Textual description of firstImageUrl

Computação em Nuvem vs Servidores Dedicados

Guia definitivo - Os prós e contras da computação em nuvem vs servidores dedicados totalmente dentro de sua empresa.


As vezes nos questionam se vale a pena investir tudo na nuvem ou ainda manter sua própria infraestrutura com servidores dedicados dentro da empresa.
   
computacao-nuvem-vs-servidores-dedicados
 
Isso me fez lembrar do Steve Jobs que disse em 1997: "Eu não preciso de um disco rígido no meu computador se posso acessar um no servidor..." Naquela época, Steve Jobs imaginou a computação em nuvem antes dela se tornar uma realidade.

Para Jobs, isso seria o futuro da computação, dos servidores e das redes de computadores, pois nos daria menos problemas de hardware, menos tempo de manutenção, e muito mais acessibilidade com velocidades mais rápidas. Perfeito não é ?

Lamento, mas não é bem assim que a coisa aconteceu.

Em minha humilde opinião, eu acho que só porque algumas pessoas idolatram a computação em nuvem, isso não significa que a nuvem é melhor para todos os tipos de negócios.

Datacenter vs Armazenamento de Dados na Nuvem!

Prós e Contras dos Servidores Dedicados:

Possuir servidores dedicados significa que todos os dados de uma empresa e também todos os dados de seus usuários são hospedados, digo armazenados em computadores locais que pertencem a empresa.

datacenter-local-na-empresa
Datacenter local na empresa

Segurança ou Cibersegurança:

Em minha humilde opinião, um dos maiores benefícios de ter seus próprios servidores dedicados é a segurança de seus dados caso aja uma brecha de segurança em algum sistema ou conexão a internet.

Com servidores dedicados a sua rede é muito menos vulnerável a ataques cibernéticos. É claro que seu firewall e proteção contra malware devem ser configurados e monitorados corretamente, senão nada feito !

As únicas ameaças que podem resultar de danos são através de usuários internos e perigos físicos, como inundações, incêndios ou furtos, neste caso a segurança de informações é uma prioridade !

Controle pleno:

Configurar servidores dedicados permitem uma personalização completa dos mesmos, pois fornecem níveis muito mais profundos de controle para implementar uma solução com necessidades amplas e crescente.

Nós sempre recomendamos servidores próprios para empresas mais complexas ou que também possuam várias filiais.

Confiabilidade de links:

Este é um problema clássico, todos nós já experimentamos uma internet lenta e sobrecarregada. Isso acontece quando muitos usuários estão conectados ao mesmo tempo utilizando a largura de banda da conexão. Neste caso temos algumas desvantagens no cloud computing.

internet-lenta-sobrecarregada

Manter um servidor dedicado localmente com seus sistemas internos pode solucionar seu problema com largura de banda imediatamente.

Obviamente que para manter um sistema dedicado com alto desempenho, é necessário suporte e manutenção de hardware e software, e isto algumas vezes pode ser mais caro do que simplesmente evoluir para a nuvem. Cada caso é um caso.

Contras de possuir seus próprios servidores dedicados:

Sabe-se que para termos um servidor dedicado, também é necessário um hardware robusto, software personalizado e suporte técnico personalizado para manter o sistema estável.

O custo inicial para tudo isso pode pesar um pouco no bolso (ou não). Um ponto a se considerar na aquisição de serviços de computação em nuvem ou servidores dedicados para sua empresa é: qual seria o menor custo a longo prazo para se manter tudo ?

Uma rede com servidores dedicados custará mais no início devido a instalações físicas e lógicas, porém um sistema baseado em nuvem vem com uma estrutura mensal de aluguel aparentemente baixa, mas conforme você agrega serviços ou usa os megabytes da estrutura, este preço cresce em demasiado.

Risco de acidentes que causem danos no local:

A única desvantagem que vemos de ter uma base com servidores dedicados dentro da empresa é o risco de um desastre interno ou uma ocorrência que danifique ou ameace a segurança física de seus dados.

Temos de pensar também no risco de incêndio, inundação, e outros desastres físicos, mas sempre podemos mitigar estes problemas com um plano de backup estruturado e seguro !

datancente-inundado-desastre

Se você optar pela computação em nuvem só porque os dados são armazenados fora da sua empresa, acho que você ainda não avaliou a coisa como um todo.

Nós achamos que um dos principais benefícios do uso da computação em nuvem é o poder de sua escalabilidade.

A computação em nuvem permite que o seu negócio reduza custos com requisitos de TI, pois permite que você aumente recursos existentes para acomodar necessidades ou mudanças comerciais mais importantes.

Isso permitirá suportar o crescimento do seu negócio sem mudanças drásticas em seus sistemas existentes. Como disse antes, cada caso é um caso !

Solução alternativa:

Uma solução alternativa para mitigar riscos de danos locais a servidores dedicados é virtualizar um servidor, tanto com VirtualBox, Hyper-V ou com VmWare, desta forma você tem sua própria nuvem local onde uma imagem de seus dados são armazenados praticamente em várias máquinas.


Receios com computação em nuvem:

A computação em nuvem sujeita seus usuários a dois riscos graves: brechas de dados em larga escala e a volatilidade da Internet. Violações de dados em larga escala são ataques de hackers que consguem obter acesso a dados de uma nuvem.

As violações de dados são as principais ameaças da segurança da computação em nuvem. Se por exemplo um banco de dados não for projetado perfeitamente, uma única falha poderá expor dados de usuários. Neste caso, a criptografia ajuda a fornecer uma camada de segurança extra onde a conexão é codificada individualmente.

Conclusão:

Eu acho que alguns de vocês podem discordar do artigo, porém não existe uma resposta perfeita e correta quando se trata de computação em nuvem vs servidores dedicados localmente. Eu mesmo tenho visto o quanto a computação em nuvem está avançando. Porém muitas vezes termos um mesclado entre computação em nuvem e servidores dedicados pode ser uma boa opção. O que vocês acham ?

Ajude o blog com um PIX de R$1,00 ou R$2,00 para contato@gestortecnico.net

O Gestor Técnico fornece acesso gratuito a todos os seus artigos, acreditamos que nós fornecemos valor ao leitor criando conteúdo especializado para profissionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Por favor, evite palavras de baixo calão, ou qualquer tipo de ofensas. Seja construtivo ao comentar !

Este conteúdo foi recomendado especialmente para você !