho mais rápido e mais fluido, imagens de maior qualidade e uma experiência de edição mais suave. Eu acho que se você está procurando melhorar suas habilidades de edição de vídeo e foto, além de jogos, a RTX 3050 é um investimento/atualização que vale a pena considerar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !