Textual description of firstImageUrl

Segurança corporativa e estratégica


A segurança das informações dentro de empresas deveria ser mais politizada, reforçada, e também não deveria ficar nas mãos de qualquer pessoa, ou vai lhe custar muito caro.


Um dos maiores problemas que assolam as pessoas (empresários) nos dias atuais é a segurança de dados nas empresas, pois não há nenhum manual ou modelo que se aplique a todas as empresas.

Segurança-corporativa-e-estratégica

Na verdade isso exige um pouco mais de conhecimento e atenção ao negócio, prestando atenção as possíveis formas de vazamento de informações e fatores de ataque que podem ocorrer e afetar os sistemas de informações.

O que pode ser feito para amenizar a situação ?

Sozinho sem um consultor que lhe oriente a conseguir este tipo de implantação e monitoramento, fica difícil ou até mesmo impossível de realizar esta implementação.

Continue lendo e entenda...

Tenha boas maneiras, mas também ensine boas maneiras:

Em uma empresa nós temos pessoas diferentes com pensamentos diferentes e formações diferentes, os usuários precisam ser educados tecnologicamente para ajudar no processo de segurança como um todo.

Usar sua equipe de colaboradores e funcionários como aliados na luta contra o cibercrime é uma excelente idéia. Faça pequenos treinamentos internos de 30 a 45 minutos com um consultor de TI para que este informe as ameaças atuais, como elas estão ocorrendo, como evitar, e como isso impacta no negócio como um todo.

Conhecimento e controle ainda são diferenciais:

Embora ainda seja difícil encontrar gente qualificada e com experiência neste ramo de segurança de informações, se você procurar bem, você ainda consegue encontrar alguém que te ajude a implementar uma política segura na empresa.
suporte-tecnico-personalizado
Apenas tenha em mente que é importante procurar um consultor técnico que tenha experiência profissional suficiente em políticas de segurança de informações, e que o mundo da Tecnologia da Informação (TI) evolui muito rápido, por isso este consultor deve ser alguém que se atualize sempre.

Trabalhar externamente por VPN ou algum acesso remoto:

É normal que as empresas permitam que seus funcionários e colaboradores possam acessar os sistemas da empresa estando em suas casas ou durante uma viagem. A internet fornece isso.

Só que precisamos atentar para um detalhe: toda essa facilidade também propicia uma potencial abertura da rede de sua empresa a várias atividades maliciosas como, credenciais furtadas, conexões Wi-Fi que são inseguras, e até contas de redes sociais comprometidas. Isto tudo pode pôr em em risco toda a segurança da empresa.

Seja um visionário prevendo situações antes que aconteçam:

Eu também sou um técnico de computadores, e posso te dizer com certeza que proteger hardware e software dentro de empresas é uma tarefa permanente, nunca acaba. Monitorar a forma como os dados trafegam, entram, saem e se movem dentro de uma empresa poderá lhe indicar algumas áreas que provavelmente precisam ser protegidas.

A segurança por meio de múltiplas camadas de firewall é um dever para cada link e servidores de sua rede. Não esqueça de criar, mesmo que simples, um documento contendo procedimentos e/ou configurações deste hardware e software, eu uso o Microsoft OneNote pra isso tudo, está sempre comigo.

seguranca-multiplas-camadas

Atenção, informação é o seu bem mais valioso:

Hoje se fala muito em Cloud Computing ou Computação em Nuvem. Isso tudo porque virtualizar se tornou algo muito simples de implantar e rápido. Porém, se você prefere ter seus servidores dentro de sua própria empresa, garanta que estes servidores estejam usando sistemas operacionais atualizados e bem configurados. Novamente, digo que este monitoramento tem de ser diário.

Não adianta chorar depois se não houver backup de tudo:

Há varios tipos de vírus e trojans atualmente, mas o que tem causado estrago por aí é um tal de Ransomware, que é um dos tipos de malware mais destrutivos que se tem notícia. Por isso se torna primordial um plano de backup de forma periódica. Ah, não esqueça de manter uma cópia do backup fora da empresa, em outro local.

Conclusão:

Você pode até pensar: eu não tenho dinheiro para isto tudo. Além do mais um profissional deste nível é muito caro. Até pode ser em alguns casos. Você também pode economizar dinheiro não fazendo nada, mas será uma questão de tempo até que essa decisão custe muito mais caro do que você acha que economizou. Fale com a gente, temos soluções que servem pra você !


Se você gostou do artigo, então comente, curta e compartilhe por favor !

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !